Questões de Direito Notarial e Registral para Concursos

Resolva Questões de Direito Notarial e Registral para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 64116 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Os atos de registro das empresas compreendem a matrícula e seu cancelamento, o arquivamento e a autenticação, tendo por finalidade dar publicidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos. Com relação ao assunto é correto afirmar:
  • 2 - Questão 64115 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Sobre infrações disciplinares e penalidades impostas aos titulares da atividade notarial e registral, previstas na Lei nº 8.935/94, marque a alternativa correta:

    I. São infrações disciplinares que sujeitam os notários e os oficiais de registro às penalidades previstas na Lei 8.935/94: a inobservância das prescrições legais ou normativas; a conduta atentatória às instituições notariais e de registro; a cobrança indevida ou excessiva de emolumentos, ainda que sob a alegação de urgência; a violação do sigilo profissional; o descumprimento de quaisquer dos deveres descritos na referida Lei.
    II. São infrações disciplinares que sujeitam os notários e os oficiais de registro às penalidades previstas na Lei 8.935/94, organizar associações ou sindicatos de classe e deles participar.
    III. As penas disciplinares que poderão ser aplicadas no caso de infrações cometidas pelos notários e registradores serão de repreensão, de multa, suspensão e perda da delegação.
    IV. As penas serão impostas pelo juízo competente, independentemente da ordem de gradação, conforme a gravidade do fato.

    A sequência correta é: 
  • 3 - Questão 64114 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Sobre notários e registradores, tendo como base o texto da Lei nº 8935/94, analise as alternativas e assinale a opção correta:

    I. Os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis por todos os prejuízos que causarem a terceiros, por culpa ou dolo, pessoalmente, pelos substitutos que designarem ou escreventes que autorizarem, assegurado o direito de regresso.
    II. Prescreve em três anos a pretensão de reparação civil, contado o prazo da data de lavratura do ato registral ou notarial.
    III. A responsabilidade civil depende da criminal.
    IV. A responsabilidade criminal será individualizada, aplicando-se, no que couber, a legislação relativa aos crimes contra a administração pública. A individualização não exime os notários e os oficiais de registro de sua responsabilidade civil.

    A sequência correta é: 
  • 4 - Questão 64113 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • “Protocolizado o título ou documento de dívida, o _________ expedirá a intimação ao devedor, no endereço fornecido pelo apresentante do título ou documento, considerando-se cumprida quando comprovada a sua entrega no mesmo endereço. A remessa da intimação poderá ser feita por portador do próprio tabelião, ou por qualquer outro meio, desde que o recebimento fique assegurado e comprovado através de protocolo, aviso de recepção (AR) ou documento equivalente. A intimação deverá conter ______ e ________, elementos de identificação do título ou documento de dívida, e prazo limite para cumprimento da obrigação no Tabelionato, bem como número do protocolo e valor a ser pago. A intimação será feita por _______se a pessoa indicada para aceitar ou pagar for desconhecida, sua localização incerta ou ignorada, for residente ou domiciliada fora da competência territorial do Tabelionato, ou, ainda, ninguém se dispuser a receber a intimação no endereço fornecido pelo apresentante. O edital será afixado no ____________ e publicado pela imprensa local onde houver jornal de circulação diária.” Sobre o procedimento de intimação no protesto de títulos marque a alternativa que completa correta e sequencialmente os espaços do enunciado, conforme o texto legal.
  • 5 - Questão 64112 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
  • 6 - Questão 64111 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Sobre o Registro de Jornais, Oficinas Impressoras, Empresas de Radiodifusão e Agências de Notícias, assinale a alternativa INCORRETA:
  • 7 - Questão 64110 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • “No _______________ será feita a _____________ dos instrumentos particulares, para a prova das obrigações convencionais de qualquer valor; do _______ comum sobre coisas móveis; da caução __________ pessoal e da dívida pública federal, estadual ou municipal, ou de Bolsa ao portador; do contrato de ___________ ou pecuária; do mandado judicial de renovação do contrato de arrendamento para sua vigência, quer entre as partes contratantes, quer em face de terceiros; facultativo, de quaisquer documentos, para sua conservação. Caberá ao _______ a realização de quaisquer registros não atribuídos expressamente a outro ofício”. Marque a alternativa que completa correta e sequencialmente os espaços do enunciado, conforme o texto legal.
  • 8 - Questão 64109 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Sobre os atos pertinentes ao registro público de empresas mercantis e atividades afins previstos da Lei nº 8.934/94 que não podem ser arquivados, assinale a alternativa INCORRETA:
  • 9 - Questão 64108 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Nos termos do Art. 104, da Lei nº 6.015/73, no livro de emancipações, interdições e ausências, será feita a averbação das sentenças que puserem termo à interdição, das substituições dos curadores de interditos ou ausentes, das alterações dos limites de curatela, da cessação ou mudança de internação, bem como da cessação da ausência pelo aparecimento do ausente. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA, nos termos da citada Lei:
  • 10 - Questão 64107 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Sobre a lavratura de registro de óbito, pode-se afirmar que: