Questões de Geografia para Concursos

Resolva Questões de Geografia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q32682.   Geografia - Geografia Econômica - Nível Superior - Geografia - DER CE - UECE CEV - 2016
  • O IPCA é medido pelo IBGE entre os dias 01 e 30 de cada mês. É considerado um dos mais importantes índices que medem a inflação do País. A sigla IPCA, corresponde a
  • 2 - Q17627.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • No início de 1945, antes do término oficial da Segunda Guerra Mundial, os vencedores – Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido – realizaram duas conferências: a Conferência de Yalta e de Postdam. Sobre os objetivos da Conferência de Yalta é correto afirmar:
  • 3 - Q17466.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar ES - CESPE - 2010
  • Considerando a geografia política do mundo atual, notadamente no que concerne aos aspectos econômicos característicos da ordem mundial vigente, julgue os itens seguintes.

    Na América Latina, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) tenta afirmar-se, mas a recente decisão argentina de se afastar desse bloco aponta para o seu enfraquecimento, prenúncio de seu efetivo colapso.
  • 4 - Q15151.   Geografia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014
  • Em relação à gestão de resíduos sólidos, analise as afirmativas abaixo:

    1. A gestão de resíduos sólidos requer a compreensão e o entendimento da geração, armazenamento, coleta, transporte, processamento e disposição final.
    2. A problemática dos resíduos sólidos vem se agravando na maioria dos países devido ao aumento populacional e ao acentuado crescimento urbano que, associados à evolução dos costumes, criação ou mudanças de hábitos, melhoria do nível de vida, desenvolvimento industrial e o crescente acesso a produtos industrializados, trazem como consequência o aumento da geração de resíduos sólidos no campo e nas cidades.
    3. A coleta e o reaproveitamento de vasilhames de bebidas representa uma forma de recuperação direta (reuso se usada para o envase do mesmo tipo de bebida e reutilização, se usada para envase de outro produto).
    4. Os resíduos sólidos demandam uma gestão adequada para minorar seu impacto ao ambiente e à saúde pública.

    Estão CORRETAS
  • 6 - Q45212.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Julgue (C ou E) o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
     
    A história do desenvolvimento da produção de energia e da logística no país, atrelada à história da formação territorial nacional, resulta na produção de espacialidades técnicas, notoriamente, na denominada Região Concentrada brasileira.
  • 7 - Q52990.   Geografia - Globalização - Nível Médio
  • Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:
  • 8 - Q7330.   Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2012
  • Leia o texto.

    Historicamente, o mundo insistiu em ignorar o Haiti e sua grandeza. Ao embargo político e intelectual secular – como definir de outra forma o ostracismo ao qual foi relegado o Haiti após sua vitoriosa revolução que culminou com sua independência em 1804? – sucederam-se intervenções e ocupações que sempre procuraram negar aos haitianos o sentimento do orgulho dos seus feitos; e, por fim, o golpe de misericórdia, a imposição de uma agenda ditada pela Guerra Fria, que, entre os anos 1950 e 1980, destruiu o Estado haitiano, fragilizou suas instituições, criminalizou os movimentos sociais e arrebentou seu sistema econômico. Não foi a interferência americana que destruiu o plantio de milho e interrompeu as conexões existentes entre o camponês, os fornos e os consumidores? Ou outra intervenção que promoveu a eliminação do porco crioulo, base econômica de famílias? Ou o embargo internacional que promoveu o golpe final nas reservas florestais impondo o uso indiscriminado de carvão vegetal? Diante da fúria da natureza não cabe outro sentimento que o de uma frustração que deita raízes numa história profunda e que subitamente pode ganhar cor: o mundo dos brancos nos destruiu; o mundo dos brancos diz que quer fazer alguma coisa, mas o que faz, além de nutrir seus telejornais com fotos miseráveis que só fazem alimentar a satisfação autocentrada dos países ditos ocidentais?

    (Omar Ribeiro Thomaz, “O Haiti já estava de joelhos, agora está prostrado”, Folha de S.Paulo, 14.01.2010. Adaptado)

    A partir do texto, é correto concluir que
  • 9 - Q48656.   Geografia - Nível Superior - Procurador - Lemeprev SP - IDECAN - 2012
  • Operários da Usina de Belo Monte, em Altamira (PA), iniciaram nesta segunda-feira (23) uma paralisação por melhores condições de trabalho. O ato é pacífico. A categoria fechou o principal acesso aos cinco canteiros de obras da usina, no km 27 da Rodovia Transamazônica. O estado de greve dos trabalhadores começou na última quinta-feira. Eles querem aumento do valor da cesta básica, que hoje é de R$ 95, e a diminuição do intervalo entre os períodos de folga. Hoje, os trabalhadores têm direito a sair para ver a família de seis em seis meses.

    (http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/04/trabalhadores-param-atividades-nos-canteiros-de-belo-monte.html)

    Em que importante via fluvial está sendo construída a Usina de Belo Monte?