Questões de Concursos Meteorologia

  • Questão 45971.   Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014

  • O micrômetro é um dos principais instrumentos de medição utilizados na indústria. Dependendo da aplicação, existem tipos e tamanhos diferentes de micrômetros a serem utilizados. Com relação ao micrômetro com discos nas hastes, podemos afirmar que:
  • Questão 45973.   Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014

  • Leia atentamente: 

    I. A metrologia legal é uma área da metrologia responsável pelos sistemas de medição relacionados com saúde, segurança e meio ambiente. 
    II. A metrologia industrial é uma área da metrologia responsável pelos sistemas de medição que controlam os processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos finais. 
    III. A metrologia científica é uma área da metrologia responsável pelos padrões de medição nacionais e internacionais. 

    Podemos afirmar que:
  • Questão 45974.   Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014

  • Com relação aos instrumentos de metrologia dimensional, podemos considerar como algumas das principais fontes de erro na medição:
  • Questão 45975.   Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014

  • Em uma fábrica de produção de parafusos, um inspetor de qualidade mediu o comprimento de 10 parafusos, em um lote de 100, obtendo os seguintes resultados: 

    Medição 1 = 29,8 mm Medição 2 = 30,0 mm 
    Medição 3 = 29,9 mm Medição 4 = 30,2 mm 
    Medição 5 = 30,2 mm Medição 6 = 30,4 mm 
    Medição 7 = 30,0 mm Medição 8 = 29,8 mm 
    Medição 9 = 30,3 mm Medição 10 = 30,4 mm 

    Os valores da média e da mediana das amostras são respectivamente:
  • Questão 45976.   Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014

  • Em relação à norma ABNT NBR NM ISO 3611:1997, podemos afirmar que:
  • Questão 45613.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006

  • Considerando que as plantas, de um modo geral, utilizam apenas a energia localizada entre 400 e 700 nm, que caracteriza a Radiação Fotossinteticamente Ativa, ou mais comumente PAR, que corresponde a apenas uma fração – cerca de 45% da energia de Ondas Curtas do Sol - Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    a - Das funções de transpiração, respiração e fotossíntese, exercidas pelas folhas, o único processo que está diretamente envolvido com a radiação solar é a fotossíntese. 
    b - No processo fotossintético, frações entre 60 e 90% dessa energia serão absorvidas pela clorofila e carotenóides, em função da direta absorção dos fótons pelos pigmentos. 
    c - A fração do azul e do vermelho são as mais absorvidas, sendo que o ultravioleta e o infravermelho não exercem nenhuma influência na fotossíntese. 
    d - A absorção da energia solar pelas folhas provoca seu aquecimento, já que a maior parte dessa energia é dispensável à fotossíntese. No entanto, esse aumento de temperatura pode ser atenuado pelo processo de transpiração.
    e - A fração verde é a mais refletida e, conseqüentemente responsável pela coloração verde dos vegetais.
  • Questão 45614.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006

  • Dois pontos A e B, localizados na mesma Latitude, apresentaram em um determinado mês o mesmo valor de temperatura média. Entretanto, no ponto A foi registrado 100mm de chuva e no ponto B apenas 50mm. De acordo com o método de Thornthwaite (1948), a Evapotranspiração Potencial (ETP) calculada nos dois pontos será:
  • Questão 45615.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006

  • Duas plantas idênticas de milho - A e B - são cultivadas em um mesmo tipo de solo que, em dado instante t encontra-se na capacidade de campo. A planta A está submetida a uma taxa de evaporação (dados de tanque classe A) de 7,5 mm/dia, enquanto que a planta B a uma taxa de 3 mm/dia. Supondo-se que a partir do instante o solo começa a secar. 

    Considerando-se os conhecimentos no sistema água- solo-planta-atmosfera, qual das plantas poderá extrair um maior volume de água do solo, mantendo a relação ETR/ETc igual a 1?