Questões de Concursos Conhecimentos Gerais

  • Questão 49910.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Técnico de Informática - UDESC - FEPESE - 2010

  • Na obra Anarquistas Graças a Deus, a romancista Zélia Gattai relata a saga de muitos imigrantes, a fuga da Itália, as dificuldades de viver em um país estranho e o envolvimento de alguns deles com um movimento que preconizava um mundo em que não haveria necessidade de autoridades e governos.

    Assinale a alternativa que indica o movimento a que se refere o texto.
  • Questão 49911.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Técnico de Informática - UDESC - FEPESE - 2010

  • Teve início com uma palestra proferida por Graça Aranha. Reuniu poetas, escultores, pintores, músicos e intelectuais, entre eles Menotti Del Pichia, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Villa-Lobos.

    Assinale a alternativa que pode ser corretamente relacionada ao fato descrito no texto.
  • Questão 49912.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Técnico de Informática - UDESC - FEPESE - 2010

  • Assinale a alternativa verdadeira.
  • Questão 49913.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Técnico de Informática - UDESC - FEPESE - 2010

  • Leia as afirmações abaixo: 

    1. Os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins estão localizados na região Centro-Oeste do Brasil. 
    2. Os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins são em parte cobertos pela Floresta Amazônica. 
    3. Os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão situados na região Sudeste. 
    4. A região Sul do Brasil é a mais populosa e mais povoada. Nela se destacam as atividades agrícolas e pastoris como o cultivo da cana de açúcar, café e algodão, de frutas, como uva, maçã e pêssego, além da criação de suínos e de aves. 

    Assinale a alternativa que identifica todas as afirmações corretas.
  • Questão 49288.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017

  • Em 1824, D. Pedro I outorgou a 1ª Constituição brasileira. O Artigo 5º da Constituição do Imperador determinava: “A religião cathólica apostólica romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma exterior de Templo”.(Figueiredo, 2000). Sobre esse período, analise as proposições abaixo:

    I. Confirmada como Religião Oficial, o Catolicismo tornouse vítima do Regalismo (doutrina que defendia a ingerência do chefe de Estado em questões religiosas), o que acentuou, na prática, a restrição à liberdade religiosa.
    II. A 2ª metade do séc. XIX foi decisiva para a reorganização da Igreja Católica: ao mesmo tempo em que perdia seu poder temporal, aumentava seu prestígio espiritual, principalmente com o Papa Pio IX.
    III. Com a introdução do Positivismo no Brasil, por volta de 1850, difundiu-se o ideal republicano, que reforçava a propaganda abolicionista, recebendo adesão de grupos fortes, como alguns setores da Igreja Católica, o Exército e grandes proprietários rurais os quais dominavam a sociedade política e econômica.

    Estão corretas a afirmativas:
  • Questão 49289.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017

  • A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 1891 apresentava, em seu preâmbulo, os fins para os quais fora criada: “deixar claro que a lei fundamental era obra do povo brasileiro em seu conjunto, sem distinção de Estados”. Sob o influxo do Positivismo, foi implementado o novo regime político, o qual confirmou a separação entre a Igreja Católica e o Estado. Sobre esse tema questão, assinale alternativa que apresenta a afirmativa errada.
  • Questão 49290.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017

  • O poder simbólico da religião é tratado como um veículo de poder e de política, com as devidas representações do poder simbólico, como as alocuções, as orações e outros símbolos pertinentes à religião. Nesta perspectiva, apresenta uma espécie de dialética que engendra tal poder, mostrando uma tênue passagem do espaço sagrado, o templo, ao campo religioso, num processo que compõe o que chamamos de ______________, um espaço imaginário de relações de força que integra o indivíduo com seu espaço físico, transformando as relações e o meio social em que vive a partir da sua relação com o sagrado (PEREIRA, 2008, p. 83-84). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  • Questão 48929.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente de Estação - METROFOR CE - UECE CEV - 2017

  • No dia 13 de dezembro de 2016, foi aprovada, em segundo turno pelo Senado Federal, uma das principais medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer: a Proposta de Emenda à Constituição nº 241, que tramitou no Senado como PEC 55, também conhecida como
  • Questão 48930.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente de Estação - METROFOR CE - UECE CEV - 2017

  • Recentemente, os Estados Unidos da América (EUA) realizaram seu processo eleitoral para escolha do novo presidente, tendo o candidato Donald Trump vencido Hillary Clinton. A campanha eleitoral foi marcada por acusações recíprocas, mas um dos pontos polêmicos da campanha do candidato vencedor espalhou, por vários recantos do mundo, uma enorme preocupação. Assinale a opção que apresenta o nome do partido a que pertence o candidato eleito e a promessa de campanha que gerou tanto inquietação e preocupação fora do país, quanto entre habitantes dos EUA.
  • Questão 48931.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente de Estação - METROFOR CE - UECE CEV - 2017

  • Em junho de 2016, a Inglaterra, o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia, por meio de referendo, decidiram deixar de fazer parte do maior bloco econômico do mundo. Como é denominada a união desses quatro países e de que bloco econômico eles não mais pretendem fazer parte?