Questões de História para Concursos

Resolva Questões de História para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 18129 - História - História do Brasil - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

    Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

    A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.
  • A mão-de-obra escrava foi um dos sustentáculos da economia colonial brasileira, sendo extinta apenas após a Independência, ao final do período monárquico.
  • 2 - Questão 54341 - História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-RJ) Durante o período de Guerra Fria, isto é, o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até a desestruturação da URSS, vários foram os conflitos que marcaram as disputas entre o bloco capitalista e o bloco socialista. Como por exemplo, a Guerra da Coréia, o Macartismo, a Guerra do Vietnã... Todavia alguns fatos especialmente acontecidos no governo de John Kennedy (1961-1963) puseram em xeque a segurança mundial na medida em que houve um perigo iminente de guerra atômica. As pessoas de todo o mundo viveram momentos de incerteza e medo ante a catástrofe que poderia abater-se sobre a humanidade. Dentre os fatos que poderiam relacionar-se ao governo Kennedy e que puseram a humanidade em alerta destacamos:
  • 3 - Questão 43077 - História - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar MG - FUNDEP - 2016
  • Os conflitos entre colonos e metropolitanos eram recorrentes em todas as relações coloniais, mesmo entre os colonos americanos e as autoridades britânicas; mas neste caso mais brandas até a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), entre Inglaterra e França. Abalada economicamente pela guerra, a Inglaterra buscou sanar esse problema impondo uma série de leis restritivas à autonomia colonial.

    São leis sanadoras, impostas pela Inglaterra, EXCETO:
  • 5 - Questão 54244 - História - Idade Moderna - Nível Médio - Vestibular
  • (UEMS) A Revolução Inglesa do século XVII foi uma disputa entre o Rei e o Parlamento. Essa revolução foi também chamada de Revolução Gloriosa e significou:
  • 6 - Questão 52793 - História - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2018
  • No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:

    I- o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo
    II- o desenvolvimento da imprensa
    III- a estratificação da sociedade
    IV- a ação dos mecenas

    Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade.
  • 7 - Questão 43019 - História - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar MA - FGV - 2012
  • Durante o período regencial (1831-1840) ocorreram revoltas nas províncias do norte – Maranhão e Pará – e nas do sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    As alternativas a seguir relacionam as causas da Balaiada, revolta que eclodiu no Maranhão em 1838, à exceção de uma. Assinale-a. 
  • 8 - Questão 42609 - História - Nível Superior - Professor de História - SEDUC PA - CESPE - 2006
  • A política externa do Brasil, na segunda metade do século XIX, foi marcada
  • 9 - Questão 54171 - História - Idade Média - Nível Médio
  • (UFPB) Sobre a organização social feudal que se estabeleceu no ocidente europeu, a partir dos séculos X e XI, é correto afirmar que:
  • 10 - Questão 53617 - História - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga. A cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de produção e de trocas em que se mesclam o artesanato e o comércio alimentados por uma economia monetária. É também o cadinho de um novo sistema de valores nascido da prática laboriosa e criadora do trabalho, do gosto pelo negócio e pelo dinheiro.

    (Jacques Le Goff, Por amor às cidades. Adaptado)

    O trecho faz referência à cidade medieval