Questões de Geografia para Concursos

Resolva Questões de Geografia para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 11479.   Geografia - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2013
  • Sobre as vias de circulação e suas interferências, no espaço econômico dos países, pode-se afirmar que:

    I) apesar da tendência de forte crescimento do modal rodoviário em países de dimensões continentais, as ferrovias continuam a deslocar parcela significativa das cargas.

    II) os elevados custos de deslocamento por via aérea fazem com que o volume e o valor monetário das mercadorias transportadas sejam desprezíveis em relação ao transportado pelos demais modais de transporte.

    III) a fim de aumentar a velocidade e reduzir os custos de deslocamento, observa-se que os sistemas de transporte modernos caracterizam-se pela complementariedade entre os diferentes modais de transporte.

    IV) a rugosidade espacial representada por ferrovias arcaicas, que dão acesso aos portos de um país, reduz o poder de consumo de sua população.

    V) a opção do governo brasileiro pelo transporte rodoviário justifica-se pelo fato de as ferro- vias e hidrovias serem lentas e inadequadas para o transporte de cargas a longas distâncias.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
  • Questão 2878.   Geografia - Nível Médio - Soldado PM voluntário - Polícia Militar SP - VUNESP
  • A questão está relacionada à paisagem.


    Analisando a imagem, pode-se afirmar que o Pantanal destaca-se pelo fato de
  • Questão 7729.   Geografia - Nível Superior - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MG - BD - 2013
  • "A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico.”

    De acordo com esse conceito, marque a alternativa CORRETA que caracteriza a ideia de desenvolvimento sustentável.
  • Questão 42840.   Geografia - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar ES - CESPE - 2011
  • O Brasil não difere da maioria dos outros países no que diz respeito às desigualdades sociais. Superar o abismo entre muito ricos (poucos) e extrema pobreza (muitos) ainda é o principal desafio social no cenário mundial. Tal discrepância gera fatos, fenômenos e situações concretas no contexto das sociedades, todos facilmente percebidos, pois estão materializados na estrutura urbana, no campo e nas empresas, entre outros. Com relação a esse tema, julgue o próximo item.

    O processo de favelização indica, de modo concreto, os problemas da segregação social em ambientes urbanos, os quais decorrem da falta de planejamento urbano e de oferta, à população de baixa renda, de áreas de moradia adequadas.
  • Questão 32699.   Geografia - Nível Médio - Geografia - DER CE - UECE CEV - 2016
  • A técnica que utiliza sensores para captação e registro a distância, sem contato direto, da energia refletida ou absorvida pela superfície terrestre é conhecida como
  • Questão 15768.   Geografia - Nível Médio - Aluno Oficial - APMBB - VUNESP - 2012
  • Em relação à ocorrência de terremotos e tsunamis, é correto afirmar que os
  • Questão 18901.   Geografia - Nível Superior - Oficial do Exército - EsFCEx - EB - 2014
  • O próximo item deve ser respondido com base no texto abaixo.

    A energia eólica é obtida do movimento dos ventos e das massas de ar, que por sua vez resultam das diferenças de temperaturas existentes na superfície da Terra. Trata-se de uma forma limpa e renovável de obtenção de energia que está disponível em muitos lugares do planeta. No Brasil, as usinas eólicas são viáveis onde a velocidade média dos ventos é superior a 6m/s.
                                                                                                                          (Adaptado de: SENE, 2010, p. 502) 
    Com base nas informações do texto acima e em seus conhecimentos sobre geração de energia no Brasil é correto afirmar que as áreas mais favoráveis e com o maior potencial eólico disponível e instalado encontra-se na Região:
  • Questão 17609.   Geografia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PA - UEPA - 2012
  • Ações governamentais e decisões empresariais privadas instituídas a partir dos anos de 1960 possibilitaram a integração de novas áreas ao espaço econômico nacional. Esta integração ocorreu especialmente em direção à (s) Região (Regiões):