Questões de Concursos Odontologia

  • Questão 46747.   Odontologia - Nível Superior - EBSERH - IBFC - 2017

  • O prognóstico do traumatismo dentário depende de diversos fatores que vão desde como o elemento dentário foi acometido pelo trauma até o tempo que durou para que tivesse o atendimento pelo cirurgião dentista. Assinale a alternativa correta em relação ao traumatismo dentário.
  • Questão 46763.   Odontologia - Nível Superior - HOB - CONSULPLAN - 2015

  • Se uma infecção odontogênica irá se tornar ou não um abscesso vestibular ou do espaço facial profundo, será determinado primariamente pela relação da inserção muscular com o ponto onde houve a perfuração da lâmina óssea cortical. Em relação aos espaços fasciais profundos, analise as afirmativas.

    I. O espaço bucal pode tornar‐se infectado a partir da extensão de infecções dos dentes superiores através do osso, superiormente à inserção do bucinador no processo alveolar da maxila. O envolvimento do espaço bucal, em geral, resulta em aumento de volume abaixo do arco zigomático e acima do bordo inferior da mandíbula. 
    II. Uma infecção do terceiro molar superior pode disseminar‐se para o seio cavernoso através do espaço infratemporal. 
    III. O limite anterior do espaço submandibular é dado pelo tendão do músculo digástrico e o limite lateral é determinado pelo músculo platisma.
    IV. O espaço pterigomandibular é o sítio onde se disseminam primariamente infecções do terceiro molar inferior. O limite posterior do espaço pterigomandibular é fornecido pela glândula parótida e o limite inferior pelo músculo pterigoideo medial. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • Questão 46767.   Odontologia - Nível Superior - HOB - CONSULPLAN - 2015

  • As fraturas do osso frontal e do complexo nasorbitoetmoidal (NOE) podem causar complicações devastadoras devido à proximidade com o cérebro, olhos e nariz. Em relação às fraturas do seio frontal e do complexo nasorbitoetmoidal, analise as afirmativas.

    I. O teste de Furness pode ser realizado para avaliar fraturas da tábua posterior do osso frontal com deslocamento. 
    II. Se o nariz e os zigomas não são afetados pelo traumatismo, um achado de hemorragia subconjuntival é um importante sinal para o diagnóstico de fratura do osso frontal.   
    III. Nas fraturas que envolvem o osso frontal com fraturas do componente nasoetmoidal, uma avaliação aberta ou intraoperatória da patência do ducto nasofrontal deve ser sempre realizada. 
    IV. As fraturas simples em galho verde ou sem deslocamento da tábua anterior do osso frontal necessitam de tratamento cirúrgico para avaliação da patência do ducto nasofrontal. 

    Estão corretas apenas as afirmativas segundo Michael Miloro e colaboradores
  • Questão 46528.   Odontologia - Nível Superior - MPU - CESPE - 2013

  • A respeito dos cimentos de ionômero de vidro (CIVs), que se destacam como materiais cimentantes, forradores e restauradores na clínica odontológica, e de outros materiais odontológicos, julgue os itens que se seguem.

    Os cimentos formados pela mistura de partículas vítreas com solução aquosa de ácidos poliméricos orgânicos devem ser manipulados em placa de vidro, cuja esterilização química pode ser feita com ácido peracético.
  • Questão 35007.   Odontologia - Nível Superior - IFSUL - BD - 2016

  • Paciente de 20 anos chega ao consultório relatando dor apenas durante o ato mastigatório, quando o alimento encosta no dente 46. Também comenta que, às vezes, o dente sangra. O exame clínico evidencia pólipo no interior de uma cavidade cariosa e, radiograficamente, observa-se cárie profunda, havendo uma pequena comunicação direta da câmara pulpar com a cavidade da cárie, junto ao corno pulpar mesial. O periodonto apical encontra-se ligeiramente espessado e o assoalho da câmara pulpar, íntegro.

    Com base no caso clínico apresentado, o diagnóstico é

    I. Pulpite reversível.
    II. Periodontite apical de origem bacteriana.
    III. Pulpite crônica hiperplásica.

    O tratamento indicado, segundo Mário Roberto Leonardo(2008), é

    I. Pulpotomia.
    II. Biopulpectomia.
    III. Necropulpectomia.

    Sobre o diagnóstico e o tratamento indicados, estão corretas apenas as afirmativas da alternativa
  • Questão 46577.   Odontologia - Nível Superior - AMAZUL - CETRO - 2015

  • Embora a biópsia seja utilizada principalmente para diagnóstico precoce de lesões malignas, também é muito útil na identificação das causas de crescimento tecidual, doenças inflamatórias e infecciosas. Trata-se de um exame seguro em que algumas vezes o cirurgião-dentista deve estar pronto para executar. Assinale a alternativa correta quanto à biópsia.
  • Questão 46754.   Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - HOB - CONSULPLAN - 2015

  • Apesar do enorme progresso tecnológico disponível para a preservação da dentição, a restauração protética e a reabilitação do sistema mastigatório ainda são uma necessidade em pacientes edêntulos, ou parcialmente edêntulos. Sobre as cirurgias pré‐protéticas, analise as afirmativas.

    I. A técnica de alveoplastia intrasseptal ou técnica de Dean é mais bem utilizada em áreas nas quais o rebordo alveolar é de contorno relativamente regular e altura adequada, porém, apresenta uma depressão no fundo do vestíbulo. A principal vantagem desta técnica é o aumento da espessura do rebordo. 
    II. Quando os toros mandibulares são bilaterais e se deseja removê‐los simultaneamente, a manutenção de uma pequena faixa de tecido ceratinizado na linha média entre as extensões anteriores das duas incisões reduz a formação de hematoma na região anterior do assoalho de boca.   
    III. A técnica de vestibuloplastia localizada, utilizada para frenectomia labial, é especialmente vantajosa quando a base da inserção de freio é extremamente larga. 
    IV. Em todos os casos de redução da tuberosidade maxilar (remoção de tecido duro) onde houver perfuração do seio maxilar, o uso de antibiótico (amoxicilina) pós‐operatório e descongestionante sinusal é recomendado. Os medicamentos devem ser mantidos por um período de 7 a 14 dias. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • Questão 46801.   Odontologia - Nível Superior - EBSERH - AOCP - 2015

  • No contexto do crescimento e desenvolvimento ósseo crâniomaxilofacial, é considerado o movimento de todo o osso como uma unidade. Esse movimento denomina-se
  • Questão 15030.   Odontologia - Nível Superior - Prefeitura de Cantagalo RJ - CONSULPLAN - 2013

  • Paciente, 08 anos, apresenta lesão elevada, nodular, séssil, com coloração azulada no dorso da língua. Durante o exame de palpação foi possível sentir a pulsação. Com uma placa de vidro, o cirurgião dentista fez a compressão e a lesão sumiu, retornando ao seu aspecto inicial após a descompressão. Qual é o diagnóstico da lesão apresentada pelo paciente?
  • Questão 46810.   Odontologia - Nível Superior - EBSERH - AOCP - 2015

  • Em ortodontia, como denominamos o movimento da raiz sem o movimento da coroa dentária?