Questões de Química para Concursos

Resolva Questões de Química para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 35122.   Química - Nível Fundamental - Assistente de Laboratório - IFBA - FUNRIO - 2016
  • Considere as afirmativas abaixo e depois responda:

    I. Para o preparo de uma solução a 10% de cloreto de sódio (NaCl) em água é necessário dissolver exatos 10g de NaCl em exatos 100 mL de água;
    II. Uma solução 1N de NaCl pode ser preparada pela dissolução de 1 equivalente-grama de NaCl em 100 mL de solução;
    III. Uma solução 5 Molar de NaCl deve conter 5 moles do soluto em 100 do solvente.
  • 2 - Questão 25690.   Química - Nível Médio - Operador de Utilidades Têxtil Pleno - CITEPE - CESGRANRIO - 2011
  • Para o funcionamento adequado dos sistemas de refrigeração, faz-se necessário o tratamento da água de refrigeração contra a ocorrência de escamas, incrustações e a corrosão do equipamento. Os sais, os sólidos e a matéria orgânica em suspensão, dissolvidos na água de resfriamento, são fatores que contribuem para a formação de um meio favorável à proliferação de algas, bactérias e fungos, que, por sua vez, prejudicam não só a operação da torre de resfriamento mas também o desempenho térmico da rede de trocadores de calor. A formação de algas e fungos pode provocar a queda de eficiência, deformação e desprendimento do recheio da torre de resfriamento.

    Nesse contexto, os principais parâmetros de controle da qualidade da água de refrigeração trabalhando em sistemas de passagem únicos ou de recirculação são:
  • 3 - Questão 42623.   Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • As propriedades físicas dos sólidos moleculares estão relacionadas com as energias das forças que atuam entre as suas moléculas. Os sólidos moleculares podem ser amorfos ou cristalinos e apresentar diferentes viscosidades e resistências ao choque.
    Compostos como a sacarose (C12H22O11), o benzeno e a benzofenona (C6H5COC6H5 ) formam sólidos moleculares e a ordem crescente de suas temperaturas de fusão é
  • 4 - Questão 18358.   Química - Nível Fundamental - Aprendiz Marinheiro - Marinha do Brasil - MB - 2014
  • Na tabela periodica estao organizados os elementos quimicos. Assinale a opção que apresenta o grupo com maior quantidade de elementos quimicos, de acordo com suas propriedades fisicas.
  • 5 - Questão 11025.   Química - Nível Superior - Professor - SEDUC RJ - CEPERJ - 2013
  • Uma empresa de bebidas anunciou o recall de 96 embalagens de um suco de maçã que foram envasadas com solução de hidróxido de sódio a 2,5% em massa (densidade aproximadade 1,0 g/cm3 ). A empresa informou que o conteúdo pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido. De acordo com essas informações, o pH da solução que foi envasada no lugar do suco equivale, aproximadamente, a

    Dado: log 0,625 = – 0,2
  • 6 - Questão 24955.   Química - Nível Médio - ENEM - INEP - 2015
  • Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa.

    SANTANA, V. M. S. A leitura e a química das substâncias. Cadernos PDE. Ivaiporã: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado).

    Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado pode
  • 7 - Questão 42816.   Química - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  •      Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

    KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

    Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
  • O KNO3 é um sal que tem as características de um composto iônico, apesar de apresentar ligações covalentes na sua estrutura. 
  • 9 - Questão 42625.   Química - Nível Superior - Professor de Química - SEDUC PE - FGV - 2016
  • O ácido benzoico foi descoberto no século XVI e recebeu esse nome por ter sido extraído do benjoeiro.
    Em 1875, Salkowski verificou que esse ácido atua como fungicida e, desde então, o ácido benzoico vem sendo usado como germicida na preservação de alimentos e como adjuvante farmacológico anti-fúngico, normalmente em concentrações que variam entre 0,05 a 0,15%. Trata-se de um composto de fórmula molecular C7H6O2 (massa molar = 122 g.mol -1 ) pouco solúvel em água.
    Em uma solução aquosa, comporta-se como um ácido fraco, com pKa = 4.
    Uma solução aquosa de ácido benzoico em concentração 0,12% (m/v) apresenta pH aproximadamente igual a