Questões de Educação Artística para Concursos

Resolva Questões de Educação Artística para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Q42587.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de
  • 3 - Q39107.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):
  • 5 - Q42592.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir
  • 6 - Q42586.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • “[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. 

    O fragmento apresentado indica a
  • 7 - Q42585.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Os Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas
  • 8 - Q39110.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante:
  • 9 - Q42593.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque
  • 10 - Q39106.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas: