Questões de Arquitetura para Concursos

Resolva Questões de Arquitetura para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 11883.   Arquitetura - Nível Superior - Analista Judiciário - TJ BA - FGV - 2015
  • Em consonância com as prescrições da Carta de Veneza de 1964, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, analise as afirmativas referentes à restauração:

    I. A restauração objetiva conservar e revelar, especificamente, os valores estéticos do monumento, visto que os valores históricos não podem ser resgatados.

    II. A consolidação do monumento não pode ser assegurada com o emprego de técnicas modernas de conservação e construção, mesmo que sua eficácia tenha sido cientificamente comprovada.

    III. As contribuições válidas de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitadas, visto que a unidade de estilo não é a finalidade a alcançar no curso de uma restauração.

    Está correto o que se afirma em:
  • Questão 38557.   Arquitetura - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE SC - EXATUS PR - 2015
  • Sobre a NBR 9050, podemos afirmar, exceto:
  • Questão 38543.   Arquitetura - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE SC - EXATUS PR - 2015
  • Todas as edificações e áreas de risco por ocasião da construção, da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação, necessitam de aprovação no Corpo de bombeiros, com exceção das "residências unifamiliares".
    Com relação às medidas de segurança contra incêndio, associe as medidas abaixo e suas definições:

    1 - Iluminação de emergência.
    2 - Rotas de fuga (saídas de emergência).
    3 - Hidrantes.
    4 - Sinalização de emergência.

    ( ) É um item importante que será verificado em vistoria para ver se atende a todas as exigências. De modo geral, para permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes, devem estar desobstruídas e suas portas devem abrir no sentido do fluxo de pessoas. Devem ter a largura mínima de 1,2 m (para população aproximada de 100 pessoas), mas é necessário consultar Instruções Técnicas, pois há exceções que aumentam esta medida.
    ( ) Item não exigido para edificações com área inferior a 750m2 com até 12,0 metros de altura.
    ( ) Tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, orientando as ações de combate e facilitando a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.
    ( ) Devem ser instalados a cada 15m e nas mudanças de direção, bem como em cima das portas de saída. O sistema pode ser por bloco autônomo, por central de baterias, por gerador ou misto.

    A sequência correta de cima para baixo é:
  • Questão 14963.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - AL MT - FGV - 2013
  • Sabe que a altura do pé direito do primeiro pavimento é igual a 2,92 m, a espessura do piso superior (laje e revestimentos) é de 0,14 m e que a altura do espelho é de 0,18 m.

    Aplicando-se a fórmula de Blondell: 2h + p = 0,64, em que h é a altura do espelho e p é a largura do piso, calcule a projeção horizontal de uma escada, desenvolvida em um único lance, para acesso ao segundo pavimento de uma edificação.
  • Questão 14938.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Em uma edificação situada na cidade de São Paulo, exposta a sol pleno, uma manta isolante térmica será instalado sob uma cobertura em telhas metálicas, para proteger um ambiente climatizado artificialmente. A manta, além de uma camada de material isolante térmico, tem uma de suas faces aluminizada. Avaliou-se, em função das cargas térmicas geradas no interior da edificação, que há necessidade de se obter economia na climatização.

    Dentre as alternativas, para se obter o melhor resultado no sentido de minimizar os ganhos de calor pela cobertura,
  • Questão 11870.   Arquitetura - Nível Superior - Analista Judiciário - TJ BA - FGV - 2015
  • A estrutura de madeira é composta por uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama, constituída pelas ripas, pelos caibros e pelas terças. Uma das prescrições sobre as terças é que:
  • Questão 14936.   Arquitetura - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - SPTRANS - VUNESP - 2012
  • Uma empresa irá instalar-se em um andar de prédio de escritórios. O tipo de trabalho desenvolvido requer grande interação entre funcionários, resultando em níveis de ruído interno significativos, e grande circulação de pessoas. O projeto de lay-out prevê que o escritório seja panorâmico, com divisórias somente até a altura de uma pessoa sentada. Por se tratar de prédio antigo, os andares apresentam piso em pedra, em ótimo estado de conservação, e forro com revestimento em argamassa, com eletrodutos e fiação embutidos e luminárias fixadas diretamente ao teto. O andar do prédio conta com uma rede de sprinklers pendentes com bico acionado por ampola que corre junto à laje, solução considerada adequada pela análise dos riscos de incêndio do local e pelas normas aplicáveis. O projeto de climatização prevê o emprego de ar condicionado central com dutos a serem instalados também junto ao teto, logo abaixo do nível da tubulação dos sprinklers. Os dutos não devem permanecer aparentes.

    É uma solução adequada a essas condições a colocação de
  • Questão 11885.   Arquitetura - Nível Superior - Analista Judiciário - TJ BA - FGV - 2015
  • Em cada etapa do processo de produção na construção, o Controle da Qualidade deverá ter uma meta específica, de modo que o resultado final atenda às exigências do usuário. As metas do Controle de Qualidade referente ao planejamento consiste em:
  • Questão 38536.   Arquitetura - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE SC - EXATUS PR - 2015
  • De acordo com a NBR 13532/1995, um projeto arquitetônico consiste em etapas de execução. Conforme a descrição abaixo, escolha a alternativa que define a sequência correta das etapas:
  • Questão 38528.   Arquitetura - Nível Superior - Analista Judiciário - TRE SC - EXATUS PR - 2015
  • A questão versa sobre a Lei 12.378, 31/12/2.010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo. Nas mesmas o nome do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, aparece apenas como CAU/BR e o nome dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal, aparece apenas como CAUs.

    São competências dos CAUs, EXCETO: