Questões de Medicina para Concursos

Resolva Questões de Medicina para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 58427.   Medicina - Envenenamentos e Acidentes - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Um homem de 28 anos de idade, vítima de atropelamento, foi socorrido por paramédicos e encaminhado ao hospital, apresentando-se letárgico, com frequência de pulso de 120 batimentos por minuto, frequência respiratória de 28 incursões por minuto e pressão arterial de 100 mmHg × 70 mmHg.

    Com relação ao caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

    O grau do nível de consciência do referido paciente deve ser avaliado rapidamente com base na escala de coma de Glasgow, na qual são pesquisadas a melhor resposta verbal, a melhor resposta motora e a abertura ocular.
  • 2 - Questão 58447.   Medicina - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com relação à anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino, julgue os seguintes itens.

    A prolactina inibe a secreção de dopamina na eminência mediana. Dessa forma, atua no hipotálamo por um mecanismo de feedback positivo, estimulando sua própria secreção.
  • 3 - Questão 12137.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    As operadoras representadas por empresas, como as de medicina de grupo, são uma forma de empresas de autogestão que não visam lucro e representam mais da metade dos planos e seguros privados de saúde.
  • 4 - Questão 44103.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Em relação à diarreia associada ao Clostridium difficile (DACF), considere as seguintes afirmativas: 

    1. Quase todos os antibióticos podem predispor à DACF, incluindo a vancomicina e o metronidazol. 
    2. Se o paciente estiver colonizado pelo Clostridium, quimioterápicos e preparos intestinais podem presdispor à DACF. 
    3. O Clostridium difficile é um organismo bastante invasivo. Uma vez que esteja na corrente sanguínea, implanta- se em órgãos extraintestinais e começa a liberar toxinas, gerando assim manifestações a distância. 
    4. A toxina B do Clostridium difficile não contribui com diarreia ou colite em humanos. 

    Assinale a alternativa correta.
  • 5 - Questão 44255.   Medicina - Epidemiologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Transição demográfica é o processo de mudança da estrutura etária de uma população no sentido do seu envelhecimento, e a transição epidemiológica é a mudança observada no perfil de adoecimento e morte de uma população, no sentido ou como consequência do seu envelhecimento. Acerca desses dois fenômenos, julgue os seguintes itens.

    A queda da fecundidade e o aumento da mortalidade geral são fatores determinantes para a transição demográfica.
  • 6 - Questão 16784.   Medicina - Nível Superior - Médico Clínico Geral - Polícia Militar DF - CESPE - 2006
  • A hepatoesplenomegalia é uma anormalidade clínica comumente constatada em pacientes com diagnóstico de leishmaniose visceral. Com relação à anatomia e fisiologia do fígado e do baço, julgue os itens subseqüentes.

    O baço contém exclusivamente os chamados linfócitos T, que, ao serem estimulados, diferenciam-se em plasmócitos, que liberam uma série de citocinas com atividade imunológica.
  • 7 - Questão 58475.   Medicina - Urologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.
  • No referido paciente, devem-se investigar como possíveis causas dessa doença renal o mieloma múltiplo, o hiperparatireodismo primário, o uso de aminoglicosídeos e a síndrome de Fanconi.
  • 8 - Questão 58614.   Medicina - Cirurgia Vascular - Nível Superior - Médico - UNIFESP - CONSESP
  • Paciente de 42 anos de idade com diagnóstico de câncer de mama direita será submetida à mastectomia, à pesquisa de linfonodo sentinela, seguida de quimioterapia. Teve somente uma gestação prévia com parto cesariana, e não tem comorbidades. Ao exame físico apresenta mamas pequenas e com pouca ptose. Quanto à reconstrução mamária dessa paciente, qual é a melhor conduta?
  • 10 - Questão 58485.   Medicina - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Acerca de doenças sexualmente transmissíveis e infecções pélvicas, julgue os itens subsequentes.

    Dos subtipos de papilomavírus humano (HPV) encontrados nas lesões de alto risco (16, 18, 31, 39, 45, 56, 58 e 59), o mais comumente encontrado no adenocarcinoma de colo uterino é o 18.