Questões de Arquivologia para Concursos

Resolva Questões de Arquivologia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q1053.   Arquivologia - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANATEL - CESPE
  • Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.

    Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
  • Um documento classificado como secreto, confidencial ou reservado poderá ser autuado por qualquer servidor sem nenhum tipo de tratamento diferenciado em relação aos documentos ostensivos.
  • 2 - Q38131.   Arquivologia - Nível Médio - Assistente de Serviço Administrativo I - EMBASA - CESPE - 2010
  • Um dos métodos de ordenação mais usados é o alfabético. Ao usar a ordem alfabética para nomes é preciso seguir regras. Nesse sentido, considere a lista alfabética seguinte.

    A Barateira Ltda.
    Akira Kurosawa
    Andrade, Mário de
    Branco, Camilo Castelo
    Cabral, Pedro Álvares
    Du Pont, Jean
    Fundação Getúlio Vargas
    Goethe, Johann Wolfgang von
    Herrera Cortez, Carmem
    Houaiss, Manoel Silva e
    Li Cheng Tsai
    Lybrary of Congress (The)
    Maciel, Jorge
    Mahmoud Ahmadinejad
    Neto, Jorge Maciel
    Paula, Gabriel Santa

    Acerca do método alfabético, das regras de alfabetação para nomes e da lista acima, julgue o item que se segue.

    Nomes de empresas e instituições devem ser transcritos como se apresentam; portanto, o nome da empresa A Barateira Ltda. está alfabetado corretamente.
  • 3 - Q23528.   Arquivologia - Teoria e Abordagem Arquivística - Nível Superior - Arquivista - CEFET MG - 2014
  • No livro “Descrição e pesquisa: reflexões em torno dos arquivos pessoais”, Lucia Maria Velloso de Oliveira apresenta a tese de que a normalização do processo descritivo retira de foco a sua função de pesquisa.

    O trecho que sintetiza a tese da autora é
  • 5 - Q20804.   Arquivologia - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANAC - CESPE - 2012
  • Com relação à gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

    As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.
  • 7 - Q32076.   Arquivologia - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CRN GO - QUADRIX - 2014
  • A Associação de Arquivistas Brasileiros adota a seguinte definição para Arquivo: "é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas". Para que se possam guardar os documentos dentro de dossiês ou pastas certas, a Unidade ou Área de trabalho deve ter um plano de:
  • 8 - Q8923.   Arquivologia - Nível Superior - Agente Técnico Legislativo Especializado - AL SP - FCC - 2010
  • Os maiores e mais representativos conjuntos de obras raras em instituições públicas de São Paulo são os
  • 9 - Q20684.   Arquivologia - Gestão de Documentos - Nível Superior - Analista Administrativo - ANP - CESPE - 2013
  • Segundo Luis Carlos Lopes, o cerne das práticas arquivísticas é formado pela classificação, pela avaliação e pela descrição. Acerca dessas três funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

    A tabela de temporalidade de documentos é aplicada no arquivo corrente, no arquivo intermediário e define a destinação final dos documentos.