Questões de Economia para Concursos

Resolva Questões de Economia para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 21401.   Economia - Nível Superior - Analista Administrativo - ANVISA - CETRO - 2013
  • O índice de Lerner de poder de monopólio é a medida calculada como o excesso do :
  • Questão 33679.   Economia - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Não foi preciso o anúncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro, feito na noite de ontem, para que os brasileiros deixassem a condição de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Desde que o país europeu entrou na lista dos destinos que ofereciam melhores salários – e não melhores empregos –, em meados dos anos 1990, virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por lá, mas sim entrar na Europa. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje está no sufoco, a maioria acabou ficando no país, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega à casa dos 700 mil. Fonte: EP Campinas, 07/04/2011.

    Em 2012, a situação de crise apresentada no pequeno trecho acima continua, com altos índices de desemprego. Em meio a esse quadro de instabilidade, em 17 de julho de 2012 foi lançada, no Rio de Janeiro, a programação do ano do Brasil nesse país e do ano desse país no Brasil, um projeto cultural com fortes vieses políticos e econômicos, que pretende intensificar as trocas (culturais e monetárias) entre as diferentes nações. As celebrações, nos dois países, serão abertas em 7 de setembro de 2012, dia da Independência do Brasil.

    A partir dessas informações, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome desse país europeu em questão:
  • Questão 22908.   Economia - Nível Superior - Analista - CEAGESP - VUNESP - 2010
  • Em um modelo keynesiano simples para uma economia fechada, a propensão marginal a consumir é 0,8 e a carga tributária é 25%. Um aumento nos gastos do governo de $ 100 levará a um aumento do produto de
  • Questão 48952.   Economia - Nível Superior - Técnico de Nível Superior - MinC - INSTITUTO CIDADES - 2013
  • A elaboração, execução e controle dos orçamentos fiscal, de investimentos das empresas e da seguridade social, integrantes da LOA, devem observar princípios básicos, de natureza técnica, política e jurídica, encontrados na teoria clássica das finanças públicas, na Constituição Federal e na Lei nº 4.320/64. Em relação a estes princípios, marque V para as verdadeiras, F para as falsas e assinale a opção que indica a sequência correta. 

    ( ) Unidade – o orçamento deve se constituir em uma única peça, abrangendo as receitas e despesas do exercício com a finalidade de apresentar, pelo confronto dos totais delas se há equilíbrio, saldo ou déficit.
    ( ) Universalidade – também denominado de periodicidade, preconiza que as previsões da receita e da despesa devem sempre se referir a um período limitado de tempo.
    ( ) Anualidade – todas as receitas e despesas devem ser incluídas no orçamento.
  • Questão 282.   Economia - Nível Médio - Técnico de Arrecadação e Tributos - SEFAZ - NCE
  • De acordo com o modelo Mundell-Fleming, numa grande economia aberta com taxa de câmbio flutuante, como a americana nos anos oitenta, a combinação de política monetária apertada e política fiscal frouxa traz como resultado:
  • Questão 12383.   Economia - Nível Superior - Analista de Desenvolvimento - BDMG - FUMARC - 2011
  • O Sistema Financeiro Nacional é composto de instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação deste processo. São atribuições específicas do SFN, EXCETO: