Questões de Sociologia para Concursos

Resolva Questões de Sociologia para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 6099.   Sociologia - Nível Médio - Soldado PM - Polícia Militar RJ - BD - 2010
  • Em 2001, o Ministério do Trabalho descobriu que um de seus programas sociais mais relevantes, o seguro-desemprego, benefício concedido por até cinco meses a trabalhadores demitidos sem justa causa, tinha um ralo graúdo. Em três anos, foram desviados pelo menos 220 milhões de reais do programa.

    Veja on-line, Edição 1.688, de 21 de fev. de 2001.

    Quanto a esse acontecimento, podemos afirmar que
  • Questão 25056.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

    Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

    BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

    A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
  • Questão 16566.   Sociologia - Nível Médio - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar AL - CESPE - 2012
  • A respeito de alguns aspectos de teorias sociológicas, assinale a opção correta.
  • Questão 30304.   Sociologia - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - COREN PE - IPAD - 2010
  • Marx criou sua leitura sobre classes sociais no século XIX, numa Inglaterra povoada por desigualdades e problemas sociais. Apesar da distância espacial e temporal, as análises de Marx continuam válidas, já que hoje ainda vivemos problemas semelhantes. Assim, qual das alternativas abaixo não apresenta um fator que contribuiu para as desigualdades de classe?
  • Questão 17660.   Sociologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014
  • Considere as afirmativas abaixo: 

    I - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social.
    II - Segundo Durkheim, o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
    III - A educação na visão de Max Weber objetiva transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. 

    Assinale a alternativa correta:
  • Questão 11129.   Sociologia - Nível Médio - Aluno Oficial - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • Por que entre os animais só existe sociedade, e não existe cultura?
  • Questão 53601.   Sociologia - Nível Superior - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2018
  • Frequentemente, em nosso país, escolas de ensino fundamental e médio enfrentam sérias dificuldades para oferecer boas condições de ensino a seus alunos. Essa situação, decorrente de diversas causas sociais, financeiras e políticas, constitui um grave problema devido a suas várias implicações sociais, especialmente a longo prazo. Considerando tal problema, assinale a alternativa correta.
  • Questão 25055.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.

    Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).

    A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é
  • Questão 15764.   Sociologia - Nível Médio - Aluno Oficial - APMBB - VUNESP - 2012
  • A eleição de Dilma Roussef – primeira mulher a chegar à presidência da República no Brasil – contribui para fazer crescer o respeito pelas mulheres, diminuindo preconceitos machistas e despertando para a melhoria das relações de gênero no país. Para compreender a importância dessa reflexão, é preciso um conhecimento exato sobre o conceito de gênero, que pode ser assim expresso:
  • Questão 25053.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.

    J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).

    Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de