Questões de Concursos Matemática Financeira

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  • Questão 15614.   Matemática Financeira - Nível Superior - Analista Administrativo - MPOG - FUNRIO - 2009

  • Uma empresa compara dois projetos de investimento a e b. Considerando os critérios do VPL (valor presente líquido) e da TIR (taxa interna de retorno), e havendo a necessidade de escolha de apenas um dos dois projetos, baseada em que informações a empresa optaria pelo projeto A?
  • Questão 11792.   Matemática Financeira - Nível Superior - Analista do Tesouro Estadual - SEFAZ PI - FCC - 2015

  • Um investidor aplica, em uma mesma data, os seguintes capitais:

    I. R$ 11.600,00, durante 15 meses, sob o regime de capitalização simples.
    II. R$ 20.000,00, durante 1 semestre, sob o regime de capitalização composta, a uma taxa de juros de 3% ao trimestre.

    Se os valores dos juros das duas aplicações são iguais, então a taxa de juros anual da primeira aplicação é de
  • Questão 39304.   Matemática Financeira - Nível Superior - Auditor Fiscal de Controle Externo - TCE SC - CESPE - 2016

  • Em cada um do item a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a proporcionalidade, porcentagem e juros, seguida de uma assertiva a ser julgada.

    Pedro aplicou R$ 10.000 em uma instituição financeira pelo prazo de 3 meses consecutivos. A taxa de juros compostos dessa aplicação no primeiro mês foi de 5%; no segundo mês, de 10%; e no terceiro, de 8%. Nessa situação, Pedro, ao final do terceiro mês, recebeu de juros mais de R$ 2.400.
  • Questão 7662.   Matemática Financeira - Nível Médio - Escriturário - Banrisul - FDRH - 2010

  • Uma das formas de se aumentar a margem de lucro de determinado produto, vendido em lotes, consiste em manter o preço de etiqueta e reduzir a quantidade de itens do pacote. Um comerciante costuma vender, em sua mercearia, iogurte em caixas, contendo dez frascos cada, ao preço de RS 10,00 a caixa. Para aumentar sua margem de lucro em cada caixa, ele decidiu reduzir a quantidade de frascos da caixa para oito, mas manteve o preço de R$ 10,00 a caixa.

    Desse modo, qual foi o aumento percentual no preço de cada frasco de iogurte contido na caixa?
  • Questão 21936.   Matemática Financeira - Nível Médio - Técnico Bancário - Banestes - MAKIYAMA - 2015

  • Leia o texto a seguir:

    “Pode-se definir um desconto como a diferença entre o valor _________ e o valor _________ de um mesmo título. Há dois tipos de descontos, denominados desconto ________ e _________. "

    Assinale a seguir a alternativa que apresenta a CORRETA sequência de termos que preenchem as quatro lacunas do texto apresentado:
  • Questão 6850.   Matemática Financeira - Nível Médio - Assistente Securitário - Banestes - CONSULPLAN - 2013

  • Com o saldo da conta bancária de Pedro é possível comprar uma geladeira e uma máquina de lavar, sobrando ainda R$520,00. Contudo, ao efetuar tais compras, Pedro conseguiu um desconto de 20% no preço anunciado pela geladeira e o saldo da conta passou a ser de R$890,00. Qual o valor pago pela máquina de lavar, se o seu preço é igual à metade do preço anunciado pela geladeira?
  • Questão 23446.   Matemática Financeira - Nível Médio - Assistente Administrativo - CEDERJ - CEPERJ - 2013

  • Em concorrência pública para a compra de um equipamento, foi fixado o valor máximo de R$5.000,00. Três propostas foram apresentadas: a primeira forneceu um valor 15% inferior ao valor máximo; a segunda, um valor 250 reais a menos que a primeira; e a terceira, a vencedora, um valor 5% menor que a segunda.

    A diferença entre o valor máximo fixado e o valor da proposta vencedora equivale a: