Questões de História para Concursos

Resolva Questões de História para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 36613.   História - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PE - IPAD - 2006
  • O processo de independência do Brasil culminou em 1822 e pode-se dizer que este movimento
  • Questão 49906.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PE - UPENET - 2016
  • Com relação ao tipo de organização social predominante entre os grupos indígenas que habitavam o litoral do atual estado de Pernambuco no momento dos primeiros contatos com os europeus, assinale a alternativa CORRETA
  • Questão 18144.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2009
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O fim da URSS não alterou o sistema de poder existente no mundo.
  • Questão 49287.   História - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • É preciso levar em consideração algumas atitudes, se queremos construir um mundo de tolerância, tais como:

    I. Compreender o Ensino religioso como uma área de conhecimento interdisciplinar, tanto na execução curricular quanto na avaliação. Adotar a perspectiva da diversidade religiosa de modo articulado com outras dimensões de Cidadania e, desse modo, na Escola, articulando vários componentes curriculares: História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura etc.
    II. Conhecer as religiões, as diversas expressões de religiosidade, de um modo contextualizado, cotejando informação e realidade, de modo a que o(a) educando(a) e, inclusive, o(a) educador(a) conheça(m) as próprias crenças e as situem em relação a outras, com base no princípio do valor histórico-cultural de cada uma, promovendo o sentido da tolerância e do convívio respeitoso com o diferente.
    III. Evitar estudos sobre as religiões como fenômenos presentes em diversas culturas, porque cada religião deve se limitar a guardas as suas próprias tradições, vinculadas, por sua vez, somente às identidades dos grupos sociais e das pessoas.
    IV. Promover o entendimento do conhecimento como aprendizado da dignidade humana, própria e do outro. Promover a construção de uma convivência fraterna, mediante diálogo ecumênico e inter-religioso, em que o respeito às diferenças tem por base um compromisso moral e ético.

    Assinale a alternativa correta:
  • Questão 7554.   História - Nível Médio - Técnico Judiciário - TJ SC - BD - 2011
  • Foi o mais longo movimento de revolta civil brasileira. Eclodiu na província do Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 a 1845. Foi um movimento de revolta promovida pelos ricos estancieiros gaúchos, denominação dada aos proprietários de grandes fazendas criadoras de gado na região. Os interesses econômicos desta classe dominante estão entre as principais causas do movimento, que teve como um de seus objetivos separar-se politicamente do Brasil.

    O texto acima se refere:
  • Questão 4892.   História - Nível Médio - Sargento do Exército - EsSA - EB - 2013
  • Assinale a alternativa que NÃO foi um efeito apresentado pelo “Plano Real” durante os governos do presidente Fernando Henrique Cardoso.
  • Questão 17450.   História - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • Facismo e Nazismo foram movimentos políticos que ascenderam ao poder na Itália e na Alemanha dos anos 1920-30 no contexto da depressão econômica do entre-guerras. O clima de radicalismo de direita foi possível nestes países por conta da(o):
  • Questão 41935.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • Já liderado em grande parte por trabalhadores socialistas e comunistas, o movimento operário vinha se organizando desde a década de 20. No início dos anos 30, tendo a seu favor a ‘liberalização’ resultante da divisão das classes dominantes, os trabalhadores puderam atuar com maior liberdade e vigor. Greves e protestos foram realizados nas cidades mais importantes, em torno das principais reivindicações: melhores condições de vida e de trabalho, elevação dos salários, regulamentação do trabalho, entre outras(...). [Getúlio Vargas] tinha pois, fortes motivos para intervir nos assuntos ligados ao trabalho.

    Assinale a alternativa que apresenta um objetivo dessa intervenção.
  • Questão 31083.   História - Nível Superior - Professor de História - SEDUC RO - FUNCAB - 2013
  • A Revolução Francesa extinguiu a sociedade do Antigo Regime, típica dos tempos modernos, que se caracterizava por ser: