Questões de Odontologia para Concursos

Resolva Questões de Odontologia para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 46772.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • “Paciente feminino, 16 anos, procurou o serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital Municipal Odilon Behrens com aumento de volume assintomático na região anterior de maxila com quatro meses de evolução. A radiografia panorâmica exibiu uma lesão radiotransparente unilocular que continha delicadas calcificações associadas à coroa do canino superior direito que se encontrava incluso.” Baseado na descrição clínica e radiográfica, assinale a alternativa que exibe a melhor hipótese diagnóstica para o caso clínico hipotético relatado.
  • Questão 46808.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - AOCP - 2015
  • Combinação de características esqueléticas, dentárias e neuromusculares que produz uma quantidade indevida de trespasse vertical na região dos incisivos. O enunciado refere-se à qual alteração?
  • Questão 11715.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH BA - IADES - 2014
  • A aspiração de corpo estranho para as vias pulmonares, a exemplo de dente após extração, caracteriza-se como uma das complicações que o cirurgião-dentista pode enfrentar. Acerca dessas informações, assinale a alternativa que apresenta a manobra que consiste em expelir o ar depositado no diafragma com tração violenta da região compreendida na altura do xifoide abaixo da caixa torácica, por até 10 vezes ou mais, com intenção de expelir o corpo estranho.
  • Questão 34995.   Odontologia - Nível Superior - Odontólogo - IFSUL - BD - 2016
  • Mulher de 46 anos, procura o Cirurgião Dentista(CD), relatando que, há algum tempo, apresenta dor em forma de pontada e, às vezes, uma sensação de queimação na região de alvéolos nos hemiarcos superior e inferior direitos. Nos últimos dias, a dor evoluiu com intervalos mais frequentes e intensos, com a sensação de descarga de um raio. Relata, também, que o simples contato com o vento está provocando dor e que, ao segurar o rosto, sente contração da musculatura da face. Ao exame clínico, o CD observa a ausência dos molares superiores e dos molares e pré-molares inferiores.

    Não identificando alterações no exame radiográfico, qual conduta o CD deve seguir?
  • Questão 46572.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - AMAZUL - CETRO - 2015
  • A saliva protege a cavidade oral de duas maneiras: evitando a colonização da boca por microrganismos e oferecendo um efeito tampão para os dentes, podendo evitar sua desmineralização. Baseando-se nos componentes da saliva, assinale a alternativa correta.
  • Questão 46465.   Odontologia - Nível Superior - Dentista - SPDM - BD - 2014
  • O tratamento restaurador atraumático, conhecido pela sigla do inglês “ART” (Atraumatic Restorative Treatment), envolve restaurações atraumáticas e procedimentos educativos e preventivos. Com base nessa informação podemos afirmar que:
  • Questão 46647.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - SUSAM - FGV - 2014
  • Analise o fragmento a seguir.  

    Eventualmente  pode  ser  observado  o  retorno  de  sangue  para  o  interior  do  tubete  durante  uma  anestesia  local  troncular.  Nos  casos em que ocorre a chamada _____, a recomendação é que a  administração da solução anestésica seja _____. 

    Assinale  a  opção  que  completa  corretamente  as  lacunas  do  fragmento acima.
  • Questão 46740.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • Em pacientes portadores de trismo, seja ele infeccioso ou não, a anestesia troncular convencional é de difícil realização. Frente a esta prerrogativa, assinale a alternativa que cita uma técnica bastante útil para anestesia dos pacientes portadores deste quadro.