Questões de Agronomia para Concursos

Resolva Questões de Agronomia para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 15474.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - MPE ES - VUNESP - 2013
  • “Baseia-se na geometria e desenvolve processos auxiliares para a topometria, tendo como objetivo o estudo das formas exteriores da superfície terrestre e as leis a que se deve obedecer seu modelado. Sua principal aplicação está na representação cartográfica do terreno pelas curvas de nível”.

    Essa afirmação refere-se à
  • Questão 15178.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - MDA - FUNCAB - 2014
  • Considerando o regime de chuvas predominante nas diferentes regiões do Brasil, a presença de águas superficiais e subterrâneas classificadas como salinas ocorre, mais comumente, na seguinte zona climática:
  • Questão 15177.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - MDA - FUNCAB - 2014
  • Nos dias atuais, a expansão das fronteiras agrícolas rumo ao Norte e Noroeste brasileiro, responsável pelos novos arranjos dos espaços territoriais no país, foi favorecida, sobretudo, pela presença de:
  • Questão 15176.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - MDA - FUNCAB - 2014
  • As chuvas denominadas orográficas são aquelas que ocorrem por interferência direta de:
  • Questão 15180.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - MDA - FUNCAB - 2014
  • Considerando as diferentes práticas conservacionistas e de manejo do solo, aquela que se classifica como edáfica é conhecida como:
  • Questão 15143.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014
  • A utilização da cartografia pelo homem é muito antiga. Dos primeiros mapas conhecidos que eram bastante rudimentares até chegarmos ao Google Earth e ao GPS, muita coisa mudou. A tecnologia alterou processos e métodos utilizados para a elaboração de cartas e mapas. Nesse contexto, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

    (01) O avanço das tecnologias: sensoriamento remoto, radares, fotos aéreas, dentre outras, permitiu que os mapas ficassem cada vez mais precisos, trazendo uma nova dimensão à cartografia.

    (02) Apesar de todas as inovações tecnológicas aplicadas à cartografia, vale destacar que não existe uma representação perfeita, que traduza fielmente o real. Toda representação em duas dimensões apresenta problemas técnicos, como distorção da área cartografada.

    (03) A projeção de Peters, elaborada pelo professor alemão Arno Peters no século XX (1973), por manter a proporcionalidade das áreas, passa, segundo alguns analistas, uma ideia de igualdade, valorizando as nações pobres e “quebrando” a visão de superioridade das nações ricas.

    (04) A projeção de Mercator valorizou as terras do continente europeu no momento da expansão mercantil e colonial europeia e, durante alguns séculos, serviu à visão da Europa como centro do mundo ou ao eurocentrismo. Por não apresentar distorções nas áreas, a projeção Mercator é a que representa fielmente o real.
  • Questão 15476.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - MPE ES - VUNESP - 2013
  • Em um terreno, foi locado um galpão retangular com dimensões iguais a 20 m e 60 m. Entretanto, constatou-se que o trabalho foi realizado com uma trena apresentando 5,10 m, quando na verdade deveria apresentar 5,0 m. Considerando isso, assinale a alternativa que mostra o valor real da área apresentada por este galpão.
  • Questão 15477.   Agronomia - Nível Superior - Engenheiro Agrônomo - MPE ES - VUNESP - 2013
  • O equipamento capaz de medir ângulos horizontais e verticais, distâncias horizontais, verticais e inclinadas, além de processar e mostrar condições do nivelamento do aparelho, número do ponto medido, coordenadas UTM ou geográficas e a altitude do ponto, a altura do aparelho, a altura do bastão é conhecido como