Questões de Música para Concursos

Resolva Questões de Música para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 9793 - Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Foram necessários vários séculos para a sistematização do material melódico utilizado no canto gregoriano. No que se refere aos oito modos que compunham o sistema modal por volta do século XI, julgue os itens que se seguem.

    Na passagem do modo autêntico para o plagal, a nota finalis permanecia inalterada.
  • 2 - Questão 9820 - Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • A respeito de aspectos teóricos associados a claves, compassos, unidades das figuras e ponto de diminuição, julgue os itens que se seguem.

    O staccato simples é representado por um ponto e uma ligadura, indicando que as notas devem ser executadas ligeiramente destacadas, isto é, menos secamente que no staccato martelado.
  • 3 - Questão 9826 - Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Julgue os itens que se seguem, relativos a tom, semitom, tons vizinhos, acentos e instrumentos transpositores.

    Considerando o tom de Si b (Si bemol) Maior como tom principal, a nota característica principal do tom vizinho indireto, relativo do tom da subdominante, será a nota Dó# (Dó sustenido), sendo a nota Si b (Si bemol) a característica secundária.
  • 4 - Questão 9836 - Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Com relação a intervalos, escala geral, acordes, escalas e condução de vozes, julgue os itens seguintes.

    Após classificar o intervalo composto como um intervalo simples, adiciona-se o número sete para cada oitava. Com base nessa operação, é correto afirmar que, da nota Mi 3 para a nota Sol # 4, por exemplo, o intervalo é classificado como décima Maior.
  • 5 - Questão 9807 - Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    Considerada um exemplo do gênero musical concerto grosso, a obra de J. S. Bach Concertos de Brandenburgo emprega em sua instrumentação a oposição entre dois grupos de instrumentos: o concertino e o ripieno.
  • 6 - Questão 9798 - Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Julgue os itens subsequentes, relativos à música profana medieval e às coreografias a elas associadas.

    As expressões jongleurs, troubadours e trouvères referem-se aos músicos-poetas ou instrumentistas que praticaram a música profana em períodos específicos da Idade Média.
  • 7 - Questão 52908 - Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação à Enarmonia, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

    I– Estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados, e é por meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
    II– Quanto à entoação, ficam as escalas reduzidas a 20 (vinte). 12 (doze) para o modo Maior e 8 (oito) para o modo menor.
    III– Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos, verifica-se que o total é sempre igual a 12.
    IV– É a substituição de uma ou mais notas por outras que, muito embora o nome seja diferente, representam os mesmos sons. 
  • 8 - Questão 39103 - Música - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • A TV surgiu no Brasil em 1950. Dos meados ao final da década de 60, a TV obteve grande desenvolvimento através da canção popular brasileira, posta em evidência através dos grandes festivais da época. Nesse contexto, surgiram e foram amplamente divulgados novos talentos da MPB. Elis Regina, por exemplo, já tomava a dianteira de uma nova fase da bossa nova, inclusive ganhando o I Festival de MPB, televisionado pela extinta TV Excelsior. Mais tarde, Elis Regina comandou o programa de grande audiência da TV em sua época, O Fino da Bossa, ao lado de:
  • 10 - Questão 39098 - Música - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Sabemos que foi na Grécia antiga que a música se aproximou da educação de modo especial, segundo Brasil (1998), “era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia”. Podemos assim, destacar algumas funções desta arte, como:

    I. Cognitiva.
    II. Memorização.
    III. Educativa.
    IV. Percepção estética.

    É correto afirmar: