Questões de História para Concursos

Resolva Questões de História para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 54273.   História - Idade Moderna - Nível Médio - Vestibular
  • (UFES) “A Revolução Francesa dominou a história, a própria linguagem e o simbolismo da política ocidental, desde sua irrupção até o período que se seguiu à Primeira Grande Guerra Mundial.”

    Do texto acima, de Eric Hobsbawm, pode-se inferir ter sido a Revolução Francesa um dos processos mais importantes do século XVIII.

    Entre os acontecimentos que a marcaram, destaca-se o golpe de 18 Brumário de 1799, pelo qual:
  • Questão 41935.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • Já liderado em grande parte por trabalhadores socialistas e comunistas, o movimento operário vinha se organizando desde a década de 20. No início dos anos 30, tendo a seu favor a ‘liberalização’ resultante da divisão das classes dominantes, os trabalhadores puderam atuar com maior liberdade e vigor. Greves e protestos foram realizados nas cidades mais importantes, em torno das principais reivindicações: melhores condições de vida e de trabalho, elevação dos salários, regulamentação do trabalho, entre outras(...). [Getúlio Vargas] tinha pois, fortes motivos para intervir nos assuntos ligados ao trabalho.

    Assinale a alternativa que apresenta um objetivo dessa intervenção.
  • Questão 17448.   História - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • O Concílio de Trento, ocorrido entre 1545 e 1563, foi o cerne da reação da Igreja Católica à expansão protestante durante a Reforma. Dentre as medidas de reforço do poder espiritual católico em fins da Idade Média estava(m):
  • Questão 5176.   História - Nível Médio - Soldado Bombeiro - Bombeiro Militar MG - FUMARC - 2009
  • “Até 1964 o aparelho militar brasileiro se posicionou na condição arbitral-tutelar, isto é, com a ameaça ou em meio a uma crise institucional, os militares deixavam os quartéis e intervinham na ordem política para, logo em seguida, transferir o poder aos civis. Após o processo intervencionista, já com os civis na direção do Estado, as Forças Armadas abandonavam o papel de árbitros e transformavam-se em forças tutelares, estabelecendo os limites da ação civil. Porém, a partir de 1964, as Forças Armadas intervêm no processo político, sem, contudo transferir o poder aos civis, agindo, nesse novo contexto como atores dirigentes e hegemônicos.”

    (BORGES, Nilson. “A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares”. Jorge Ferreira e Lucília Delgado (org.). O Brasil Republicano. RJ, Civilização Brasileira, 2003. Vol.4, p.16)

    De acordo com a citação acima, é CORRETO afirmar que:
  • Questão 17494.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2010
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Ao tornar-se independente, o Brasil rompeu com tudo aquilo que prevalecera no período colonial, a exemplo do latifúndio, da monocultura e da escravidão.
  • Questão 49752.   História - Nível Superior - Advogado - UDESC - FEPESE - 2010
  • Leia o texto abaixo com atenção. 

    Dentre os pontos centrais da plataforma política do Presidente João Goulart destacavam-se: a reforma agrária, a reforma do sistema bancário, do processo eleitoral, do sistema tributário, da legislação sobre o capital estrangeiro e da remessa de lucros das multinacionais para o exterior. 

    Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o governo do Presidente João Goulart, assinale a alternativa correta.
  • Questão 25206.   História - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.

    Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.
  • Questão 54176.   História - História do Brasil - Nível Médio
  • (Cefet-PR) Alguns historiadores afirmam que as conseqüências do modelo de colonização adotado pelos portugueses para a exploração do Brasil são ainda muito perceptíveis (devastação do meio ambiente, exploração do trabalhador rural, conflitos rurais, etc). Este modelo é conhecido como plantation ou plantagem e suas principais características são:
  • Questão 54188.   História - História do Brasil - Nível Médio
  • Sobre a sociedade e cultura coloniais brasileiras, assinale a alternativa incorreta:
  • Questão 53617.   História - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga. A cidade da Idade Média é uma sociedade abundante, concentrada em um pequeno espaço, um lugar de produção e de trocas em que se mesclam o artesanato e o comércio alimentados por uma economia monetária. É também o cadinho de um novo sistema de valores nascido da prática laboriosa e criadora do trabalho, do gosto pelo negócio e pelo dinheiro.

    (Jacques Le Goff, Por amor às cidades. Adaptado)

    O trecho faz referência à cidade medieval