Questões de História para Concursos

Resolva Questões de História para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q54396.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (Unifor-CE) A Nova República (1985) evidenciou uma série de “bossas” que marcaram o caráter da maioria dos políticos civis que colocaram seus interesses pessoais acima de qualquer ética ou compromisso com os eleitores. Dentre eles, o nepotismo que consiste
  • 2 - Q49285.   História - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • Para abordar o poder simbólico da religião e sua influência na vida pessoal e social de cada indivíduo ou grupo, é necessário discutir a noção de espaço, pois a religião e o poder inerente a ela se configuram a partir de áreas simbolicamente demarcadas. Sobre o poder simbólico da religião, analise as proposições abaixo:
     
    I. Para o homem religioso, o espaço é homogêneo.
    II. No conjunto das representações do campo social, há apenas dois predicamentos de recintos: o sagrado e o não sagrado (profano).
    III. A sagração dos templos e seus espaços ocorre por intermédio de rituais.
     
    Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
  • 3 - Q42732.   História - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar AP - FUNIVERSA - 2012
  • Os quinze anos da Era Vargas (1930-1945) transcorreram em meio a um conturbado cenário internacional, de que o maior exemplo seria a Segunda Guerra Mundial, da qual o Brasil participou. Foi o período que marcou o início da modernização do país, a despeito da crescente centralização política que culminou em uma ditadura escancarada. Assinale a alternativa que apresenta duas das mais importantes realizações desse período da história brasileira.
  • 4 - Q54175.   História - História do Brasil - Nível Médio
  • (Unirio) “A 16 de setembro, vimos flutuar pequenos maços de ervas marinhas que pareciam ainda frescas..., o que fez todos acreditarem que a terra se aproximava.”
    COLOMBO, Cristóvão. In: ISAAC, J. & ALBA. A História Universal – Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1967, p.193.

    Este breve fragmento, extraído do diário de bordo escrito em 1492 por Cristóvão Colombo, tem um significado especial no processo de expansão das fronteiras européias. Podemos afirmar que a chegada à América faz parte do processo da(o):
  • 5 - Q53616.   História - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • O Oriente, com suas inúmeras e ricas cidades, economia desenvolvida, um campesinato de pequenas propriedades, relativa unidade cívica e distância geográfica da violência dos ataques bárbaros, sobreviveu. O Ocidente, com sua população mais esparsa e cidades mais fracas, aristocracia grandiosa e campesinato explorado em arrendamentos, anarquia política e vulnerabilidade estratégica às invasões germânicas, naufragou.

    (Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Adaptado)

    Entre os marcos da passagem da Antiguidade ao Feudalismo, é correto identificar 
  • 6 - Q18136.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

    A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

    Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.
  • Sob o ponto de vista econômico, a Revolução Industrial inaugura a história contemporânea.
  • 7 - Q54373.   História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular
  • (U. Federal de São Carlos-SP) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo
  • 8 - Q15759.   História - Nível Médio - Aluno Oficial - APMBB - VUNESP - 2012
  • Leia as afirmações sobre as constituições republicanas brasileiras.

    I. Inspirada na Constituição dos Estados Unidos, a Carta de 1891 optou pela organização federalista.

    II. A Constituição de 1934 trouxe como importante novidade a presença do voto secreto.

    III. A Carta de 1937 foi apelidada de polaca, pois foi inspirada na Constituição fascista da Polônia.

    IV. As Constituições de 1946 e de 1967 são consideradas as mais liberais da história republicana, pois reconheceram o direito de voto aos analfabetos e reforçaram o Poder Judiciário.

    V. A Carta de 1988, chamada de Constituição Cidadã, criou a possibilidade da iniciativa popular de projeto de lei.

    Estão corretas as afirmativas
  • 9 - Q42605.   História - Nível Superior - Professor de História - SEDUC PA - CESPE - 2006
  • A conquista da América ocorre no contexto mais amplo de grandes transições na Europa. Na América, a existência de sociedades mais evoluídas, como os astecas e os incas, fez que o processo colonial levasse em conta as heranças de tais forças sociais, políticas e culturais anteriores à chegada dos colonos. A respeito de tais sociedades, assinale a opção correta.
  • 10 - Q54266.   História - Idade Moderna - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-DF) “O primeiro homem a quem ocorreu pensar e dizer ´isto é meu´, e encontrou gente suficientemente ingênua para acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassínios teriam sido evitados ao gênero humano se aquele, arrancando as estacas, tivesse gritado: Não, impostor.”

    Apud: C. Vicentino – Op. cit., p. 237.

    Essa afirmação, feita por Jean-Jacques Rousseau, permite concluir que esse pensador estava criticando especialmente: