Questões de Meteorologia para Concursos

Resolva Questões de Meteorologia para Concursos Grátis. Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Se preferir resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 45621.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:

    1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável. 
    2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável. 
    3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro. 

    Com base no exposto:
  • Questão 45971.   Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014
  • O micrômetro é um dos principais instrumentos de medição utilizados na indústria. Dependendo da aplicação, existem tipos e tamanhos diferentes de micrômetros a serem utilizados. Com relação ao micrômetro com discos nas hastes, podemos afirmar que:
  • Questão 18728.   Meteorologia - Nível Superior - Técnico em Meteorologia - CAP - MB - 2013
  • Que circulação de escala sinótica ocorre na troposfera superior, atinge intensidade máxima no verão e contribui para as chuvas, principalmente, nas regiões Norte e Centro Oeste?
  • Questão 45618.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • No estado de São Paulo, de maneira geral, o período de inverno é tido como um período seco. Considere dois balanços hídricos seqüenciais (Balanço A com armazenamento máximo de 300mm e Balanço B armazenamento máximo de 50 mm) gerados para a mesma localidade em um ano médio e que no mês de abril apresentavam deficiência hídrica igual a zero. Em qual dos dois balanços espera-se o aparecimento de uma deficiência hídrica mais cedo?
  • Questão 45632.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Qualquer que seja o tipo de nevoeiro que se forme em uma superfície, algumas características necessariamente estarão presentes, entre elas.
  • Questão 45630.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • O texto abaixo foi desenvolvido considerando-se a teoria de Sutcliffe.

    A situação padrão para o desenvolvimento de um ciclone em superfície, apresenta um cavado em 500mb com vorticidade absoluta negativa no Hemisfério Sul, tendo em vista a curvatura do escoamento. Logo, a leste do eixo do cavado deve haver advecção de vorticidade __________ e a oeste_________. A intensificação ou formação de um ___________ na superfície é equivalente a tornar a vorticidade absoluta mais negativa e o contrário para o caso do ____________. 

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
  • Questão 45973.   Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014
  • Leia atentamente: 

    I. A metrologia legal é uma área da metrologia responsável pelos sistemas de medição relacionados com saúde, segurança e meio ambiente. 
    II. A metrologia industrial é uma área da metrologia responsável pelos sistemas de medição que controlam os processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos finais. 
    III. A metrologia científica é uma área da metrologia responsável pelos padrões de medição nacionais e internacionais. 

    Podemos afirmar que:
  • Questão 18730.   Meteorologia - Nível Superior - Técnico em Meteorologia - CAP - MB - 2013
  • O que é espalhamento da luz solar?
  • Questão 18732.   Meteorologia - Nível Superior - Técnico em Meteorologia - CAP - MB - 2013
  • Em regiões litorâneas, como a temperatura da superfície do mar (TSM) não apresenta variabilidade diurna, o resfriamento do continente ao longo da madrugada desencadeia um gradiente horizontal de pressão à superfície, com subsidência do ar sobre o continente e ascensão do ar sobre o mar. Tal movimento resulta em que fenômeno?