Questões de Secretariado para Concursos

Resolva Questões de Secretariado para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 47039.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Sobre comunicação, qual das afirmativas traz a informação correta?
  • 2 - Questão 27587.   Secretariado - Nível Superior - Secretário Administrativo - Câmara de Descalvado SP - VUNESP - 2015
  • O Programa 5S – Seire, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke surgiu no Japão logo depois da Segunda Guerra Mundial, com intuito de reorganizar o país, e é uma ferramenta que ajuda na implantação da qualidade total, que tem como objetivo principal melhorar a produtividade e ordem do seu local de trabalho.

    Na tradução para a língua portuguesa, o 5S significa, respectivamente,
  • 3 - Questão 47044.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Entre as atividades a serem executadas pelo(a) Recepcionista, identifique a opção incorreta:
  • 4 - Questão 47036.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Quando um indivíduo está em conflito com outro devido tendências contrárias, forte oposição, personalidades distintas ou interesses não compartilhados, por exemplo, estamos falando de um:
  • 5 - Questão 31410.   Secretariado - Nível Médio - Assistente Administrativo - CREMAM - QUADRIX - 2016
  • Constituem serviço postal: o recebimento, a expedição, o transporte e a entrega de objetos de correspondência, valores e encomendas, conforme definido em regulamento. Constitui serviço postal relativo a valores:

    I. remessa de dinheiro através de carta com valor declarado;
    II. remessa de ordem de pagamento por meio de vale-postal;
    III. recebimento de tributos, prestações, contribuições e obrigações pagáveis à vista, por via postal;
    IV. venda de publicações divulgando regulamentos, normas, tarifas, listas de código de endereçamento e outros assuntos referentes ao serviço postal.

    Está correto o que se afirma em:
  • 6 - Questão 47041.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Analise as duas afirmativas abaixo e responda:
     
    I. Refere-se à relação com o próximo através de comportamentos e atitudes que interferem no convívio. Julgada indispensável no contexto organizacional. Trata-se de um processo de interação, não sendo um processo solitário. Habilidade necessária de se relacionar com as pessoas, entender e interagir diante de humores e temperamentos dos outros;
    II. A ocorrência dessa relação se dá através de um quantitativo mínimo de pessoas;
     
    As duas afirmativas referem-se, respectivamente:
  • 7 - Questão 47043.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • O modo como falar no atendimento, entonação da voz, tem a capacidade de permitir a revelação de sentimentos, assim como o olhar. Independentemente de o atendimento ser realizado pessoalmente ou por telefone é através da voz que será realizado. Falar é uma ação cotidiana e requer cuidados assim como outros aspectos.
    O atendimento deve ser realizado de forma objetiva e com informações claras.
    Tratando-se de atendimento, marque (V) paras as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
     
    ( ) O atendimento tem o papel de identificar necessidades e solucioná-las. Pode ser considerado como primeiro passo, no atendimento telefônico, evitar que o telefone toque diversas vezes antes da ligação ser atendida;
    ( ) Fluência verbal, linguagem culta e boa dicção são indispensáveis;
    ( ) Diante da necessidade de transferir uma ligação, é correto entrar em contato para adiantar o assunto e em seguida concluir transferência;
    ( ) Interromper o atendimento telefônico quando a outra linha estiver tocando;
    ( ) Sorriso na voz, mas de forma não exagerada;
    ( ) Identificar-se em todas as ligações;
    ( ) Ouvir atentamente a solicitação evitando descontinuidade.

    A sequência correta é:
  • 8 - Questão 47031.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Por ser "a linha de frente" da empresa, o (a) Recepcionista deve estar atento (a) a detalhes no atendimento. Analise as afirmativas:
     
    I. É correto manter a formalidade, por mais descontraído que o cliente ou visitante seja. Evitar a utilização de gírias. Utilizar tom de voz moderado. Nunca dizer “alô" quando atender ao telefone;
    II. O atendimento deve ser realizado como um diálogo e não como um monólogo, saber ouvir é fundamental. Olhar diretamente para a pessoa que está atendendo, isso demonstra interesse no atendimento;
    III. Expressões afetuosas como “querido" ou “querida" são permitidas. Para evitar que a dicção seja prejudicada, o (a) Recepcionista deve evitar o consumo de balas ou chicletes, por exemplo;
    IV. Para facilitar o atendimento, é correto ter sempre por perto papel, lápis ou caneta para anotar recados. Em situações difíceis, como um cliente exaltado na recepção, deve-se sempre manter a postura e o equilíbrio.

    Podemos dizer que:
  • 10 - Questão 47032.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Diariamente as empresas lidam com um amplo volume de informações. Para aperfeiçoar a comunicação interna é necessário analisar o seu fluxo, entre os setores. Se o fluxo da comunicação dessas informações estiver ocorrendo de forma eficiente na empresa, o conhecimento está garantido. Segundo Ramos (1997), o fluxo de informação "é influenciado pela estrutura da organização que revela o seu circuito e as relações comunicacionais". Ramos dividiu o fluxo em três padrões: ascendente, descendente e horizontal. Analise as afirmativas.
     
    I. O fluxo de comunicação ascendente parte do subordinado para o seu superior. Tem por objetivo o fornecimento de informações inerentes a empresa e/ou proporcionar feedback aos superiores;
    II. O fluxo de comunicação descendente ou vertical é definido como a comunicação de cima para baixo. Segue do superior ao subordinado. Tem a finalidade de instruir, transmitir normas, informações institucionais, procedimentos, entre outros;
    III. O fluxo horizontal é considerado aquele onde a comunicação ocorre entre indivíduos do mesmo nível hierárquico.

    Pode-se dizer que: