Questões de Veterinária para Concursos

Resolva Questões de Veterinária para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 46372.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - MPE SP - VUNESP - 2016
  • O profissional responsável pelo controle de zoonoses em um dado município programou as atividades da sua equipe para que o setor identificasse todos os subgrupos das populações humana e canina em que ocorressem casos de leishmaniose visceral. Com essa conduta, ele ajustou a característica quantitativa de avaliação da vigilância epidemiológica definida como
  • Questão 46305.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - Prefeitura de Pinhais PR - FAFIPA - 2014
  • O leite pode sofrer adulteração por vários meios ou adição de vários agentes, físicos ou químicos. Alguns podem alterar seu aspectos e outros não o fazem. Assim, a observação em plataforma torna-se muito importante. A respeito da eficiência da medida da densidade, assinale a alternativa correta.
  • Questão 46194.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - MAPA - ESAF - 2017
  • Assinale a opção incorreta com relação aos objetivos e estratégias de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT.
  • Questão 46377.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - MPE SP - VUNESP - 2016
  • Ao analisar os registros da ocorrência de tuberculose humana em um dado município, foi levantada a incidência de casos observados entre os indivíduos que tinham o hábito de consumir queijo produzido com leite cru, não pasteurizado. O estabelecimento de tal proporção caracteriza o indicador denominado
  • Questão 46203.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - MAPA - ESAF - 2017
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), algumas doenças detectadas nos animais em exames ante-mortem e post-mortem têm sua notificação de caráter obrigatório, portanto devem ser notificadas em âmbito internacional. Em 2017, a OIE atualizou a lista de doenças de notificação obrigatória. Com base nessa atualização, indique a opção abaixo onde todas as doenças listadas são de notificação obrigatória.
  • Questão 35331.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Acerca do sistema de estadiamento de tumores preconizado pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

    ✓ Para o estadiamento é considerado o momento do diagnóstico, e o sistema se baseia nas características do tumor primário (T), envolvimento de linfonodos (N) e presença ou não de metástase à distância (M).
    ✓ A classificação T1 indica que o tumor está confinado ao seu local primário e tem mais de 5cm de diâmetro.
    ✓ A classificação N2 indica que já houve envolvimento em linfonodos distantes.
    ✓ A classificação M0 indica a ausência de metástases distantes.

    As afirmativas são respectivamente:
  • Questão 46026.   Veterinária - Agentes Etiológicos - Nível Superior - Médico Veterinário - Banco da Amazônia - CESPE - 2010
  • Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

    O agente etiológico apresenta a molécula fita dupla de DNA como genoma.
  • Questão 46382.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - MPE SP - VUNESP - 2016
  • Em um surto de doença transmitida por alimentos que atingiu os funcionários de uma montadora de veículos, os indivíduos acometidos apresentaram a predominância de sinais e sintomas das vias digestivas inferiores (dores abdominais e diarreia) associados a sinais e sintomas neurológicos (transtornos visuais, formigamento e paralisia) com período de incubação variando entre 12 e 72 horas.

    Assinale a alternativa que corresponde ao agente etiológico mais provável.
  • Questão 35325.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Acerca da medicina de mustelídeos, as doenças endócrinas que ocorrem com maior frequência nos furões (Mustela putorius furo) são: