Questões de Pedagogia para Concursos

Resolva questões de concursos públicos grátis. Perguntas e respostas com gabarito.

  • Questão 34813.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Paulo Freire no livro “Pedagogia do Oprimido” estabelece uma diferença crucial em
  • Questão 35393.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - BD - 2013
  • Ideologia, representação cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações, sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência.
    Os termos acima podem ser relacionados como conceitos-chave para a discussão de uma perspectiva de análise curricular denominada:
  • Questão 23209.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CEFET MG - BD - 2014
  • “Embora Currículo e Didática tenham-se construído como campos independentes, pelo menos no Brasil, tendo em vista, sobretudo o objeto de estudo que vieram enfatizando, a sua complementaridade seria uma necessidade que se impõe, numa concepção dialética da educação e do ensino. Ao lado disso, os campos envolvem interseções pelas quais estudam temas comuns.”

    (OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. PACHECO, José Augusto Brito (orgs.). Currículo, didática e formação de professores. Papirus, 2013, p.27.)

    No debate entre Currículo e Didática, um dos pontos de convergência é a
  • Questão 5208.   Pedagogia - Nível Fundamental - Auxiliar de Professor de Educação Infantil - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006
  • "A educação, direito de todos e dever _______ e da família, será _____________ e incentivada com
    a colaboração da ____________, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o ____________".

    Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas apresentadas na frase.
  • Questão 49476.   Pedagogia - Nível Superior - Especialista em Educação - SEE MG - FCC - 2012
  • A escola é um terreno fértil para construir conhecimento sobre o Eu e o Outro e fazer desse conhecimento novas formas de intervenção no mundo. Sabendo disso, pensar as relações escolares a partir de uma perspectiva geracional significa considerar que
  • Questão 28948.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - Prefeitura de Betim MG - BD - 2015
  • Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade

    I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências e particularidades de cada um.
    II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
    III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
    IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural. 

    É CORRETO o que se afirma em
  • Questão 8608.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Infantil - IBC - AOCP - 2013
  • Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

    I. Para a criança com deficiência visual poder representar a realidade, ela precisa brincar cooperativamente de faz de conta com outras crianças, para poder observar como elas assimilam, interpretam e recriam o real.

    II. Apesar de cega, a imagem e a linguagem visual têm significado para a criança cega.

    III. Utilizar moldes ou modelos de desenhos esteriotipados ajudam a representação simbólica, mas não permitem a expressão criativa das crianças com deficiência visual.
  • Questão 10213.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • No que concerne às tendências pedagógicas na prática escolar, julgue o item subsecutivo.

    O método da tendência liberal renovadora progressiva, cujo representante é Freinet, é estabelecido a partir de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas.
  • Questão 12592.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - UFRN - BD - 2015
  • A Resolução nº 193/2010-CONSEPE, de 21 de setembro de 2010, dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades especiais da UFRN. Em relação a essa resolução, é correto afirmar: