Questões de Recursos Humanos para Concursos

Resolva Questões de Recursos Humanos para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 6401.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Assistente de Defensoria Pública - DPE TO - COPESE - 2012
  • Entende-se por recrutamento todos os esforços realizados por uma organização para atrair e engajar novos colaboradores. Neste sentido qual a vantagem do recrutamento interno?
  • Questão 32642.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Técnico Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.
  • Questão 6615.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Assistente Administrativo - EBSERH - IADES - 2013
  • lgumas teorias tentam explicar o conteúdo da motivação, dentre elas a Teoria das Necessidades, ou Teoria de Maslow. Sobre essa teoria, assinale a alternativa incorreta.
  • Questão 29515.   Recursos Humanos - Gestão de Competências - Nível Superior - Analista de Gestão de Recursos Humanos - CODEMIG - FGV - 2015
  • O conceito de competência traz uma perspectiva importante para a gestão das carreiras organizacionais, ao estimular as empresas a focar em suas estratégias e a avaliar se podem contar com as pessoas adequadas para colocar essas estratégias em prática. Assim, um dos aspectos básicos a serem trabalhados na articulação entre competências e carreira é vincular capacidades e entregas à lógica de progressão de carreira.

    Na construção de um modelo de gestão de carreiras, baseado em competências, que contemple o desenvolvimento dos profissionais e a sucessão, é fundamental a:
  • Questão 39064.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - BD - 2016
  • Para Chiavenato (2014, p. 336), “não se deve confundir liderança com direção”. O clima organizacional depende do estilo de liderança utilizado, das políticas e valores existentes, da cultura corporativa, entre outros fatores. Leia as afirmativas sobre Clima Organizacional e Liderança:

    I) Um bom administrador pode ser ou não um bom líder, mas nem sempre um bom líder é um bom administrador.
    II) A liderança não é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em função do cargo que o líder ocupa.
    III) Nenhuma pessoa pode ser um líder a menos que possa fazer com que as pessoas façam aquilo que ela pretende fazer, nem será bem sucedida a menos que seus seguidores a percebam como um meio de satisfazer suas próprias aspirações pessoais.
    IV) O tipo de liderança democrático é um tipo de influência exercida sobre as pessoas que devem, por obrigação e imposição, executar as ordens do líder.
    V) Pode-se afirmar que um clima organizacional positivo é resultado de uma liderança que usa adequadamente incentivos para obter resultados das pessoas.
    VI) A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana e essencial em todas as funções administrativas. No entanto, é mais relevante e imprescindível, no trabalho do administrador, na função de controle.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS: