Questões de Concursos Vigilante Penitenciário

Resolva Questões de Concursos Vigilante Penitenciário Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57285.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2014
  • Atualmente, a população carcerária do maior presídio do Estado de Goiás, a Penitenciária Odenir Guimarães (antigo CEPAIGO) é de 1708 (um mil setecentos e oito) presos. Considerando que a mesma possui 5 (cinco) equipes de servidores prisionais plantonistas e que cada equipe possui 14 (quatorze) agentes, podemos dizer que proporcionalmente existe em cada plantão 1 (um) plantonista para cada:
  • 2 - Questão 57312.   Conhecimentos Específicos - Legislação Penal Especial - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2015
  • A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade. De acordo com a Lei de Execução Penal, assinale a alternativa FALSA.
  • 3 - Questão 57299.   Direito Penal - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2014
  • De acordo com a Lei de Execução Penal (Lei nº. 7.210/84), incumbe à Defensoria Pública requerer a detração e a remição da pena. A respeito desses dois institutos é correto afirmar:
  • 4 - Questão 57322.   Direito Penal - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2015
  • “Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo” é um crime que está previsto no Código Penal desde a vigência da Lei N.º 11.466, de 28 de março de 2007:
  • 5 - Questão 57316.   Conhecimentos Específicos - Legislação Penal Especial - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2015
  • Somente se admitirá o recolhimento do beneficiário de regime aberto em residência particular quando se tratar de

    I. condenado maior de 70 (setenta) anos;
    II. condenado acometido de doença grave;
    III. condenada com filho menor ou deficiente físico ou mental;
    IV. condenada gestante;
    V. apresentar, pelos seus antecedentes ou pelo resultado dos exames a que foi submetido, fundados indícios de que irá ajustar-se, com autodisciplina e senso de responsabilidade, ao novo regime;

    Está CORRETO apenas o que se afirma em:
  • 6 - Questão 57287.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2014
  • Um dos objetivos da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (SAPeJUS) para 2014 é equipar todas as unidades prisionais do Estado, administradas por ela, com bibliotecas para, dentre outras coisas, promover condições para o preso remir sua pena pelo estudo. Considerando que atualmente a SAPeJUS administra 90 (noventa) unidades prisionais e que para uma biblioteca completa são necessários pelo menos 500 (quinhentos) livros, para alcançar esta meta será necessário arrecadar um total de, no mínimo:
  • 7 - Questão 57286.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2014
  • A população carcerária total do Estado de Goiás é de 14.200 (quatorze mil e duzentos) presos atualmente. Considerando que esta população cresce em média 10% ao ano, em 2016 esta população será de:
  • 9 - Questão 57304.   Direitos Humanos - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2015
  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de Dezembro de 1948. Dessa forma, considera
  • 10 - Questão 57278.   Português - Nível Médio - Vigilante Penitenciário - SEAP GO - 2014
  • A Idade e o Crime

    As pesquisas têm indicado que a maioria deseja que a idade da responsabilidade penal seja diminuída. Trata-se da idade a partir da qual uma pessoa deve cumprir uma pena criminal pelo delito praticado. Desde 1921, esta idade, no Brasil, é de 18 anos. Da mesma forma, há uma tendência para a instituição da pena de morte. Isto significa que a população está acuada pela criminalidade que a impunidade está na sua base, inclina-se para uma solução que lhe parece mais adequada.
    Ora, todos os que estudaram Direito aprenderam de seus professores que a pena criminal tem três finalidades: ela é intimidativa, pois a prisão de um criminoso dissuade outro; a segunda finalidade é o efeito recuperativo, tende a reeducar aquele que errou; a terceira reside no castigo, na retribuição, no pagamento do mal com o mal (...).

    Viana, Gonçalves. Compreensão e Produção de Textos de Luiz Marques de Souza e Sérgio Waldeck de Carvalho, Vozes, p. 118 -119.

    Em relação ao texto descrito, marque a proposição CORRETA.