Questões de Odontologia para Concursos

Resolva Questões de Odontologia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Q35011.   Odontologia - Nível Superior - Odontólogo - IFSUL - 2016
  • A execução da maior parte dos procedimentos restauradores requer certo conhecimento de periodontia, uma vez que a presença de saúde periodontal é essencial para o sucesso estético, biológico e funcional das restaurações.

    Com respeito aos princípios biológicos periodontais, o que é correto afirmar?
  • 3 - Q11701.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH BA - IADES - 2014
  • Epidemiologia é a ciência que permite estudar a distribuição e as condições de saúde e doença nas populações. Em relação à periodontia, a epidemiologia utiliza índices com parâmetros de mensuração saúde-doença. Um desse índices é o PSR (exame periodontal simplificado) em que cada sextante da cavidade bucal recebe um código. Com relação ao PSR, é correto afirmar que o código 1 representa
  • 4 - Q46495.   Odontologia - Nível Superior - Dentista - SPDM - 2014
  • Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, com remoção e restauração do ângulo incisal, são denominadas:
  • 5 - Q46682.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - BR Distribuidora - CESGRANRIO - 2008
  • Com relação à técnica de condicionamento ácido, para restauração com resina composta fotoativada, é correto afirmar que o(a)
  • 6 - Q46775.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • A prática odontológica abrange grande variedade de procedimentos em que há contato com secreções da cavidade oral, sangue e, por vezes, secreções respiratórias, equipamento e ar contaminados. Tal fato resulta em possibilidade de transmissão de infecções de pacientes para pacientes, como dos profissionais para pacientes ou destes para aqueles. Em relação ao controle de infecção em odontologia, analise as afirmativas. 

    I. Álcool etílico de 60 a 90% e isopropílico a 70%, hipoclorito de sódio 1% e compostos fenólicos são os desinfetantes recomendados para desinfecção de superfícies. 
    II. Os testes biológicos não oferecem vantagens em relação à qualidade de esterilização em comparação aos métodos físicos e químicos.
    III. As luvas não são completamente impermeáveis e podem apresentar microperfurações durante o uso. Devido a isso, recomenda‐se a utilização de duas luvas em situações de maior risco.    
    IV. Segundo Stanley Malamed, para promover desinfecção os cartuchos anestésicos, antes de sua utilização, devem ser imersos em álcool etílico a 70%. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 7 - Q59940.   Odontologia - Nível Superior - Odontologia - EsSEx - EB - 2018
  • Segundo LOPES (2015), existem diferentes tipos de infecção Endodôntica, que estão relacionadas com diferentes situações clínicas. A classificação do tipo de infecção endodôntica baseia-se na localização da infecção e no momento em que as bactérias se estabeleceram no canal radicular. Quanto aos tipos de infecção endodôntica, assinale a alternativa correta.
  • 8 - Q46516.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - MPU - CESPE - 2013
  • Cárie dental é a doença infecciosa de maior prevalência e incidência na espécie humana. No que se refere à cárie dental humana, julgue os itens a seguir.

    A sondagem com explorador pontiagudo é uma técnica invasiva que produz defeitos traumáticos irreversíveis nas áreas desmineralizadas da superfície dos dentes, favorecendo a progressão da lesão.
  • 9 - Q46557.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - MPU - CESPE - 2013
  • Paciente do sexo masculino em tratamento ortodôntico, de dezoito anos de idade, sem alteração sistêmica, apresenta histórico de trauma dentário por agressão física (soco) na região dos incisivos superiores, sem aparente luxação dentária. 

    Considerando esse relato clínico, julgue os itens a seguir.

    Se ocorrer fratura cuja extensão cervical comprometa o espaço biológico, obrigatoriamente terá de ser feita cirurgia periodontal para aumento de coroa clínica.