Questões de Serviço Social para Concursos

Resolva Questões de Serviço Social para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 14749.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - HOB - CONSULPLAN - 2014
  • O  estudo  de  David  Harvey  (1993)  acerca  das  expressões  das  tendências  constitutivas  do  modo  de  produção  no  capitalismo contemporâneo é repleto de indicações sobre a potencialização da constituição de uma superpopulação  relativa sobrante, com o que ganha destaque o debate sobre o desemprego estrutural, da precarização e flexibilização  das  relações de  trabalho, o que  inclui o  impacto  sobre os direitos. A  lei do valor não  trata apenas da produção de  mercadorias na sua dimensão econômica. Se o processo de produção articula a valorização do capital ao processo de  trabalho, ou seja, se o trabalho é o elemento decisivo que transfere e cria valor, então tal processo reúne referências  em que a política e a  luta de classes são elementos  internos à  lei do valor e à compreensão da questão social e de  suas expressões. Analise as alternativas em relação ao processo de produção e aos elementos aos quais este se refere,  segundo contexto supracitado.  

    I.   Produção e reprodução de indivíduos. 
    II.   Produção e reprodução de classes sociais.  
    III.  Produção e reprodução dos princípios socialistas de produção. 
    IV.  Produção e reprodução de relações sociais. 

    Estão corretas apenas as alternativas
  • 2 - Questão 47246.   Serviço Social - Nível Superior - Analista de Desenvolvimento Agrário - ITESP - VUNESP - 2013
  • Estamos vivenciando um caos nas ações e serviços de saúde pública em nosso País. Esse fenômeno impacta a vida dos trabalhadores e a sociedade brasileira como um todo. O Sistema Único de Saúde não tem garantido o direito social constitucional do acesso universal e integral de atenção à saúde.

    Analisando-se essa realidade, o Assistente Social, em sua prática profissional, poderá
  • 3 - Questão 51792.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - Prefeitura de Catuji MG - Reis & Reis - 2015
  • São efeitos da cidadania, exceto:
  • 4 - Questão 47804.   Serviço Social - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas (Lei 8.742/93). 
     
    Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os princípios desta Lei.
     
    ( ) Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
    ( ) Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
    ( ) Não igualdade de direitos no acesso ao atendimento, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
    ( ) Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios de concessão.

    Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  • 5 - Questão 35373.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • É incorreto afirmar que o dever do Estado com educação escolar pública inclui:
  • 6 - Questão 35361.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social que tem como finalidade conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. Quando o trabalho de investigação do profissional do Serviço Social constitui- se com objetivo de formar prova para subsidiar decisões,
  • 7 - Questão 14744.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - HOB - CONSULPLAN - 2014
  • No âmbito da organização e representação profissional, o quadro que se observa no Serviço Social brasileiro é de maturação que expressa, na passagem dos anos 80 para os anos 90, rupturas com o seu tradicional conservadorismo, embora não signifique que o conservadorismo (e com ele, o reacionarismo) foi superado no interior da categoria profissional, pois, a herança conservadora e antimoderna, constitutiva da gênese da profissão, atualiza-se e permanece presente nos tempos de hoje. Em relação aos aspectos que conferiram visibilidade ao processo de maturação supracitado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    (     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (dezembro de 1993).  
    (     ) Os  profissionais  de  Serviço  Social  iniciam  o  processo  de  ultrapassagem  da  condição  de  executores  de  políticas  sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas. 
    (     ) Intervenção dos assistentes sociais na elaboração e  implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal  (LC 101 de  maio de 2000).  
    (     ) Intervenção dos assistentes sociais na  implementação da Lei Orgânica da Assistência Social   ?   LOAS (dezembro de  1993). 

    A sequência está correta em
  • 8 - Questão 14627.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - CEFET RJ - CESGRANRIO - 2014
  • Num projeto de intervenção, o assistente social definiu os elementos que servirão para medir a efetividade das ações que ele pretende realizar, quantificando e qualificando o trabalho proposto. 
    Esses elementos são os
  • 9 - Questão 47251.   Serviço Social - Nível Superior - Analista de Desenvolvimento Agrário - ITESP - VUNESP - 2013
  • Entendemos o serviço social como uma totalidade histórica inserida no movimento real de uma determinada formação social que exerce influência para transformações qualitativas das totalidades concretas em que está inserido. (CARDOSO, 2007).

    Esse entendimento evidencia a perspectiva
  • 10 - Questão 14293.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - SEDUC AM - FGV - 2014
  • Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).