Questões de Direitos Humanos para Concursos

Resolva Questões de Direitos Humanos para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 10366.   Direitos Humanos - Noções de Direitos Humanos - Nível Superior - Estágio Jurídico - DPE BA - 2014
  • A Convenção Americana de Direitos Humanos (1969), mais conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, é importante norma internacional que, ao tratar de garantias judiciais, estabelece que “Toda pessoa acusada de um delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não for legalmente comprovada sua culpa”.

    Para tanto, durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a algumas garantias mínimas, dentre as quais,
  • 2 - Questão 42516.   Direitos Humanos - Nível Superior - Indigenista Especializado - FUNAI - ESAF - 2016
  • Desde a criação do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), em 1906, previa-se na sua estrutura a instituição de um “serviço para catequese e civilização dos índios”. No início do século XX, em meio à polêmica pública sobre a capacidade (ou não) de evolução dos povos indígenas, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon propôs que se criasse uma agência indigenista do Estado, tendo por agentes delegados especiais. A ação indigenista dessa agência teria as seguintes finalidades, exceto:
  • 3 - Questão 34163.   Direitos Humanos - Nível Superior - Defensor Público - DPE SE - CESPE - 2012
  • A Comissão Interamericana de Direitos Humanos
  • 4 - Questão 42425.   Direitos Humanos - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEJUS CE - UECE - 2011
  • Considere os itens a seguir:

    I. Fundo de garantia do tempo de serviço;
    II. Seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário;
    III. Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos sábados;
    IV. Jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.

    De acordo com os Direitos Sociais, no que concerne aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais está correto o contido em
  • 5 - Questão 7345.   Direitos Humanos - Nível Médio - Bombeiro Militar - Bombeiro Militar RO - FUNCAB - 2009
  • Com relação ao histórico de formação dos Direitos Humanos no contexto global, é possível afirmar que tais atos ganharam grande relevância a partir de 1945, após a 2ª Guerra Mundial, uma vez que:
  • 6 - Questão 42536.   Direitos Humanos - Programa Nacional de Direitos Humanos - Nível Superior - Indigenista Especializado - FUNAI - ESAF - 2016
  • Na história dos estudos sobre o contato interétnico entre sociedades indígenas e segmentos da sociedade nacional no Brasil, assinale, entre as opções abaixo, qual noção marcou o rompimento com os estudos de aculturação.
  • 7 - Questão 1801.   Direitos Humanos - Nível Médio - Agente Penitenciário - FCC - 2010
  • São princípios fundamentais proclamados no artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948:
  • 8 - Questão 32474.   Direitos Humanos - Nível Médio - Agente Administrativo - DEPEN - CESPE - 2015
  • Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas.

    Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
  • A internacionalização dos direitos humanos, objetivo central da DUDH, é uma forma de resposta ao mal absoluto que caracterizou regimes políticos como o nazismo, de que o genocídio promovido em campos de extermínio seria o exemplo mais dramático.
  • 9 - Questão 11234.   Direitos Humanos - Noções de Direitos Humanos - Nível Médio - Assistente Administrativo - MPE BA - FESMIP BA - 2011
  • A Lei 12.288/10, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, estabeleceu, no seu artigo quarto, a participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País.

    Analise os itens I, II, III, IV e V abaixo.

    I. estímulo à pesquisa histórica que determine a correta identificação e localização das comunidades de remanescentes de quilombos, para fins de reforma agrária
    II. adoção de medidas, programas e políticas de ação afirmativa.
    III. promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate à discriminação étnica e às desigualdades étnicas em todas as suas manifestações individuais, institucionais e estruturais.
    IV. produção de filmes, novelas televisivas e peças teatrais com necessária participação de ao menos 10% (dez por cento) de atores, figurantes e técnicos negros.
    V. inclusão, no rol de feriados nacionais, do Dia da Consciência Negra.

    Escolha a alternativa que contempla dois itens que tratam dos meios que, na forma do indicado artigo de lei, garantem a participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País.
  • 10 - Questão 8423.   Direitos Humanos - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - FUMARC - 2013
  • Ana, de 8 anos de idade, foi abandonada por sua mãe e, depois de perambular pelas ruas da capital, foi levada para um abrigo. Considerando o caso hipotético e o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90, pode-se afirmar que o dever de proteção estabelecido na lei a todas as crianças e adolescentes, estejam ou não em situação de abandono, se estende