Questões de Medicina para Concursos

Resolva Questões de Medicina para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 7132.   Medicina - Nível Superior - Médico Legista - Policia Civil MG - FUMARC - 2013
  • Com relação à ação da eletricidade, NÃO é correto o que se afirma em:
  • Questão 44279.   Medicina - Pediatria e Neonatologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item.
    Considere a seguinte situação hipotética.

    Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39 ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança.
    Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
  • Questão 31974.   Medicina - Conselho Federal de Medicina e Ética Médica - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRM PR - QUADRIX - 2014
  • Em relação às regras do Código de Ética Médica, algumas foram selecionadas e descritas nos incisos logo abaixo. No entanto, nem todas foram transcritas de modo correto. Portanto, tenha atenção. 

    I. É direito do médico recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência. 
    II. É vedado ao médico deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.
    III. É direito do médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado. 
    IV. É direito do médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente. 
    V. É vedado ao médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

    Estão corretos apenas os incisos:
  • Questão 12105.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Devido às exigências de serviços pela sociedade, cada vez mais postos de trabalho têm sido criados para o turno noturno, fato que vem acarretando distúrbios do sono nos trabalhadores desse turno, pois, mesmo que eles durmam durante parte do dia, a estrutura do sono noturno é distinta daquela apresentada pelo diurno.
  • Questão 32005.   Medicina - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRM SC - IESES - 2015
  • É correto afirmar:

    I. O Diretor Técnico, principal responsável pelo funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde, terá obrigatoriamente sob sua responsabilidade a supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos do estabelecimento, que a ele ficam subordinados hierarquicamente.
    II. Face as peculiaridades das instituições, é proibido ao médico o exercício simultâneo das funções de Diretor Técnico e de Diretor Clínico.
    III. A prestação de assistência médica nas instituições públicas ou privadas é de responsabilidade exclusiva do Diretor Técnico, o qual, no âmbito de suas respectivas atribuições, responderá perante o Conselho Regional de Medicina pelos descumprimentos dos princípios éticos, ou por deixar de assegurar condições técnicas de atendimento, sem prejuízo da apuração penal ou civil.
    IV. Em caso de afastamento ou substituição do Diretor Técnico ou do Diretor Clínico, aquele que deixa o cargo tem o dever de imediatamente comunicar tal fato, por escrito, ao Conselho Regional de Medicina.

    Analisando as proposições, pode-se afirmar:
  • Questão 12115.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

    O treinamento da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) deve ter carga horária de vinte horas e contemplar, pelo menos, os seguintes temas: estudo do ambiente, das condições de trabalho e dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida e medidas de prevenção; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão.