Questões de Concursos História

  • Questão 6744.   História - Nível Médio - Prefeitura de Congonhas MG - CONSULPLAN - 2010

  • “Sabe no futebol, quando você está naquela pressão dos minutos de acréscimo? É assim que me sinto”, disse ao G1 Efraim Zuroff, o maior caçador de nazistas do mundo, com uma risada desesperada ao telefone. Ele se referia ao pouco tempo que tem para colocar no banco dos réus alguns nazistas suspeitos — e até já condenados — por atos criminosos durante a Segunda Guerra Mundial. Na semana passada, Adolf Storms, um dos homens mais procurados por Zuroff, morreu na Alemanha, aos 90 anos. Infelizmente, muito infelizmente, ele morreu sem ser julgado”, disse o historiador.

    Sobre o Nazismo alemão do século XX, é correto afirmar:

    I. No plano econômico, o governo nazista alemão estimulou o crescimento da agricultura, da indústria de base e, sobretudo, da indústria bélica, gerando diminuição do desemprego e ignorando os termos do Tratado de Versalhes.

    II. O presidente na Alemanha era tradicionalmente chamado de Führer (guia, condutor) e Hitler assumiu este posto em vitória esmagadora alcançada em eleição popular, realizada em 1934, quando finalmente o nazismo venceu o socialismo na Alemanha.

    III. O III Reich (Terceiro Império), muito utilizado por Hitler, é a designação que se refere a uma sequência do Sacro Império Germânico, da Idade Média, e ao Segundo Império, que se estendeu da Unificação dos Estados germânicos, em 1871, à República, em 1918.

    IV. O nazismo proclamava a “superioridade biológica da raça ariana” (a que pertenceria o povo alemão), mas não a necessidade de dominar as “raças inferiores” as quais eram profundamente desprezadas, àquela época, pelo povo alemão.

    Estão corretas apenas as afirmativas:
  • Questão 17447.   História - Nível Superior - Polícia Militar PA - UEPA - 2012

  • A questão das investiduras consistiu numa disputa política entre o Papado e o Imperador do Sacro Império Romano Germânico, em meados do século X d.C, pelo direito de nomeação de sacerdotes para cargos eclesiásticos. O resultado da disputa foi a ascensão do Papa Gregório VII em 1073, antigo monge da Ordem Religiosa de Cluny, que buscava restaurar a autoridade moral da Igreja. A estratégia papal tomou como princípio: 
  • Questão 7732.   História - Nível Superior - Polícia Militar MG - BD - 2013

  • Em setembro de 1946 foi promulgada a nova Constituição, que tinha características liberais como foi o momento da consagração da máquina eleitoral do PSD. Em relação a Constituição, marque a alternativa que NÃO faz parte deste momento que antecede, gera ou faz parte da constituição.
  • Questão 9040.   História - Nível Médio - Polícia Militar PR - FAFIPA - 2013

  • Assinale a alternativa que apresenta de que forma ocorreu o processo de emancipação do Brasil.
  • Questão 18985.   História - Nível Médio - EsFCEx - EB - 2014

  • Sobre a Proclamação da República, a tradição historiográfica relaciona três questões responsáveis pela queda da monarquia: a questão servil (escravidão), a religiosa e a militar.

    Leia atentamente os itens abaixo.

    I – Segundo o regime de padroado, cabia ao imperador a escolha dos clérigos para os cargos importantes da igreja.

    II – A igreja afastou-se do governo imperial, após D. Pedro II ter ordenado aos padres afastarem-se da maçonaria.

    III – A Lei Saraiva-Cotegipe estabelecia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade, tendo um alcance extremamente positivo na luta contra a escravidão no Brasil, pois na prática colocava em liberdade imediata um grande contingente de escravos que já tinham atingido a idade.

    IV - Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel promulgou a Lei do Ventre Livre, declarando extinta a escravidão no Brasil.

    V - O Exército Brasileiro tomou consciência de sua importância após a guerra do Paraguai.

    Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características corretas.
  • Questão 18795.   História - Nível Superior - EsFCEx - EB - 2012

  • Sobre o trabalhismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

    I. Foi uma política restrita ao Partido Trabalhista Brasileiro, que via na sua prática a saída para a implementação de reformas sociais e econômicas.
    II. O trabalhismo, apesar do seu aporte paternalista, correspondeu a um programa de reformas sociais, nacionalistas e desenvolvimentistas.
    III. Constituiu-se em uma doutrina cujas características podem ser sintetizadas em um projeto de cidadania bastante específico, no qual se misturaram elementos da social-democracia e do assistencialismo do governo
  • Questão 8935.   História - Nível Superior - AL SP - FCC - 2010

  • Prestando a devida attenção a certos symptomas de um plano de insurreição de escravos, que receavam os proprietarios do oeste da provincia, e que se dizia concertado para o dia 24 de dezembro, tomei as medidas preventivas que me pareceram necessarias, de modo que não se realizou aquelle intento criminoso. Essas foram observações de João Alfredo Correia de Oliveira, ao apresentar à Assembleia Legislativa Provincial, em 15 de fevereiro de 1886, o relatório de suas atividades como presidente da Província. Dois anos depois, cumprindo a mesma formalidade perante o poder legislativo, o presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves constatava: A fuga em massa dos escravos de varias fazendas ameaça em certas localidades da Provincia a ordem publica, alarmando os proprietários e as classes productoras. Tais referências correspondem
  • Questão 17444.   História - Nível Superior - Polícia Militar PA - UEPA - 2012

  • A democracia ateniense, surgida nesta pólis grega a partir do século V a.C., significou considerável reorientação da vida política local. A principal característica da nova ordem política correspondeu:
  • Questão 18136.   História - Nível Médio - Polícia Militar ES - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Sob o ponto de vista econômico, a Revolução Industrial inaugura a história contemporânea.
  • Questão 8931.   História - Nível Superior - AL SP - FCC - 2010

  • No relatório que o ministro do Império José Inácio Borges submeteu à apreciação da Assembleia Geral Legislativa, em 1836, referiu-se às assembleias provinciais nos seguintes termos: Com quanto estes Corpos deliberantes tenhão preenchido a expectação da Nação, pelo que respeita a providencias, e remedios locaes, que nem a Assembléa geral, nem o Governo central poderião acautelar, com tudo algumas tem exorbitado das raias que lhes marcou o Acto Addicional das reformas á Constituição, legislando sobre materias, que aquelle Acto não lhes confiou.
    A observação alude