Questões de Biologia para Concursos

Resolva Questões de Biologia para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 11448.   Biologia - Nível Superior - Biólogo - SAAE SP - VUNESP - 2014
  • Métodos de captura e recaptura de indivíduos de mesma espécie, em um mesmo habitat, permitem estimar, por meio de fórmulas estatísticas
  • Questão 53087.   Biologia - Bioquímica - Nível Superior - Primeiro Tenente - CIAAR - BD - 2013
  • Anemias hemolíticas são resultantes do aumento do ritmo de destruição dos eritrócitos. Por outro lado, devido à hiperplasia eritropoiética e expansão da medula óssea, a anemia propriamente dita pode não ser observada até que a sobrevida eritrocitária seja inferior a 30 dias. Assinale a alternativa que apresenta um achado laboratorial que representa um sinal do aumento da produção eritroide. 
  • Questão 52817.   Biologia - Nível Médio - Aspirante da Polícia Militar - Polícia Militar PR - UFPR - 2018
  • Sobre o processo evolutivo, é correto afirmar:
  • Questão 53091.   Biologia - Bioquímica - Nível Superior - Primeiro Tenente - CIAAR - BD - 2013
  • A anemia aplástica, definida como uma pancitopenia resultante de aplasia da medula óssea, pode ser provocada pela diminuição da função da medula óssea ou aumento de destruição periférica. O aumento da destruição periférica é atribuído à  
  • Questão 10143.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

    < www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

    Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

    Espécies que compartilham o mesmo gênero necessariamente compartilham a mesma ordem e a mesma classe.
  • Questão 10101.   Biologia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
  • Questão 16288.   Biologia - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Queimadas e desmatamentos constituem espécies de poluição do solo.
  • Questão 10133.   Biologia - Nível Superior - Professor - SEE AL - CESPE - 2013
  • Do ponto de vista metabólico, o cérebro humano é um órgão dispendioso, pois ele é o responsável por 20% do gasto total de energia, embora represente apenas 2% do peso total do corpo. A evolução para cérebros cada vez maiores é uma tendência marcante em toda a ordem dos primatas, o que culminou na espécie humana, cujo cérebro tem um volume desproporcional em relação ao tamanho do corpo.

    F.M. Salzano. DNA: e eu com isso?
    Oficina de textos, 2005 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens que se seguem.

    Considerando-se o conceito de ancestralidade comum, que é um pressuposto da teoria darwinista, é correto afirmar que os seres humanos compartilham ancestrais com chimpanzés, gorilas e orangotangos.