Questões de Direito do Trabalho para Concursos

Resolva Questões de Direito do Trabalho para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q37626.   Direito do Trabalho - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT AL - FCC - 2014
  • Contrato de experiência celebrado por 29 dias, que foi prorrogado por mais 29 dias,
  • 2 - Q13874.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Advogado - AMAZUL - CETRO - 2015
  • O artigo 129 da CLT dispõe que todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Considerando o disposto na CLT, a respeito das férias anuais, assinale a alternativa correta.
  • 4 - Q25884.   Direito do Trabalho - Nível Superior - OAB - CESPE - 2008
  • Com relação ao descanso intrajornada, assinale a opção correta.
  • 5 - Q34657.   Direito do Trabalho - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT SP - FCC - 2014
  • Ariadne, contratada pela empresa Gráfica Luz Ltda., para trabalhar no cargo de auxiliar de serviços gerais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Com relação ao intervalo para repouso e alimentação, de acordo com as regras da CLT, Ariadne
  • 7 - Q37807.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Juiz do Trabalho Substituto - TRT SP - 2016
  • Analise as assertivas quanto à tutela geral e especial do trabalho à luz da previsão legal e da jurisprudência sumulada do TST e responda.

    I- No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 (vinte e quatro) horas, com prejuízo do intervalo mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso entre jornadas, não serão remuneradas como extraordinárias visto que ocorreu mera infração de caráter administrativo.
    II- Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional noturno quanto às horas prorrogadas.
    III- A duração normal do trabalho dos empregados em bancos será de 6 (seis) horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo 30 (trinta) horas semanais e ficará compreendida entre 7 (sete) e 22 (vinte e duas) horas, assegurando-se ao empregado, no horário diário, um intervalo de 15 (quinze) minutos para alimentação.
    IV- O empregado que não labore em câmara frigorífica e apenas esteja submetido a trabalho contínuo em ambiente artificial mente frio, nos termos previstos na CLT, não faz jus ao intervalo intrajornada de 20 (vinte) minutos a cada 1 (uma) hora e 40 (quarenta) minutos de trabalho contínuo.
    V- A interrupção do trabalho destinada a repouso e alimentação, dentro de cada turno, ou o intervalo para repouso semanal, não descaracteriza o turno de revezamento com jornada de 6 (seis) horas previsto no art. 7°, XIV, da CF.

    Estão corretas apenas as assertivas:
  • 8 - Q22603.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Advogado - CEAGESP - VUNESP - 2010
  • Nos termos da CLT, para os empregados que trabalham no interior de câmaras frias será assegurado
  • 9 - Q19368.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Advogado da União - AGU - CESPE - 2015
  • Julgue o item a seguir, relativo a alteração contratual, comissão de conciliação prévia, férias e aviso prévio no direito do trabalho.

    Caso um empregado decida converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, sobre essa verba incidirão o FGTS e a contribuição previdenciária.
  • 10 - Q28382.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Procurador - Prefeitura de Araguaína TO - COPESE - 2014
  • Quanto às fontes do direito do trabalho, analise os itens a seguir.

    I. O direito comum será fonte solidária do direito do trabalho.
    II. Os usos e costumes não poderão ser utilizados como fonte do direito do trabalho na ausência de disposição legal ou contratual.
    III. A analogia pode ser entendida como a operação lógica em virtude da qual o intérprete estende o dispositivo da lei a casos por ela não previstos.
    IV. As convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) ratificadas no Brasil podem ser classificadas como fontes formais do Direito do Trabalho.

    Assinale a alternativa CORRETA.