Questões de Conhecimentos Específicos para Concursos

Resolva Questões de Conhecimentos Específicos para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q53469.   Conhecimentos Específicos - Estatuto da Advocacia e da OAB - Nível Superior - Exame de Ordem Unificado - OAB - FGV - 2018
  • Guilherme é bacharel em Direito, não inscrito na OAB como advogado. Ao se deparar com situações de ilegalidade que ameaçam a liberdade de locomoção de seus amigos César e João, e com situação de abuso de poder que ameaça direito líquido e certo de seu amigo Antônio, Guilherme, valendo-se de seus conhecimentos jurídicos, impetra habeas corpus em favor de César na Justiça Comum Estadual, em 1ª instância; habeas corpus em favor de Antônio, perante o Tribunal de Justiça, em 2ª instância; e mandado de segurança em favor de João, na Justiça Federal, em 1ª instância.

    Considerando o que dispõe o Estatuto da OAB acerca da atividade da advocacia, assinale a afirmativa correta. 
  • 2 - Q10369.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Superior - Estágio Jurídico - DPE BA - 2014
  • É direito dos assistidos da Defensoria Pública, segundo a Lei Complementar Federal n° 80/1994:
  • 4 - Q24418.   Conhecimentos Específicos - Controle Externo - Nível Superior - Auditor - CGE PI - CESPE - 2015
  • Julgue o próximo item, referente a estrutura organizacional, objetivos e componentes que fundamentam o controle interno.

    Na avaliação de riscos, que é uma categoria de objetivos do controle interno, uma condição prévia é apurar o nível de impacto de possíveis mudanças no resultado decorrente dos componentes, já que os insumos se originam em diferentes níveis da entidade.
  • 6 - Q27541.   Conhecimentos Específicos - Interpretação de Textos - Nível Superior - Advogado - Câmara de Guairaçá PR - FAFIPA - 2013
  • Da timidez

    Luís Fernando Veríssimo

         Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. E como no paradoxo psicanalítico: só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.
         Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre quebram na concentração.
    Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando "Não me olhem! Não me olhem!", só para chamar a atenção.
         O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele.     Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo, mas o próprio destino não pensa em outra coisa, a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
         O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos.     Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.

    Disponível em: http://ainagaki.sites.uol.com.br/textos/timidez.htm
  • Sinônimo para palavra "retumbante" (1º parágrafo):
  • 7 - Q9211.   Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Médio - Oficial Administrativo - Prefeitura de Cantagalo RJ - CEPERJ - 2006
  • CONSIDEREA LEI MUNICIPAL Nº 10/1990 – REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES MUNICIPAISE RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 14 A 16.

    Servidores são funcionários legalmente investidos em cargos públicos, de provimento efetivo ou em comissão. De acordo com o artigo 7º, constitui requisito básico para ingresso no serviço público, dentre outros:
  • 9 - Q42213.   Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Apoio Administrativo - SEDUC MT - UNEMAT - 2009
  • Assinale a alternativa correta considerada fundamental para haver comunicação eficaz entre duas pessoas no trabalho.
  • 10 - Q6252.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Agente Socioeducativo - SEDS MG - CESPE - 2008
  • Com relação aos princípios da co-responsabilidade e da municipalização do atendimento recomendados pelo SINASE, assinale a opção correta.