Questões de Sociologia para Concursos

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  • Questão 16566.   Sociologia - Nível Médio - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar AL - CESPE - 2012
  • A respeito de alguns aspectos de teorias sociológicas, assinale a opção correta.
  • Questão 25056.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

    Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

    BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

    A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
  • Questão 6097.   Sociologia - Nível Médio - Soldado PM - Polícia Militar RJ - 2010
  • No Brasil, o reconhecimento dos direitos humanos ainda é muito restrito.

    Marque a única situação em que podemos considerar que existe o reconhecimento de direitos humanos.
  • Questão 17660.   Sociologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Considere as afirmativas abaixo: 

    I - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social.
    II - Segundo Durkheim, o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
    III - A educação na visão de Max Weber objetiva transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. 

    Assinale a alternativa correta:
  • Questão 11131.   Sociologia - Nível Médio - Aluno Oficial - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • Quais são as consequências sociais das transformações no mundo do trabalho nas últimas décadas, marcadas pela intensa racionalização, a introdução de novas tecnologias e flexibilização das relações de trabalho?
  • Questão 53660.   Sociologia - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2017
  • De um ponto de vista científico (sociológico), Cultura pode ser entendida como: 
  • Questão 15765.   Sociologia - Nível Médio - Aluno Oficial - APMBB - VUNESP - 2012
  • O conceito de cidadania se consolidou durante a Revolução Francesa, associado aos direitos da burguesia. Cidadão era então o burguês (proprietário dos bens de produção) do sexo masculino e habitante da cidade. Como decorrência das lutas sociais, o conceito se ampliou para se vincular à questão dos Direitos Humanos – a mais formidável conquista social da humanidade, expressa na famosa Declaração da O.N.U. em 1948. Como consequência dessa ampliação, pode-se afirmar que
  • Questão 17655.   Sociologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Sobre o conceito de cultura é incorreto afirmar:
  • Questão 16598.   Sociologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AL - CESPE - 2012
  • No período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, vigeu no Brasil a Primeira República, cujo colapso foi oficializado pela Revolução de 1930, a qual deu origem à Era Vargas (1930-1945). O regime republicano instituído no Brasil, surgido de um golpe de Estado protagonizado por militares do Exército, foi caracterizado por muitos como a negação do próprio conceito de República. Entre os aspectos mais característicos dessa primeira etapa da República brasileira incluem-se