Questões de História para Concursos

Resolva Questões de História para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q54293.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (Fuvest-SP) A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente
  • 3 - Q54236.   História - Idade Moderna - Nível Médio - Vestibular
  • (UEMS) A Reforma religiosa do século XVI, ocorrida na Europa, significou um marco na trajetória da Cristandade. Os principais reformados foram:
  • 4 - Q23149.   História - Nível Médio - Agente de Pesquisas por Telefone - IBGE - CESGRANRIO - 2014
  • A ditadura militar teve a duração de 21 anos, de 31 de março de 1964 a 15 de março de 1985. [...] Foi o mais longo período de supressão das liberdades políticas na história republicana do Brasil.

    Revista Atualidades. São Paulo: Abril, edição 18, 2º sem. 2013, p.110.

    O ano de 1968 foi um ano emblemático desse período porque nesse ano aconteceu o seguinte conjunto de episódios:
  • 5 - Q49900.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • Leia os textos a seguir: 

    Texto I
    “A cultura Afrodescendente tem sido muitas vezes reificada, apresentada como um repertório inerte de tradições, como se não estivesse enraizada em processos culturais dinâmicos e em ambientes sociais desiguais...”.
    LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afro-descendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 39. 

    Texto II
    “A cultura e o folclore são meus / Mas os livros foi você quem escreveu... / Perseguidos sem direito nem escolas / Como podiam registrar as suas glórias / Nossa memória foi contada por vocês / E é julgada verdadeira como a própria lei / Por isso, temos registrado em toda a história / Uma mísera parte de nossas vitórias / Por isso, não temos sopa na colher / E sim, anjinhos para dizer que o lado mau é o Candomblé...”. 

    Texto III
    “O preconceito racial a que são submetidos não só os maracatuzeiros e maracatuzeiras mas toda a população negra desta cidade está oculto nas falas, nos procedimentos, nos gestos...”.

    LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afrodescendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 11. 

    Com base nos textos, analise aspectos das manifestações culturais Afro-Brasileiras em Pernambuco e assinale a alternativa CORRETA. 
  • 6 - Q54275.   História - Idade Moderna - Nível Médio - Vestibular
  • (UFPB) A Revolução Francesa (1789-1799) marca o início da chamada Idade Contemporânea. Suas realizações constituem-se nos fundamentos de nossa sociedade atual. Sobre esse evento tão importante, é correto afirmar:
  • 7 - Q36611.   História - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PE - IPAD - 2006
  • Os holandeses invadiram Pernambuco em 1630 em busca das riquezas produzidas no Brasil. A respeito do período em que o conde Maurício de Nassau esteve como governador de Pernambuco analise as afirmativas abaixo.

    1. Artistas como Franz Post e Eckhout retrataram cidades, engenhos e habitantes.
    2. As terras que produziam açúcar foram tomadas de seus donos luso-brasileiros.
    3. O esquema administrativo seguiu o modelo da metrópole holandesa.

    Está (ão) correta(s)
  • 8 - Q54265.   História - História da América - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-RJ) “Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu...”

    Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II que ocupou o trono inca em Vilacamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos Garcia.

    O relato apresenta algumas idéias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com exceção de: perioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.
  • 9 - Q18064.   História - Nível Superior - Tecnólogo de Administração - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • Sentido ! Frente, ordinário marcha!
    Feijó conclama, Tobias manda
    E na distância, desfila a marcha


    (Guilherme de Almeida, “Canção da Polícia Militar de São Paulo”)

    O que explica a referência ao nome de Tobias nessa canção?
  • 10 - Q54168.   História - Idade Média - Nível Médio
  • (UFPB) Sobre a transição da Antigüidade para a Idade Média Ocidental (séc. III-VII), é correto afirmar que se caracterizou pelo encontro cultural entre: