Questões de Geografia para Concursos

Resolva Questões de Geografia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 52790.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2018
  • As sucessivas crises no abastecimento de energia elétrica no Brasil, ocorridas nos anos de 2001 e 2009, fizeram com que o governo brasileiro investisse em projetos para a solução dos problemas relacionados à produção e distribuição de energia elétrica no País. Dentre as principais ações governamentais para superar essa problemática, podem-se destacar:

    I- a construção de novas usinas hidrelétricas, com prioridade para as usinas de grande porte e com grandes reservatórios, sobretudo no Sudeste, a fim de aumentar a geração de energia elétrica na Região de maior demanda energética do País.
    II- a interligação do sistema de transmissão de energia elétrica entre as regiões do País, de modo a permitir o direcionamento de energia das usinas do Sul e do Norte para as demais regiões nos momentos de pico no consumo.
    III- a expansão do parque nuclear brasileiro, visando não apenas a ampliar a oferta de energia elétrica, mas também a honrar os compromissos assumidos pelo País no Acordo de Quioto, não obstante as polêmicas existentes em torno do programa nuclear brasileiro.
    IV- a instalação de novas usinas termelétricas movidas a carvão mineral, as quais, aproveitando-se da abundante produção carbonífera de alto poder calorífico do País, geram energia mais barata que a gerada pelas usinas hidrelétricas.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  • 2 - Questão 52988.   Geografia - Globalização - Nível Médio
  • Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

    REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).

    A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:
  • 3 - Questão 17469.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2010
  • Considerando a geografia política do mundo atual, notadamente no que concerne aos aspectos econômicos característicos da ordem mundial vigente, julgue os itens seguintes.

    O termo globalização é comumente usado para definir a realidade mundial contemporânea, que, a partir da economia, apresenta crescente interdependência de mercados, empresas, instituições e governos.
  • 4 - Questão 16748.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar CE - CESPE - 2008
  • Ocorreu uma revolução na economia do Ceará com a criação do distrito industrial de Maracanaú, há pouco mais de 40 anos. Hoje, Maracanaú é o mais importante pólo industrial do estado e considerado o segundo colocado no ranque de arrecadação do ICMS. Reúne cerca de 100 empresas em áreas diversificadas de atuação, como têxtil, metalúrgica e mecânica, indústria de papel e papelão, empresa de fabricação de material elétrico, químico, de vestuário e calçados e serviços de construção.

    Internet: www. maisceara. com. br (com adaptações).
  • De acordo com as informações apresentadas nos textos, a maior parte da população ativa do Ceará está empregada no setor primário da economia.
  • 5 - Questão 53018.   Geografia - Nível Fundamental - Aluno do Colégio Naval - Colégio Naval - MB - 2018
  • A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.

    Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. -1. ed. - São Paulo: Escala Educacional, 2016. - (Coleção Geografia e Transformação; v. 2, p. 115)

    Sobre a realidade que envolve a exploração mineral no Brasil, é correto afirmar que
  • 6 - Questão 43013.   Geografia - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar MA - FGV - 2012
  • Atualmente, as bacias hidrográficas vêm sendo adotadas como unidades de planejamento ambiental. As bacias limítrofes, compostas por rios que atravessam limites político-administrativos, representam um desafio para a gestão integrada dos recursos hídricos.

    Sobre as bacias limítrofes maranhenses, assinale a afirmativa correta. 
  • 7 - Questão 45213.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Julgue (C ou E) o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
     
    A construção de Brasília como nova capital brasileira, a partir de 1956, foi motivada, entre outros aspectos, pelo crescimento da indústria automobilística, pelo protagonismo do capital financeiro na economia e pela emergência das cidades do campo na região Centro-Oeste.
  • 8 - Questão 17624.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Sobre o efeito de continentalidade é correto afirmar:
  • 9 - Questão 49284.   Geografia - Nível Fundamental - Secretário Auxiliar - MPE GO - 2017
  • A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico.

    Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:
  • 10 - Questão 52993.   Geografia - Globalização - Nível Médio
  • Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que: