Questões de Biologia para Concursos

Resolva Questões de Biologia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 10175.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

    Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens
  • Uma espécie exótica passa a ser chamada de invasora quando existe impacto ambiental associado a ela. A impossibilidade de coexistência entre espécie nativa e espécie invasora está relacionada ao conceito de nicho ecológico.
  • 2 - Questão 42931.   Biologia - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar DF - IDECAN - 2017
  • Analise as seguintes afirmativas.

    I. Localiza-se, principalmente, em um único estado brasileiro.
    II. Caracteriza-se pela predominância de gramíneas.
    III. Podem ser encontrados pequenos bosques de arbustos em seu interior com formações isoladas.
    IV. De modo geral, não há ocorrência de árvores que são encontradas ao longo de rios e na região litorânea.

    Essas características descrevem o seguinte bioma brasileiro:
  • 3 - Questão 41994.   Biologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • No Estado do Amazonas, o Tucunaré (Cichla monoculus) e o Tambaqui (Colossoma macropomum) são peixes muito apreciados na culinária regional.
     
    Pela análise dos nomes científicos acima citados, podemos concluir que esses animais diferem quanto a
  • 4 - Questão 16288.   Biologia - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Uma das muitas atribuições do corpo de bombeiros tem sido o combate a incêndios na vegetação nativa. No planalto central brasileiro, em vista do período de seca sazonal, os incêndios são preocupação constante devido ao potencial de resultar em degradação do bioma dessa região. A respeito desse tema e do bioma em questão, julgue os itens de 61 a 68.
  • Queimadas e desmatamentos constituem espécies de poluição do solo.
  • 5 - Questão 54747.   Biologia - Ciclos Biogeoquímicos - Nível Médio
  • (Univali-SC) A mentira na natureza é uma arma de sobrevivência. Muitas vezes, na luta contra o predador, a presa só tem chance de escapar se souber mentir bem. É o caso das cigarrinhas que apresentam cores chamativas para enganar os inimigos. Todos os animais com coloração vermelha, azul e laranja, estão, geralmente, associados a animais venenosos com defesas eficientes. Essa forma de mentir é conhecida como:
  • 6 - Questão 25069.   Biologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.

    Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a
  • 7 - Questão 54751.   Biologia - Comunidades e Populações - Nível Médio
  • (UECE) A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é:
  • 8 - Questão 42853.   Biologia - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar ES - CESPE - 2011
  •        Sobreviventes da gripe H1N1 têm a chave para nova vacina

          Conforme relatos de cientistas, as pessoas que se recuperaram da gripe H1N1, a qual se tornou pandemia em 2009 e ficou conhecida como gripe suína, desenvolveram anticorpos incomuns que as protegem de diferentes cepas de gripe.
          Os especialistas surpreenderam-se ao descobrir que a imunidade dos pacientes a novas gripes poderia impulsionar as pesquisas para a produção de uma vacina universal contra uma série de cepas que existiram por décadas, destacou o estudo publicado no Journal of Experimental Medicine.
          Cientistas dos Estados Unidos examinaram nove pacientes que haviam adoecido no ano anterior e descobriram neles anticorpos que, testados em ratos, os protegeram de uma dose letal de, pelo menos, outras três cepas de gripe, inclusive da aviária.

                   Internet:(com adaptações).

    Com base nas informações acima e nos conhecimentos a elas correlatos, julgue o item seguinte.

    Infere-se do texto que há semelhanças entre as variedades de vírus da gripe, a ponto de serem reconhecidas pelos mesmos anticorpos.
  • 9 - Questão 10166.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • As doenças metabólicas hereditárias (DMH) são causadas por erros inatos do metabolismo (EIM) e resultam da falta de atividade de enzimas específicas ou defeitos no transporte de proteínas. Atualmente, são conhecidas mais de quinhentas doenças humanas causadas por EIM. As DMH são doenças genéticas raras que afetam diretamente o metabolismo e, frequentemente, prejudicam o crescimento e o desenvolvimento de crianças e o desempenho normal de adultos de qualquer idade. Algumas delas têm tratamento efetivo por meio de terapia de reposição enzimática, terapia nutricional específica ou suplementação de vitaminas, portanto o diagnóstico deve ser precoce.

    Internet: < www.unifesp.br > (com adaptações).

    Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens seguintes, acerca da transmissão de características hereditárias.
  • É comum que doenças do metabolismo sejam hereditárias, visto que as capacidades metabólicas de um organismo dependem de seu arsenal enzimático, o qual é construído a partir do genoma desse organismo.
  • 10 - Questão 6172.   Biologia - Nível Médio - Auxiliar de Necropsia - Polícia Civil SP - VUNESP - 2012
  • A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ou AIDS é causada pela infecção com o vírus HIV, o qual pode ser transmitido por sangue contaminado ou pelo contato sexual com indivíduo portador do vírus. Existem testes laboratoriais que detectam a infecção pelo HIV. Pode-se afirmar corretamente que em um indivíduo recentemente contaminado, esses testes