Questões de Redação Oficial para Concursos

Resolva Questões de Redação Oficial para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 61219 - Redação Oficial - Nível Médio - Assistente Administrativo - UFMS - FAPEC - 2018
  • Sobre a correta redação nas Correspondências e Atos Oficiais da UFMS, julgue as assertivas abaixo:

    I - Para indicar os horários nos documentos oficias, são aceitas as seguintes formas de grafia: 10 hs, 10:00 ou 10:00 h.
    II - Os numerais devem ser expressos em algarismos, seguidos da indicação, por extenso, entre parênteses: 59 (cinquenta e nove).
    III - As comunicações oficiais devem tratar os assuntos públicos de forma impessoal, ou seja, sem impressões pessoais sobre o assunto tratado.
    IV - O artigo desdobra-se em parágrafos ou em incisos, devendo ser utilizadas as conjunções "e" ou "ou" no penúltimo inciso, conforme a sequência de dispositivos seja, respectivamente, cumulativa ou disjuntiva.

    Está(ão) correta(s):
  • 2 - Questão 61218 - Redação Oficial - Nível Médio - Assistente Administrativo - UFMS - FAPEC - 2018
  • Acerca da emissão de Resoluções, constante no Manual de Correspondência e Atos Oficiais da UFMS, assinale a alternativa correta.
  • 3 - Questão 61217 - Redação Oficial - Nível Médio - Assistente Administrativo - UFMS - FAPEC - 2018
  • O Diretor de uma Faculdade da UFMS solicitou que Tício, um servidor lotado em seu gabinete, redigisse uma correspondência oficial para o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. Tício, muito prontamente, redigiu um Ofício, assinou, e encaminhou para o MEC. Considerando a história acima, e o Manual de Correspondência e Atos Oficiais da UFMS, podemos identificar que Tício cometeu um erro ao realizar o serviço que lhe foi pedido. Assinale a alternativa que demonstra o erro cometido por Tício.
  • 4 - Questão 60850 - Redação Oficial - Nível Médio - Assistente em Administração - UFGD - 2019
  • A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração púbica. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica. Sobre o uso do e-mail na administração pública, marque a alternativa correta no que diz respeito às recomendações.
  • 5 - Questão 60849 - Redação Oficial - Nível Médio - Assistente em Administração - UFGD - 2019
  • Embora haja diferença na finalidade do expediente; tanto o aviso quanto o ofício e o memorando, para alcançar a uniformidade requerida, adotam uma nomenclatura e uma diagramação únicas, o que tem sido chamado de padrão ofício. Sobre a estrutura do padrão ofício, marque a alternativa correta.
  • 6 - Questão 60848 - Redação Oficial - Nível Médio - Assistente em Administração - UFGD - 2019
  • A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Além disso, as comunicações administrativas devem ser sempre formais. Considerando, portanto, a impessoalidade, a formalidade e a padronização, atributos indispensáveis na comunicação administrativa, marque a alternativa correta.
  • 7 - Questão 60847 - Redação Oficial - Nível Médio - Assistente em Administração - UFGD - 2019
  • A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Entre outros atributos, deve caracterizar-se por clareza e precisão. Sabendo disso, marque a alternativa em que a clareza e a precisão tenham sido consideradas para a construção do texto.
  • 8 - Questão 53139 - Redação Oficial - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - UFF - COSEAC - 2017
  • A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Para tanto, algumas regras foram estabelecidas para a redação oficial. Sendo, então, correto afirmar que: