Questões de Concursos Enfermagem

Resolva Questões de Concursos, Enem, Oab e Vestibular Online. Exercícios com Gabarito e Grátis.

  • Questão 42007.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015

  • O servidor foi atendido no Ambulatório de Saúde do Trabalhador. O médico solicitou ao técnico de enfermagem para administrar dipirona por via endovenosa. O técnico de enfermagem preparou e administrou o medicamento com pressa, pois estava próximo do horário do almoço e precisava pegar o ônibus. Logo após a administração do medicamento, o servidor passou mal e apresentou uma parada cardiorrespiratória. Recebeu atendimento médico, mas acabou evoluindo para óbito. Após constatação médica, o profissional de enfermagem administrou o medicamento errado ao servidor. Considerando as implicações éticas, o profissional de enfermagem cometeu:
  • Questão 44309.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - Hospital São Lucas - NUCEPE - 2015

  • Na gestante a profilaxia do Tétano deverá ser realizada com a aplicação da vacina dupla (contra tétano e difteria) ou na sua falta, com a vacina anti tetânica, no seguinte esquema:
  • Questão 9780.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - INCA - CESPE - 2010

  • Com relação aos processos de esterilização de produtos médicos
    hospitalares, julgue os itens que se seguem.

    O vapor saturado sob pressão é o processo de esterilização que maior segurança oferece no meio hospitalar, destruindo todas as formas de vida submetidas a temperaturas entre 120 o C a 134 o C.
  • Questão 31040.   Enfermagem - Atendimento Pré Hospitalar APH - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - FUNDEP - 2013

  • A crise convulsiva, isoladamente, constitui um evento clínico que pode representar somente a manifestação de uma condição clínica aguda.

    Dentre as assertivas abaixo, assinale aquela que NÃO faz parte dos objetivos do atendimento pré-hospitalar móvel.
  • Questão 51402.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018

  • As infecções sexualmente transmissíveis são frequentes e têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, além de causarem impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, podendo afetar as relações interpessoais. A respeito dessas infecções, assinale a opção correta.
  • Questão 34396.   Enfermagem - Biossegurança - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBC - CESPE - 2011

  • Com relação ao conteúdo normativo da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

    Os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem ser preenchidos até 80 % de sua capacidade de armazenamento e poderão ser deixados no local de uso por, no máximo, 24 horas após seu fechamento.
  • Questão 39461.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015

  • Ao assumir uma nova equipe, a enfermeira do setor deu algumas orientações voltadas para a prevenção de infecção da corrente sanguínea, dentre as quais estava a periodicidade recomendada para troca de equipos e cateteres periféricos. Ela listou os tipos de equipos e cateteres usados na unidade e pediu para que a equipe indicasse o prazo adequado para a troca. Considerando as recomendações da ANVISA, usadas como base pela enfermeira, estabeleça a relação correta entre o tipo de equipo e/ou cateter e a periodicidade da troca:

    (1) Equipo de infusão contínua
    (2) Cateter de teflon
    (3) Nutrição parenteral
    (4) Cateter de poliuretano

    ( ) 96 horas
    ( ) 24 horas
    ( ) 72 horas
    ( ) 72 - 96 horas

    A sequência correta é:
  • Questão 18428.   Enfermagem - Nível Superior - Sargento da Aeronáutica - EEAR - FAB - 2013

  • Analise as sentenças marcando V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:

    ( ) A escápula é classificada como um osso chato.

    ( ) O músculo visceral (involuntário) contém tecido muscular estriado.

    ( ) Dendritos são extensões curtas, espessas e ramificadas difusamente do corpo celular de um neurônio, que recebem impulsos de outras células.

    ( ) O encéfalo consiste em cérebro, cerebelo, tronco encefálico, diencéfalo (tálamo e hipotálamo), sistema límbico e sistema ativador reticular.