Questões de Química para Concursos

Resolva Questões de Química para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q45030.   Química - Nível Superior - Pesquisador em Propriedade Industrial - INPI - CESPE - 2009
  • Alguns materiais nanocompósitos poliméricos apresentam estrutura híbrida, caracterizada pela combinação de substâncias inorgânicas — por exemplo, argilominerais, principalmente argilas bentoníticas — e uma matriz polimérica termoplástica — por exemplo, poliestireno, polimetacrilato de metila, polietileno. Nesse sentido, julgue o item seguinte, a respeito das formas de dispersão de argilas montmorilonitas (MMT).

    A produção de materiais nanocompósitos via processo de intercalação por fusão é caracterizada pela fusão da resina polimérica pela ação de calor e dispersão da argila pela mistura do material fundido com um argilomineral.
  • 2 - Q43395.   Química - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar GO - FUNRIO - 2016
  • Observe as características a seguir.• Ambiente ocupado por uma fumaça densa.

     • Devido ao aumento de pressão interna, os gases saem por todas as aberturas, em forma de lufadas.
     • Calor intenso faz com que os combustíveis liberem vapores combustíveis.

    Essas características particulares são relativas à seguinte fase de incêndio:
  • 3 - Q25689.   Química - Nível Médio - Operador de Utilidades Têxtil Pleno - CITEPE - CESGRANRIO - 2011
  • Para se fazer a remoção de carbonato de cálcio e óxidos de ferro em trocadores de calor, caldeiras, tubulações e camisas de reatores, são empregados desincrustantes à base de ácidos e inibidores altamente eficazes contra o ataque ao metal base.

    As concentrações indicadas e o tempo de tratamento vão depender do(a)
  • 4 - Q42814.   Química - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  •      Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

    KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

    Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
  • Para gerar 1 mol de K2S é necessário pelo menos 1 mol de S, 3 mols de CO2 e 2 mols de KNO3, considerando-se um rendimento de 100% para a reação.
  • 5 - Q42979.   Química - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar PA - CONSULPLAN - 2016
  • Em 1869, trabalhando independentemente, dois cientistas – Julius L. Meyer, na Alemanha (baseando‐se principalmente em propriedades físicas) e Dimitri I. Mendeleyev, na Rússia (baseando‐se principalmente em propriedades químicas) – propuseram tabelas semelhantes para a classificação dos elementos químicos. Sobre as propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos químicos analise as afirmativas a seguir. 

    I. Com relação à afinidade eletrônica, a ordem correta é P > Se > Na > Cu.
    II. Um metal alcalino terroso do terceiro período apresenta menor raio atômico do que um metal do quinto período e do mesmo grupo. 
    III. A primeira energia de ionização dos elementos decresce de cima para baixo num grupo ou família.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • 6 - Q52652.   Química - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2018
  • No ano de 2018, os alunos da EsPCEx realizaram, na aula prática de laboratório de química, um estudo sobre revestimento de materiais por meio da eletrólise com eletrodos ativos, visando ao aprendizado de métodos de proteção contra corrosão. Nesse estudo, eles efetuaram, numa cuba eletrolítica, o cobreamento de um prego, utilizando uma solução de sulfato de cobre II e um fio de cobre puro como contra-eletrodo. Para isso, utilizaram uma bateria como fonte externa de energia, com uma corrente contínua de intensidade constante de 100 mA e gastaram o tempo de 2 minutos. Considerando-se não haver interferências no experimento, a massa aproximada de cobre metálico depositada sobre o prego foi de

    Dados: massa molar do cobre = 64 g · mol-1 ; 1 Faraday = 96500 C · mol-1
  • 7 - Q25213.   Química - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • Uma carreta especial para transporte de substâncias corrosivas tombou na descida da Serra das Araras. Como consequência desse acidente, houve derramamento de ácido sulfúrico. Sabe-se que esse ácido é neutralizado com CaO.

    Considerando que a concentração do ácido derramado é de 98,00 % peso por peso e sua densidade é de 1,84 g/mL, calcule a massa aproximada de CaO necessária para neutralizar 1000 L do ácido derramado.
  • 8 - Q42000.   Química - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • A água para consumo humano utilizada no nosso cotidiano conduz corrente elétrica. Este fato  ocorre porque a água