Questões de Veterinária para Concursos

Resolva Questões de Veterinária para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q46129.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - UEPA - UFPA - 2017
  • Assinale a afirmativa CORRETA em relação aos materiais de síntese:
  • 2 - Q53939.   Veterinária - Nível Superior - Veterinário - EMATERCE - CETREDE - 2018
  • No processo de destruição térmica a curva D é definida pelo tempo X temperatura necessários para se reduzir uma população bacteriana em um ciclo logarítmico. A determinação de quantas vezes esse valor será aplicado (Valor D) para completa destruição dos microrganismos da colônia dependerá da 
  • 5 - Q46035.   Veterinária - Avicultura - Nível Superior - Médico Veterinário - Banco da Amazônia - CESPE - 2010
  • Debates sobre a cama na produção avícola não são muito comuns, tanto no meio científico/acadêmico quanto no meio produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades são mencionados como um dos grandes entraves a um maior desenvolvimento da atividade.

    Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

    Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a seguintes.

    Para se evitar a presença de celulite aviária, é aconselhável que a cama seja feita de material grosseiro, que evita acúmulo de matéria orgânica no galpão e lesões na pele das aves.
  • 7 - Q53985.   Veterinária - Nível Superior - Perito Criminal Medicina Veterinária - Polícia Civil PI - NUCEPE - 2018
  • Os ruminantes possuem um sistema digestivo peculiar, com características próprias bem definidas, o que lhes permite aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos. O que difere os ruminantes dos demais animais é o fato de serem poligástricos, ou seja, possuem quatro estômagos, chamados rúmen, retículo, omaso e abomaso O rúmen funciona como uma câmara de fermentação, sendo necessário manter um ambiente favorável à população microbiana. Sobre estas condições e suas possíveis alterações, podemos afirmar: 
  • 8 - Q46028.   Veterinária - Agentes Etiológicos - Nível Superior - Médico Veterinário - Banco da Amazônia - CESPE - 2010
  • Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada, sem distinção entre a cortical e a medular. Foram observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no útero.

    A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a 70.

    O agente etiológico da doença descrita é o BLV (bovine leukemia virus), que é também um retrovírus.
  • 9 - Q46178.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - UFF - COSEAC - 2017
  • A mixomatose é uma doença fatal, causada por um vírus do grupo da varíola, que tem um artrópode como vetor. Sobre esta doença, pode-se afirmar que:
  • 10 - Q46092.   Veterinária - Nível Superior - Médico Veterinário - UEM - UEM - 2017
  • Você atendeu um cão de 3 anos de idade, SRD, apresentando vários episódios de vômito nas últimas 48 horas, abdômen levemente dolorido na região epigástrica, temperatura 38°C e desidratação de 5%. Qual sua principal suspeita?