Questões de Pedagogia para Concursos

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  • 1 - Q57714.   Pedagogia - Nível Médio
  • LEITE (2014) em “Pedagogia de projetos: intervenção no presente” afirmou: “o que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo como um todo e não apenas de alguns ou do professor”. Assinale a alternativa CORRETA segundo um desenvolvimento de projeto proposto pela autora:
  • 2 - Q35401.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • A CAPES, Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, desempenha atualmente diversos papéis, EXCETO:
  • 3 - Q57119.   Pedagogia - Projeto Político Pedagógico - Nível Médio
  • O projeto político-pedagógico exige uma profunda reflexão sobre as finalidades da escola, bem como a explicitação de seu papel na comunidade e na sociedade. No que se refere à execução, o projeto político-pedagógico deve
  • 4 - Q28976.   Pedagogia - Nível Médio - Técnico de Secretaria - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • São regras comuns na educação básica, nos níveis fundamental e médio, EXCETO:
  • 5 - Q8604.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Infantil - IBC - AOCP - 2013
  • O programa de intervenção precoce elaborado numa abordagem pedagógica tem como focos, entre outros
  • 7 - Q57593.   Pedagogia - Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil - Nível Médio
  • Identifique, dentre os itens abaixo, os que completam corretamente o texto.

    Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil defendem uma perspectiva educacional que respeite a diversidade cultural e promova o enriquecimento permanente do universo de conhecimentos, criando condições para que as crianças desfrutem da vida ao ar livre, aprendam a conhecer o mundo em que vivemos, compreendam as repercussões das ações humanas nesse mundo e sejam incentivadas em atitudes de preservação e respeito à biodiversidade. Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a educação infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças, desde que nascem, são:

    I. cidadãos de direitos.
    II. indivíduos únicos, singulares.
    III. seres sociais e históricos.
    IV. seres competentes, produtores de cultura.
    V. indivíduos humanos, parte da natureza animal, vegetal e mineral.

    Assinale a alternativa CORRETA.
  • 8 - Q57627.   Pedagogia - Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio - Nível Médio
  • Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

    ( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.
    ( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.
    ( ) Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.
    ( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.
    ( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  • 9 - Q60699.   Pedagogia - Nível Médio - Secretário Escolar - Prefeitura de Santos SP - IBAM - 2016
  • Responda a questão considerando a Lei n° 9.394, de 20/12/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

    Leia os itens a seguir.

    I. Elaborar e executar sua proposta pedagógica.
    II. Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
    III. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
    IV. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
    V. Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual.

    As incumbências dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, estão descritas em:
  • 10 - Q49327.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015
  • Com base nas diretrizes para o Ensino da Disciplina de Língua Portuguesa que constam da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) Privilegiar o texto como objeto de estudo da disciplina significa transformar a aula de Língua Portuguesa num plenário de discussão de variados temas. 
    ( )Um texto não é só assunto: é assunto expresso por determinada forma, em determinada circunstância. 
    ( ) Estudar o texto implica considera-lo em sua materialidade linguística, seu vocabulário e sua gramática. 
    ( ) No estudo dos diversos textos, é preciso analisar as inter-relações entre as condições de produção e a configuração semântica e formal.
    ( ) A gramática fica abolida da aula de Língua Portuguesa, não podendo ser abordada em nenhuma instância.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.