Questões de Concursos Meio Ambiente

  • Questão 28324.   Meio Ambiente - Nível Superior - Prefeitura de Aragoiânia GO - ITAME - 2016

  • O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo foi criado pelo (a):
  • Questão 14911.   Meio Ambiente - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Espécies bioindicadoras demonstram de forma precoce a presença de alterações em um ambiente; são utilizadas para identificar modificações ambientais, antes que se agravem, e também na busca de se determinar qual tipo de poluição pode afetar os ecossistemas. As alternativas abaixo demonstram razões para a utilização de bioindicadores, EXCETO:
  • Questão 23761.   Meio Ambiente - Nível Superior - CETESB - VUNESP - 2009

  • No processo de produção industrial, deve-se melhorar a eficiência ambiental. Considere os itens:

    I. substituir matéria prima fóssil por recursos renováveis;
    II. substituir fontes não renováveis por energia de hidrogênio;
    III. substituir fontes de energia eólica por recursos não renováveis.

    Está correto, apenas, o contido em
  • Questão 29463.   Meio Ambiente - Nível Superior - CODEMIG - FGV - 2015

  • Em trabalhos de avaliação de impactos ambientais, os estudos da fauna e da flora devem considerar a presença de ecótipos e os cuidados que devem ser tomados para que esses não sejam perdidos. Ecótipos são:
  • Questão 29646.   Meio Ambiente - Nível Médio - Comlurb - IBFC - 2016

  • Com relação aos poluentes atmosféricos, o Material Particulado (MP) é uma mistura complexa de sólidos com diâmetro reduzido, cujos componentes apresentam características físicas e químicas diversas. Em geral o material particulado é classificado de acordo com o diâmetro das partículas, devido à relação existente entre diâmetro e possibilidade de penetração no trato respiratório. Dentre as fontes principais de material particulado, estão: 

    I. A queima de combustíveis fósseis.
    II. A queima de biomassa vegetal.
    III. Emissões de amônia na agricultura.
    IV. Emissões decorrentes de obras e pavimentação de vias.

    Estão corretas:
  • Questão 29279.   Meio Ambiente - Nível Médio - CODEBA - FGV - 2016

  • A NBR nº 10004/04 da ABNT classifica os resíduos sólidos quanto aos riscos potenciais à saúde humana ou de contaminação do meio ambiente. Segundo esse instrumento legal, os resíduos são classificados como perigosos por suas características. Relacione as características listadas a seguir às respectivas propriedades.

    1. Inflamabilidade
    2. Reatividade
    3. Patogenicidade 

    ( ) Contém, ou apresenta a suspeita de conter, agentes etiológicos, ácido desoxiribonucleico (ADN) ou ácido ribonucleico (ARN) recombinantes, organismos geneticamente modificados, plasmídios, cloroplastos, mitocôndrias ou toxinas capazes de produzir doenças em homens, animais ou vegetais.
    ( ) Gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes capazes de provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, quando misturados com a água.
    ( ) Não ser líquida e ser é capaz de, sob condições de temperatura e pressão de 25ºC e 0,1 MPa (1 atm), produzir fogo por fricção, absorção de umidade ou por alterações químicas espontâneas e, quando inflamada, queimar vigorosa e persistentemente, dificultando a extinção do fogo.

    Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
  • Questão 46005.   Meio Ambiente - Nível Superior - Banco da Amazônia - CESPE - 2010

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A cobiça internacional sobre a Amazônia passa ao largo de seu importante peso nos processos naturais que regulam os padrões climáticos globais, como afirmado no texto, mas deriva do extraordinário patrimônio mineral da região, hoje plenamente conhecido e devidamente mensurado.
  • Questão 49488.   Meio Ambiente - Nível Fundamental - SABESP - FCC - 2014

  • Numa estação de tratamento de esgotos, o tratamento primário consiste em:
  • Questão 23762.   Meio Ambiente - Nível Superior - CETESB - VUNESP - 2009

  • A qualidade da água para consumo humano, de acordo com a Portaria n.º 518/04 do Ministério da Saúde, deve atender, entre outros, aos seguintes parâmetros analíticos:

    I. cloro;
    II. turbidez, cor e pH.
    III. coliformes e flúor.

    Está correto o contido em
  • Questão 14915.   Meio Ambiente - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Observe os termos e os associe a cada descrição, assinalando a alternativa que faz a correspondência correta.
    1 – Agente Mutagênico
    2 – Agente Carcinogênico
    3 – Agente Teratogênico
    4 – Agente Tóxico
    5 – Toxicidade

    A. Qualquer substância ou mistura cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientificamente comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico, mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico).

    B. Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

    C. Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante.

    D. Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.

    E. Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer ou aumentar sua frequência.