Questões de Música para Concursos

Resolva Questões de Música para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 9803.   Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    A partir do início do século XVII, a orquestra gradualmente tomou forma, tendo sido a seção dos instrumentos de sopro a primeira a alcançar sua padronização.
  • 2 - Questão 39101.   Música - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • A contribuição africana para a música brasileira perpassa pela com a incorporação de seus instrumentos bastante característicos, eminentemente de percussão. As sonoridades destes instrumentos foram, a partir daí, largamente utilizadas na canção popular do Brasil, constituindo então uma das chaves da nossa música. Dentre estes instrumentos estão, por exemplo:

    I. Berimbau.
    II. Cuíca.
    III. Reco-reco.
    IV. Atabaques.

    É correto afirmar que:
  • 3 - Questão 9796.   Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Ainda no século XII, Paris tornou-se um importantíssimo centro musical, desde que, em 1163, teve início a construção da catedral de Notre Dame. Aí, as partituras de organum, com um grupo de compositores pertencentes à escola de Notre Dame, alcançam admirável estágio de elaboração.
    R. Bennett. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 15.

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

    No período estilístico mencionado no texto, destacam-se os nomes dos compositores Leonin e Perotin.
  • 4 - Questão 17037.   Música - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013
  • Marque a alternativa CORRETA:
  • 5 - Questão 39097.   Música - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • "A atividade musical realizada em casa, ou em qualquer ambiente que a pessoa esteja, proporciona fundamentos importantíssimos na formação do indivíduo e seguramente apresenta-se como excelente instrumento didático-pedagógico capaz de provocar grandes avanços em ambiente escolar" (CAMPBELL; DICKSON, 2000). Desde a antiguidade vários filósofos expressaram a importância da música para a educação. A observação que, "o ritmo e a harmonia penetram profundamente nos recessos da alma e lá se estabelecem, fazem surgir à graça do corpo e da mente que só pode ser encontrada em alguém educado da forma correta", foi feita por:
  • 6 - Questão 9807.   Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    Considerada um exemplo do gênero musical concerto grosso, a obra de J. S. Bach Concertos de Brandenburgo emprega em sua instrumentação a oposição entre dois grupos de instrumentos: o concertino e o ripieno.
  • 7 - Questão 52905.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • De acordo com a autora Maria Luisa de Mattos Priolli, as vozes femininas e masculinas mais comumente encontradas são, respectivamente o 
  • 8 - Questão 9813.   Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

    Proporção, equilíbrio e resignação são atributos que caracterizam a expressão melódica dos compositores românticos.
  • 9 - Questão 52896.   Música - Nível Médio - Sargento Músico - CFN - MB - 2017
  • Em relação aos intervalos da série harmônica, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.

    ( ) Do 2º harmônico para o 3º, 5ª justa.
    ( ) Do 3º harmônico para o 4º, 4ª justa.
    ( ) Do 4º harmônico para o 5º, 3ª menor.
    ( ) Do 6º harmônico para o 7º, 3ª Maior.
    ( ) Do 8º harmônico para o 9º, 2ª Maior.
  • 10 - Questão 9814.   Música - Nível Médio - Militar Músico - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011
  • Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

    Nas estruturas formais de compositores como Haydn e Mozart, observa-se o emprego de frases e períodos simétricos, além de cadências harmônicas claras e bem definidas.