Questões de Geografia para Concursos

Resolva Questões de Geografia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q18784.   Geografia - Nível Superior - Aluno - EsFCEx - EB - 2012
  • A urbanização brasileira diferencia-se, em vários aspectos, da urbanização dos países Centrais. Analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) No Brasil o setor secundário ultrapassou rapidamente o setor terciário.
    ( ) Nos países Centrais, o campo se transformou ao mesmo tempo em que a cidade.
    ( ) Nos países Centrais, as cidades foram espaços de lutas intensas de movimentos sociais.
    ( ) A modernização do Campo Brasileiro antecedeu à industrialização.
  • 2 - Q17630.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Sobre a composição interna da Terra é incorreto afirmar:
  • 3 - Q11479.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • Sobre as vias de circulação e suas interferências, no espaço econômico dos países, pode-se afirmar que:

    I) apesar da tendência de forte crescimento do modal rodoviário em países de dimensões continentais, as ferrovias continuam a deslocar parcela significativa das cargas.

    II) os elevados custos de deslocamento por via aérea fazem com que o volume e o valor monetário das mercadorias transportadas sejam desprezíveis em relação ao transportado pelos demais modais de transporte.

    III) a fim de aumentar a velocidade e reduzir os custos de deslocamento, observa-se que os sistemas de transporte modernos caracterizam-se pela complementariedade entre os diferentes modais de transporte.

    IV) a rugosidade espacial representada por ferrovias arcaicas, que dão acesso aos portos de um país, reduz o poder de consumo de sua população.

    V) a opção do governo brasileiro pelo transporte rodoviário justifica-se pelo fato de as ferro- vias e hidrovias serem lentas e inadequadas para o transporte de cargas a longas distâncias.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  • 4 - Q32687.   Geografia - Geografia Física - Nível Superior - Geografia - DER CE - UECE CEV - 2016
  • O mecanismo de formação das dobras tectônicas onde há o encurtamento das camadas perpendicularmente à superfície axial das dobras, preservando a espessura e o comprimento das mesmas, acompanhado pelo deslizamento entre as camadas, de forma análoga ao que ocorre em cartas de baralho quando flexionadas é denominado
  • 6 - Q17460.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • A segunda metade do século XX é marcada pelo conflito que dividiu o mundo em dois: Guerra fria, como ficou conhecido, ou conflito Leste-Oeste. Como iniciativa das principais potências envolvidas no conflito aponta-se:
  • 7 - Q45221.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  •       Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.
     
    Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).
    Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.
     
    O crescimento demográfico mundial apresenta uma face perversa: se, por um lado, há crescimento vegetativo motivado pelas melhores condições de vida em países pobres, por outro, a expectativa de vida ainda continua relativamente baixa em países como o Brasil, a China e a Índia, descompasso justificado por aspectos como a violência e as doenças crônicas.
  • 8 - Q32690.   Geografia - Urbanização - Nível Superior - Geografia - DER CE - UECE CEV - 2016
  • O Brasil é um país de grandes dimensões e de grande diversidade cultural que ainda apresenta grandes desigualdades urbanas regionais. Atente ao que se diz sobre o processo de urbanização no Brasil.

    I. Alguns dos primeiros centros urbanos do Brasil surgiram no século XVI, ao longo do litoral, em razão da produção do açúcar.
    II. No século XIX, a produção de café foi um dos mais importantes eventos no processo de urbanização do Brasil.
    III. A maioria das grandes metrópoles brasileiras não apresenta grandes problemas sociais e ambientais.

    Está correto o que se afirma apenas em
  • 9 - Q52986.   Geografia - Globalização - Nível Médio
  • Considerando o enunciado, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

    “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”
    SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.