Questões de Secretariado para Concursos

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  • 1 - Q47047.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • A base para qualquer atendimento é a comunicação. Entre elas, a comunicação não-verbal que também é conhecida como linguagem corporal.
    É aquela que se dá sem o uso de palavras e sim com gestos, sinais ou imagens, por exemplo. Sobre comunicação não verbal, assinale V para verdadeira e F para falsa.
     
    ( ) Falar expressões como “com licença" e “por favor" são exemplos de comunicação não verbal;
    ( ) Quando não focamos o olhar, indica que podemos não estar muito a fim da conversa, ou não estamos confortáveis com o tema, ou ainda mentindo. Depende do contexto. Esse é um exemplo de comunicação não verbal;
    ( ) Movimentos da cabeça: tendem a reforçar e sincronizar a emissão de mensagens;
    ( ) O sorriso é um dos exemplos de comunicação não verbal.

    De cima para baixo, a sequência correta é:
  • 2 - Q26674.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - CODAR - EXATUS PR - 2016
  • Do grupo de pessoas abaixo, quem NÃO tem direito a prioridade no atendimento em órgãos públicos?
  • 3 - Q47045.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Devido as necessidades da organização ou empresa, o arquivo faz parte da rotina do(a) Recepcionista. Sobre arquivo, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para a as verdadeiras e (F) para as falsas:
     
    ( ) A função básica do arquivo é proporcionar informação precisa e rápida ao usuário; Para isso, a organização e cuidados no armazenamento são medidas indispensáveis;
    ( ) Arquivar é um ato do presente com visão no futuro, pois posteriormente os documentos retidos e armazenados poderão ser necessários para futuras consultas;
    ( ) É um aliado à organização e monitoramento dos documentos de uma empresa, traz como benefícios, por exemplo, a adequada organização física, descarte de documentos não mais necessários e preservação de documentos. Podem ser classificados como corrente, intermediária e permanente;
    ( ) Os tipos de arquivo podem ser classificados em três: 1ª idade , 2ª idade e 3ª idade.

    A sequência correta é:
  • 4 - Q26676.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - CODAR - EXATUS PR - 2016
  • NÃO é uma atribuição do(a) Recepcionista:
  • 5 - Q47034.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • De acordo com as afirmativas abaixo identifique o que é comportamento ÉTICO e NÃO ÉTICO. Considere (1) como ético e (2) como não ético.
     
    1. ÉTICO;
    2. NÃO ÉTICO.
     
    ( ) Educação e respeito entre funcionários;
    ( ) Atitudes que visam criar clima desagradável com os demais funcionários;
    ( ) Difamação dos colegas de trabalhos;
    ( ) Durante o horário de trabalho, evitar conversas de assuntos pessoais.
     
    Assinale a opção correta na ordem de cima para baixo.
  • 6 - Q47025.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • A comunicação não verbal se faz presente na rotina do atendimento ao público desenvolvendo-se através da linguagem corporal. Sobre as ações a serem realizadas na empresa, analise as afirmativas e em seguida indique a opção adequada:
     
    I. Cruzar os braços durante um diálogo pode ser considerado como falta de receptividade. Ter sempre cuidado para não apontar o dedo para a pessoa que está sendo atendida, pois é considerado como falta de educação;
    II. Sentar-se corretamente mantendo as costas eretas e os ombros levemente posicionados para trás. Pois boa postura transmite imagem positiva;
    III. Procurar olhar nos olhos do outro é considerada demonstração de interesse no atendimento, pois permanecer com o olhar ao redor ou para baixo, pode ser interpretado como falta de interesse;
    IV. Independente da gravidade do assunto que está sendo tratado, o sorriso deve estar sempre presente no atendimento além do uso de gírias, que não devem ser apenas de forma esporádica;
    V. Coçar os olhos, passar a mão repetidas vezes no cabelo, gesticular em excesso são atitudes que devem ser evitadas

    Qual das opções abaixo está correta?
  • 7 - Q31409.   Secretariado - Nível Médio - Assistente Administrativo - CREMAM - QUADRIX - 2016
  • Os objetos postais pertencem ao remetente até a sua entrega a quem de direito. Analise as afirmativas a seguir.

    I. Quando a entrega não tenha sido possível em virtude de erro ou insuficiência de endereço, o objeto permanecerá à disposição do destinatário, na forma definida em regulamento.
    II. Quando nem a entrega, nem a restituição tenham sido possíveis, o objeto será inutilizado, conforme disposto em regulamento.
    III. Os impressos sem registro, cuja entrega não tenha sido possível, serão inutilizados, na forma prevista em regulamento.

    Está correto o que se afirma em:
  • 8 - Q47026.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Para promover a troca de informações entre indivíduos, a comunicação interpessoal não depende exclusivamente da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão é fator fundamental. A confirmação do entendimento da mensagem pode ser realizada através de um acompanhamento seguido de um retorno. Esse processo é chamado de:
  • 9 - Q27584.   Secretariado - Nível Superior - Secretário Administrativo - Câmara de Descalvado SP - VUNESP - 2015
  • O atual contexto organizacional exige que o Profissional de Secretariado tenha competências e habilidades para atender as demandas do mercado.

    Atualmente, o profissional de secretariado possui um poder decisório nas organizações, sendo necessário que ele tenha um perfil embasado em competências e habilidades para
  • 10 - Q47033.   Secretariado - Nível Médio - Recepcionista - ISGH - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO - 2015
  • Entre os meios de comunicação que podem ser utilizados em uma empresa está o PABX. Sobre suas características e funções, assinale as afirmativas abaixo com (V) verdadeiro e (F) falso.
     
    ( ) Entre as vantagens do uso está a função de realizar transferências de ligações internas, através de ramais, facilitando a comunicação nas empresas;
    ( ) Tem como finalidade facilitar exclusivamente a comunicação externa das empresas, permitindo transferências de ligações;
    ( ) Entre suas funções está a troca online de arquivos entre setores da empresa;
    ( ) Tem como uma de suas ferramentas a realização de vídeo chamada;
    ( ) Também conhecido como central telefônica;
    ( ) Necessário código de acesso para ouvir mensagens recebidas.

    A sequência correta de cima para baixo é: