Questões de Concursos Pedagogia

  • Questão 53199.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar em Assuntos Educacionais - UFPB - IDECAN - 2016

  • “Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, político e organizacional.” Acerca do exposto, NÃO é correto afirmar que
  • Questão 53200.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar em Assuntos Educacionais - UFPB - IDECAN - 2016

  • “A Constituição Federal de 1988, promulgada após amplo movimento de redemocratização do país, marca um novo período.” Há de se ressaltar algumas conquistas educacionais, EXCETO:
  • Questão 53201.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar em Assuntos Educacionais - UFPB - IDECAN - 2016

  • Com relação a organização e funcionamento da educação brasileira, analise as afirmativas a seguir.

    I. Com a Constituição de 1988, desapareceram as expressões ensino de 1º e 2º graus dando lugar às denominações ensino fundamental, médio, creche e pré-escola.
    II. Na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, a Estrutura e Funcionamento possuem duas dimensões: vertical – diferentes modalidades de ensino; horizontal – diferentes níveis de ensino.
    III.A LDB concebe a educação profissional como ação voltada para o permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • Questão 53202.   Pedagogia - Nível Médio - Auxiliar em Assuntos Educacionais - UFPB - IDECAN - 2016

  • De acordo com a LDB, Capítulo IV da Educação Superior, é INCORRETO afirmar que
  • Questão 51612.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017

  • A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

    ( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.
    ( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.
    ( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.
    ( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros. 
  • Questão 51613.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017

  • A educação das relações étnico-raciais/ERER tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina – 2014 p.66/67. 
  • Questão 51614.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017

  • Todos os profissionais devem atuar na escola para relação professor-aluno. Nesse sentido, compete ao Supervisor Escolar uma atuação progressista, que se verifica nas assertivas abaixo, exceto na:

    Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.71. 
  • Questão 51615.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017

  • As funções descritas para a supervisão escolar na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, estão nas alternativas a seguir, exceto em: 
  • Questão 51616.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017

  • Promover aperfeiçoamento permanente dos professores visando a construção da competência docente está descrito como função da supervisão escolar na Proposta Curricular de SC 1991. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) Organizar cursos, palestras e seminários para os estudantes com temas que os professores não dominam.
    ( ) Organizar estudos que permitam aos professores se apropriarem de novos saberes visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
    ( ) Pesquisar e difundir metodologias de ensino que atendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e de adolescentes.
    ( ) Trazer pessoas externas à escola para os temas polêmicos como educação sexual e uso de drogas, preservando o professor de abordar estes temas.
  • Questão 51617.   Pedagogia - Normas Educacionais dos Estados - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017

  • Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto