Questões de Pedagogia para Concursos

Resolva Questões de Pedagogia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 45600.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDUC AM - CESPE - 2011
  • Julgue o item abaixo, referente à educação no contexto da modernidade.

    Na sociedade contemporânea, a inserção da escola no contexto da modernidade implica, entre outros desafios, o exercício habitual da democracia como prática, o desenvolvimento de conteúdos relacionados à realidade cotidiana dos alunos e o envolvimento da comunidade em suas atividades.
  • Questão 45579.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEDUC AM - CESPE - 2011
  • Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

    Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.
  • Questão 42575.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - SEDUC GO - CS-UFG - 2010
  • O projeto político-pedagógico é o plano global da instituição, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade (Vasconcellos, 2002). Nesse sentido, ele é
  • Questão 7456.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - UFPE - COVEST COPSET - 2010
  • Ao se estudar as teorias do comportamento humano, aprende-se que a motivação é o que impulsiona o indivíduo a atingir seus objetivos e suprir suas necessidades. Assinale a alternativa que registra essas necessidades em ordem hierárquica.
  • Questão 8602.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Infantil - IBC - AOCP - 2013
  • Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O programa de intervenção precoce deve contemplar todas as áreas do desenvolvimento integral, mediante ações transdisciplinares interligadas, tendo em vista atingir, entre outros, os seguintes objetivos:

    I. interação e comunicação na família e escola.

    II. desenvolvimento psicoafetivo e social.

    III. otimização das funções visuais básicas (baixa visão).

    IV. potencialização do desenvolvimento sensório-motor e perceptivo.

    V. ativação das funções cognitivas: construção do real e formação de conceitos.
  • Questão 53312.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - Prefeitura de Niterói RJ - COSEAC - 2016
  • Gadotti afirma que, num ambiente educativo, a criação de condições objetivas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas: solidárias, organizadas, capazes de superar o individualismo, é tarefa do (da):
  • Questão 10990.   Pedagogia - Nível Superior - Diretor Adjunto de Unidade Escolar - SEDUC RJ - CEPERJ - 2012
  • O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  • Questão 35210.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Das derivações didáticas e pedagógicas relacionadas às teorias do condicionamento, desde a modelagem até o operante, pode-se dizer que:

    I) Transformam a educação numa tecnologia que prepara as contingências, as características do contexto e as peculiaridades de cada situação, e regula a administração de reforços.
    II) As variáveis endógenas, internas, contribuem para uma organização estudada do cenário, de forma que cada componente desempenhe seu papel e em cada momento atue o reforço apropriado.
    III) Os objetivos de cada unidade de ensino podem ser programados com facilidade, reforçados independentemente e avaliados com clareza.
    IV) A eficácia é o fim exclusivo da ação didática.
    V) As condutas complexas devem ser dissecadas em suas unidades mínimas constituintes, ordenando cuidadosamente as mesmas em função de sua sequência hierárquica

    Assinale a alternativa CORRETA, em relação às assertivas analisadas:
  • Questão 28255.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes Visuais - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011
  • A educação geral contrapõe-se ao ensino especializado em disciplinas ou matérias, porém o contraste que se deve estabelecer é em termos de qual perspectiva se adota sobre o conhecimento e a vida, junto a uma forma de organizar e tratar esse conhecimento.
    A formação do cidadão requer que lhe sejam proporcionadas visões sintéticas dos problemas, já que o ideal democrático de uma cidadania ilustrada exige solucionar problemas e conectar saberes.
    A busca de fórmulas para obter isso é uma urgência reclamada pela função democrática da escolarização comum para todos, tanto mais urgente quanto mais especializado é o conhecimento que se produz. Esse tem sido um desafio no pensamento pedagógico de todo esse século. (SACRISTÁN, 1998).

    A história do pensamento e a da prática pedagógica oferecem constantes exemplos de tentativas de resposta à necessidade de integrar cultura e conhecimento. Uma dessas tentativas consiste em:
  • Questão 10081.   Pedagogia - Nível Superior - Supervisor Escolar - SEE SP - CETRO - 2008
  • Celestino Alves da Silva Júnior (1994), em seus estudos sobre a práxis supervisora, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania, propôs alguns pontos fundamentais para a reordenação do processo de formação e de atuação profissional do Supervisor, dentre os quais é preciso considerar