Questões de Serviço Social para Concursos

Resolva Questões de Serviço Social para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Q14280.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - SEDUC AM - FGV - 2014
  • De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da
  • 3 - Q35378.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • Sobre o planejamento estratégico situacional é incorreto afirmar:
  • 4 - Q59014.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • A Política Nacional para a População de Rua surge pelo Decreto n° 7053 de 23 de dezembro de 2009 com o objetivo geral de Proteção Social para Pessoas em Situação de Rua. Em relação aos princípios da Política Nacional para a População de Rua, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).

    ( ) Respeito à dignidade da pessoa humana.
    ( ) Direito a convivência familiar e comunitária.
    ( ) Desvalorização e desrespeito à vida e à cidadania.
    ( ) Atendimento humanizado e universalizado.
    ( ) Desrespeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • 5 - Q14744.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - HOB - CONSULPLAN - 2014
  • No âmbito da organização e representação profissional, o quadro que se observa no Serviço Social brasileiro é de maturação que expressa, na passagem dos anos 80 para os anos 90, rupturas com o seu tradicional conservadorismo, embora não signifique que o conservadorismo (e com ele, o reacionarismo) foi superado no interior da categoria profissional, pois, a herança conservadora e antimoderna, constitutiva da gênese da profissão, atualiza-se e permanece presente nos tempos de hoje. Em relação aos aspectos que conferiram visibilidade ao processo de maturação supracitado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    (     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (dezembro de 1993).  
    (     ) Os  profissionais  de  Serviço  Social  iniciam  o  processo  de  ultrapassagem  da  condição  de  executores  de  políticas  sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas. 
    (     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração e  implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal  (LC 101 de  maio de 2000).  
    (     ) Intervenção dos assistentes sociais na  implementação da Lei Orgânica da Assistência Social   ?   LOAS (dezembro de  1993). 

    A sequência está correta em
  • 6 - Q59010.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador Social - Prefeitura de Cuiabá MT - IBFC - 2019
  • O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é um serviço localizado em lugares de vulnerabilidade social, de caráter estatal e de base territorial. A respeito do CRAS, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

    I. O CRAS executa serviços de proteção básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.
    II. O CRAS atua com indivíduos e famílias em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.
    III. O trabalho com as famílias deve considerar novas referências para a compreensão dos diferentes arranjos familiares, superando o reconhecimento de um modelo único baseado na família nuclear.
    IV. Deve-se partir do suposto que as famílias devem ter as funções básicas de: prover a proteção e a socialização dos seus membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado.
  • 7 - Q14796.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - UFF - COSEAC - 2014
  • Segundo a análise de Simões (2006), a previdência social no Brasil tem início com a Lei Eloy Chaves em 1923. Entre algumas medidas, essa lei institui:
  • 8 - Q51788.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - Prefeitura de Catuji MG - Reis & Reis - 2015
  • São direitos do assistente social:
  • 9 - Q28991.   Serviço Social - Nível Superior - Analista Jurídico - Prefeitura de Betim MG - 2015
  • Referente ao financiamento da Assistência Social, assinale a alternativa CORRETA.
  • 10 - Q58997.   Serviço Social - Nível Médio - Cuidador - Prefeitura de Rio Branco AC - IBADE - 2017
  • O papel do cuidador é de fundamental importância na assistência à pessoa que necessita de cuidados diferenciados e na sua manutenção na comunidade, evitando situações de exclusão. Em alguns casos há um excesso de tarefas atribuídas ao cuidador, muitas vezes sem a orientação adequada e sem o suporte das instituições de saúde e das redes sociais. A alteração das rotinas e o tempo despendido nos cuidados, entre outros, podem interferir diretamente nos aspectos de sua vida: