Questões de Pedagogia para Concursos

Resolva Questões de Pedagogia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q56915.   Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio - CESPE
  • No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente. 

    A cooperação é uma das atitudes mais importantes para o trabalho em equipe. 
  • 2 - Q57371.   Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico - Nível Médio - CESPE
  • A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir. 

    A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.
  • 4 - Q8606.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Infantil - IBC - AOCP - 2013
  • Sobre a linguagem, podemos afirmar que
  • 5 - Q57710.   Pedagogia - Metodologia de Projetos - Nível Médio - CESPE
  • De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

    O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.
  • 7 - Q57274.   Pedagogia - Concepções de Mundo, Homem e Educação - Nível Médio
  • Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica.
    Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica.

    ( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.
    ( ) A direção é centralizada em uma pessoa.
    ( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas.
    ( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade.
    ( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente.
    ( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.
    ( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  • 8 - Q53316.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - Prefeitura de Niterói RJ - COSEAC - 2016
  • A Portaria FME 087/2011, em seu Art. 5º, § 5º afirma que poderão ser formados Grupos de Referência, constituídos apenas por alunos surdos, cursando o 1º e o 2º Ciclos do Ensino Fundamental, agrupados segundo os critérios estabelecidos para estes ciclos, observada a modulação.
    E, no § 6º, comunica que os alunos surdos ou deficientes auditivos de 3º e 4º Ciclos serão incluídos em Grupos de Referência compostos por alunos ouvintes e contarão com a presença de um Intérprete (LIBRAS/PORTUGUÊS), e será observada a modulação, por Grupo de Referência, com número de alunos surdos ou deficientes auditivos até:
  • 9 - Q47863.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014
  • Sobre a relação entre educação, sociedade e cultura, analise as proposições abaixo e responda: 

    I. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, a relação entre cultura e educação é dialética.
    II. Conforme o pensamento freiriano, uma prática educativa que se queira democrática não pode ser invasiva, sobrepor-se à realidade cultural em que está se dando.
    III. A abordagem multicultural enfatiza a importância de se respeitar as diferentes culturas no processo educativo, fundamentando-se na perspectiva transcultural; isto é na justaposição das diferentes culturas. 

    Está(ão) correta(s) apenas:
  • 10 - Q57427.   Pedagogia - Componentes Curriculares - Nível Médio
  • Quando o professor de Língua Portuguesa realiza seu trabalho propondo aos alunos o conhecimento de jogos verbais, como: trava-línguas, parlendas, adivinhas e reconto de histórias está trabalhando com conteúdos: