Questões de Secretariado para Concursos

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  • 1 - Questão 47047 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • A base para qualquer atendimento é a comunicação. Entre elas, a comunicação não-verbal que também é conhecida como linguagem corporal.
    É aquela que se dá sem o uso de palavras e sim com gestos, sinais ou imagens, por exemplo. Sobre comunicação não verbal, assinale V para verdadeira e F para falsa.
     
    ( ) Falar expressões como “com licença" e “por favor" são exemplos de comunicação não verbal;
    ( ) Quando não focamos o olhar, indica que podemos não estar muito a fim da conversa, ou não estamos confortáveis com o tema, ou ainda mentindo. Depende do contexto. Esse é um exemplo de comunicação não verbal;
    ( ) Movimentos da cabeça: tendem a reforçar e sincronizar a emissão de mensagens;
    ( ) O sorriso é um dos exemplos de comunicação não verbal.

    De cima para baixo, a sequência correta é:
  • 2 - Questão 47046 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Entre as características que devem fazer parte do perfil de um(a) Recepcionista, podem-se destacar três: ponderação, empatia e discrição. Identifique a definição correta enumerando a coluna com a opção correspondente.
     
    1. Ponderação;
    2. Empatia;
    3. Discrição.
     
    ( ) Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias;
    ( ) Reservado nas palavras ou comportamentos; Que se expressa ou se comporta de maneira reservada;
    ( ) Característica da pessoa que se comporta com reflexão; Em que há meditação; Atributo de quem possui bom senso; Com prudência e/ou tino.

    De cima para baixo, a sequência correta é:
  • 3 - Questão 47045 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Devido as necessidades da organização ou empresa, o arquivo faz parte da rotina do(a) Recepcionista. Sobre arquivo, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para a as verdadeiras e (F) para as falsas:
     
    ( ) A função básica do arquivo é proporcionar informação precisa e rápida ao usuário; Para isso, a organização e cuidados no armazenamento são medidas indispensáveis;
    ( ) Arquivar é um ato do presente com visão no futuro, pois posteriormente os documentos retidos e armazenados poderão ser necessários para futuras consultas;
    ( ) É um aliado à organização e monitoramento dos documentos de uma empresa, traz como benefícios, por exemplo, a adequada organização física, descarte de documentos não mais necessários e preservação de documentos. Podem ser classificados como corrente, intermediária e permanente;
    ( ) Os tipos de arquivo podem ser classificados em três: 1ª idade , 2ª idade e 3ª idade.

    A sequência correta é:
  • 4 - Questão 47044 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Entre as atividades a serem executadas pelo(a) Recepcionista, identifique a opção incorreta:
  • 5 - Questão 47043 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • O modo como falar no atendimento, entonação da voz, tem a capacidade de permitir a revelação de sentimentos, assim como o olhar. Independentemente de o atendimento ser realizado pessoalmente ou por telefone é através da voz que será realizado. Falar é uma ação cotidiana e requer cuidados assim como outros aspectos.
    O atendimento deve ser realizado de forma objetiva e com informações claras.
    Tratando-se de atendimento, marque (V) paras as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
     
    ( ) O atendimento tem o papel de identificar necessidades e solucioná-las. Pode ser considerado como primeiro passo, no atendimento telefônico, evitar que o telefone toque diversas vezes antes da ligação ser atendida;
    ( ) Fluência verbal, linguagem culta e boa dicção são indispensáveis;
    ( ) Diante da necessidade de transferir uma ligação, é correto entrar em contato para adiantar o assunto e em seguida concluir transferência;
    ( ) Interromper o atendimento telefônico quando a outra linha estiver tocando;
    ( ) Sorriso na voz, mas de forma não exagerada;
    ( ) Identificar-se em todas as ligações;
    ( ) Ouvir atentamente a solicitação evitando descontinuidade.

    A sequência correta é:
  • 6 - Questão 47042 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • O(A) Recepcionista tem como função primordial o atendimento ao público, independentemente de serem eles visitantes ou clientes sendo através do atendimento telefônico ou pessoal. Mesmo diante de treinamentos e instruções, haverá momentos onde solicitações não poderão ser atendidas, como um visitante que na recepção demonstra sua insatisfação sobre o atendimento de outro setor.
    Diante de situações dessa natureza, pode-se dizer que:
  • 7 - Questão 47041 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Analise as duas afirmativas abaixo e responda:
     
    I. Refere-se à relação com o próximo através de comportamentos e atitudes que interferem no convívio. Julgada indispensável no contexto organizacional. Trata-se de um processo de interação, não sendo um processo solitário. Habilidade necessária de se relacionar com as pessoas, entender e interagir diante de humores e temperamentos dos outros;
    II. A ocorrência dessa relação se dá através de um quantitativo mínimo de pessoas;
     
    As duas afirmativas referem-se, respectivamente:
  • 8 - Questão 47040 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • O atendimento realizado na recepção tem papel fundamental na empresa por ser o contato inicial dos clientes e/ou visitantes. A realização de um atendimento eficaz e eficiente contribui para a produtividade e reflete na imagem da empresa. Entre os fatores está a linguagem a ser utilizada, seu uso correto é primordial para lidar com o público. Sobre a linguagem a ser empregada no atendimento, qual das opções está correta?
  • 9 - Questão 47039 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Sobre comunicação, qual das afirmativas traz a informação correta?
  • 10 - Questão 47038 - Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Sobre protocolo de correspondência, atividade inerente da recepção, identifique as ações que fazem parte desse processo. Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
     
    ( ) Realizar a classificação;
    ( ) De acordo com a correspondência, encaminhar ao setor responsável;
    ( ) Abrir correspondência ostensiva para identificar o conteúdo;
    ( ) Separar correspondências particulares das oficiais;
    ( ) Conferir o conteúdo das correspondências particulares e oficiais;
    ( ) Receber e em seguida conferir a correspondências.

    Ordem correta de cima para baixo é: