Questões de Enfermagem para Concursos

Resolva Questões de Enfermagem para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 46423.   Enfermagem - Nível Superior - Médico Veterinário - SES MG - FUNCAB - 2015
  • O Ministério da Saúde pressupõe uma reorganização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância em saúde junto às equipes de saúde da família. Uma das estratégias indutoras é:
  • Questão 8248.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - Transpetro - CESGRANRIO - 2011
  • O oxigênio é um gás naturalmente presente no ar atmosférico na concentração de 20,95%. Em caso de vazamento de etileno em locais confinados, sua concentração cai, e o ambiente torna-se nocivo.

    Qual é o percentual de concentração de O2 no ambiente laboral quando trabalhadores expostos apresentam convulsão e parada respiratória?
  • Questão 22997.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - CAISM PHILIPPE PINEL - CETRO - 2013
  • Com relação às características da bulimia, assinale a alternativa correta.
  • Questão 40519.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Por meio da Portaria GM 1.863/2003, o governo brasileiro instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as três esferas de gestão. Com relação à Política Nacional de Atenção às Urgências, julgue o item subsequente.

    Essa política será organizada de forma a contribuir para o desenvolvimento de estratégias promocionais de qualidade de vida e saúde capazes de prevenir os agravos, proteger a vida, educar para a defesa e recuperação da saúde.
  • Questão 40487.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

    Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

    Devem-se oferecer cuidados para incontinência urinária, como monitorar o padrão de micção, cuidar da higiene íntima, manter a pele o mais limpa e seca possível; e avaliar a possibilidade de instituir medidas de educação vesical aos familiares.
  • Questão 44208.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - HEMOMINAS - IBFC - 2013
  • De acordo com a portaria n.º 2.048/MS, de 5/11/2002, os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. Assinale a alternativa correta:
  • Questão 53543.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - UFU MG - 2018
  • A profissão de enfermeiro requer competência para detectar anormalidades em exames laboratoriais.

    Com base nessa competência, relacione as duas colunas, associando o aumento do componente celular à condição clínica.

    1. Total de leucócitos 
    2. Eosinófilos
    3. Linfócitos
    4. Neutrófilos

    I. Doenças virais.
    II. Doença do colágeno, na alergia e na parasitose intestinal. 
    III. Doenças infecciosas agudas.
    IV. Doenças bacterianas.

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 53578.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - UFU MG - 2018
  • Sobre os serviços da braquiterapia, analise as afirmações abaixo.

    I. ( ) Na sala de preparo e de armazenamento de fontes, é vedada a prática de qualquer atividade não relacionada à preparação das fontes seladas.
    II. ( ) Os recipientes utilizados para o transporte de fontes devem estar identificados com o símbolo de presença de radiação e a atividade do radionuclídeo a ser deslocado.
    III. ( ) No deslocamento de fontes para utilização em braquiterapia, deve ser observado o princípio da otimização, de modo a expor o menor número possível de pessoas.
    IV. ( ) O preparo manual de fontes utilizadas em braquiterapia de alta taxa de dose deve ser realizado em salas amplas e arejadas com permissão para o acesso de profissionais e pacientes com a finalidade de acompanhar e de fiscalizar os cuidados prestados.

    Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, assinalando a alternativa correta, de cima para baixo.
  • Questão 40481.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

    O líder transacional é capaz de identificar valores comuns entre os liderados, é comprometido, tem visão a longo prazo, busca conhecer os efeitos futuros e delega poder.