Questões de Raciocínio Lógico para Concursos

Resolva Questões de Raciocínio Lógico para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 19392.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Agente Administrativo - AGU - IDECAN - 2014
  • Observe a sequência numérica:

                                  1;1;5/3;2/3;7/3;4/9;3;8/27;11/3

    Estão escritos nove de seus termos. É correto afirmar que o produto entre o décimo e o décimo primeiro termo dessa sequência é
  • 2 - Questão 32156.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Assistente Técnico de Trânsito - DETRAN ES - CESPE - 2010
  • Considerando a sentença “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”, julgue o item subsecutivo.

    Se forem falsas as afirmações “o radar estava desligado” e “o motorista levou uma multa”, então a sentença “se um motorista passou em excesso de velocidade por um radar e este não estava danificado ou desligado, então o motorista levou uma multa” será verdadeira, independentemente dos valores lógicos das outras proposições simples que a compõem.
  • 5 - Questão 53710.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Agente de Polícia - Polícia Civil DF - CESPE - 2013
  • O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, em 2013, dados a respeito da violência contra a mulher no país. Com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, o instituto apresentou uma estimativa de mulheres mortas em razão de violência doméstica. 

    Alguns dos dados apresentados nesse estudo são os seguintes:

    ▶ mais da metade das vítimas eram mulheres jovens, ou seja, mulheres com idade entre 20 e 39 anos: 31% estavam na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% na faixa etária de 30 a 39 anos;
    ▶ 61% das vítimas eram mulheres negras;
    ▶ grande parte das vítimas tinha baixa escolaridade: 48% cursaram até o 8.º ano.

    Com base nessas informações e considerando que V seja o conjunto formado por todas as mulheres incluídas no estudo do IPEA; A  ⊂ V, o conjunto das vitimas jovens; B ⊂ V, o conjunto das vitimas negras; e C ⊂ V, o conjunto das vítimas de baixa escolaridade — vítimas que cursaram até o 8.º ano —, julgue o item que se segue.

    Se VC for o conjunto complementar de C em V, então (VC)  ⋂ A será um conjunto não vazio.
  • 6 - Questão 7563.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico Judiciário - TJ SC - 2011
  • Um Técnico Judiciário, ao ler uma ação trabalhista de 1990, observou que o seu valor era de R$ 5.000,00. Após alguns anos, uma decisão judicial determinou que o valor a ser pago deveria corresponder ao quádruplo do valor inicial. Sabendo que foi empregada uma taxa de juros compostos de 12% ao ano, sobre o valor inicial, pode-se concluir que o tempo de duração desta ação foi de: (utilize log 2 = 0,30 e log 7 = 0,84)
  • 7 - Questão 23454.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Assistente Administrativo - CEDERJ - CEPERJ - 2013
  • O professor Renato, que trabalha no laboratório de uma universidade, fez um pedido de compra de um tanque em formato de cilindro circular reto, com as seguintes medidas: 0,8 m de raio e 0,5 m de altura. No entanto, houve um erro de digitação e as medidas do raio com a altura e vice-versa foram trocadas. Com essa troca, a porcentagem do volume do tanque ficou reduzida em:
  • 8 - Questão 37593.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT GO - FCC - 2013
  • Em dado instante, o marcador de combustível de um carro indicava que o tanque estava com 5/8 de sua capacidade. A partir desse instante, foram consumidos 25,5 litros de combustível, passando o marcador a indicar 1/4 da capacidade do tanque. A capacidade do tanque desse carro , em litros, é igual a
  • 9 - Questão 29770.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico de Administração - CONDER - FGV - 2013
  • Em uma gaveta há cinco canetas esferográficas, iguais na forma, porém duas são vermelhas e três são azuis. No escuro, Luís retirou duas canetas da gaveta.

    A probabilidade de que Luís tenha retirado duas canetas da mesma cor é de