Questões de Concursos Sociologia

  • Questão 30304.   Sociologia - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - COREN PE - IPAD - 2010

  • Marx criou sua leitura sobre classes sociais no século XIX, numa Inglaterra povoada por desigualdades e problemas sociais. Apesar da distância espacial e temporal, as análises de Marx continuam válidas, já que hoje ainda vivemos problemas semelhantes. Assim, qual das alternativas abaixo não apresenta um fator que contribuiu para as desigualdades de classe?
  • Questão 30305.   Sociologia - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - COREN PE - IPAD - 2010

  • As cidades modernas formam um contexto bastante complexo devido à diversidade de pessoas reunidas em um mesmo espaço. Nestes locais, as pessoas têm que conviver com diversos problemas, como desemprego, subemprego, violência urbana, congestionamento de trânsito... A este respeito, qual das alternativas traz uma relação correta entre o problema citado e um exemplo real?
  • Questão 30306.   Sociologia - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - COREN PE - IPAD - 2010

  • Um dos temas mais recorrentes nas discussões atuais é o meio-ambiente e a necessidade de conservar e preservar a natureza. Neste sentido, algumas ações foram promovidas como forma de favorecer a conservação e a preservação. NÃO podemos citar como exemplo destas ações
  • Questão 25052.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.

    HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

    Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)
  • Questão 25053.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.

    J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).

    Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de
  • Questão 25054.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)

    Art. 1° - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.

    Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931.

    Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização
  • Questão 25055.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.

    Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).

    A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é
  • Questão 25056.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

    Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

    BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

    A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
  • Questão 25057.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém.

    Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

    A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de
  • Questão 17654.   Sociologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014

  • Sobre a coerção social é correto afirmar: