Questões de Conhecimentos Gerais para Concursos

Resolva Questões de Conhecimentos Gerais para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q8260.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Médio - Agente de Segurança Penitenciário - SAP SP - VUNESP - 2013
  • A nova Lei Seca, funcionando desde o carnaval, tem sido alvo de polêmica. A Resolução n.º 432/2013 do Conselho Nacional de Trânsito, em vigor desde janeiro de 2013, endurece a Lei. A nova regulamentação baixou os limites de tolerância de álcool no teste do bafômetro e, a partir de agora, a infração prevista no art. 165 do CTB será caracterizada por meio de alguns procedimentos. Assinale a alternativa que contém todos os procedimentos corretos.
  • 2 - Q59873.   Conhecimentos Gerais - Discriminação e Desigualdade - Nível Superior
  • Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto,
  • 3 - Q59737.   Conhecimentos Gerais - Política Internacional - Nível Superior
  • A respeito das Coreias do Sul e do Norte, é correto afirmar que elas foram separadas
  • 4 - Q31801.   Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • As seguintes informações dizem respeito ao Estado do Tocantins.

    I. Sua localização, no centro geográfico do país, possibilita fazer limites com estados do Nordeste (Maranhão, Pernambuco e Bahia), do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) e da Região Norte (Pará).
    II. A bandeira do Tocantins é composta por uma faixa azul, que representa os rios da região; uma faixa amarela, representando as riquezas do Estado; e um sol sobre uma faixa branca, que significa que o sol nasce para todos os cidadãos do Tocantins.
    III. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins totaliza 1.383.445 habitantes. Apresenta crescimento demográfico de 1,8% ao ano, superior à média nacional. Isso ocorre devido ao intenso fluxo migratório com destino ao Estado.

    Pode-se afirmar que:
  • 5 - Q4896.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente de Segurança Penitenciário - SAP SP - VUNESP - 2012
  • Leia a notícia.

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou
    em pronunciamento na TV, na madrugada, a morte de Osama
    Bin Laden, líder da rede terrorista da AL-Qaeda, responsável
    pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA,
    que mataram cerca de 3 000 pessoas.

    (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/obama-confirma-morte-de-osama-bin-laden.html. Adaptado)

    A morte do líder do grupo terrorista foi resultado da ação
  • 6 - Q48533.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Cirurgião Dentista - Prefeitura de Cantagalo RJ - CONSULPLAN - 2013
  •     Na quarta-feira, 18 (setembro de 2013), quando o ministro Celso de Mello anunciou o voto de desempate no debate sobre embargos infringentes para 12 réus da ação penal 470, consumou-se uma mudança profunda no universo do Supremo Tribunal Federal. 
    (Revista IstoÉ. Edição 2288 – 25/09/2013. p. 39.)  

    O texto trata, especificamente, do caso conhecido nacionalmente como
  • 7 - Q43866.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Psicólogo - FUNTELPA - IDECAN - 2010
  • O Brasil é reconhecido mundialmente por seu patrimônio. É um espetáculo de cultura, histórias e belezas naturais, tais como, EXCETO:
  • 10 - Q30028.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • Os erros gramaticais, em letreiros, cartazes e diálogos de telenovelas, têm provocado uma polêmica sobre se existe certo e errado em relação ao uso da língua.

    A esse respeito, leia a posição de dois intelectuais brasileiros:

    "Os critérios que decidem se é certo ou errado empregar uma construção derivam do campo em que se está e do gênero [textual], e não de um manual que lista erros e acertos independentemente de fatores sociais e históricos (...). Manter a língua intocada é imobilismo intelectual, por um lado, e, por outro, um duro golpe nos milhões de cidadãos que tiveram azar de não ter acesso ao português de antigamente". (Sírio Possenti) "Quanto maior fo r nosso domínio [da língua], maior e mais diversificada será nossa capacidade de expressão, de comunicação e de interação social. O falante deve ser capaz de dominar tanto quanto possível as regras de uso de sua língua,(... ) embora ninguém o consiga totalmente, para poder fazer suas escolhas quanto à melhor maneira de se comunicar nas diferentes situações em que se encontra". (Danilo Marcondes)

    Com base nos trechos selecionados, assinale a alternativa que indica corretamente a posição desses autores sobre o uso da língua.