Questões de Concursos Meteorologia

  • Questão 45621.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:

    1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável. 
    2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável. 
    3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro. 

    Com base no exposto:
  • Questão 45620.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • As leis de Boyle e Gay Lussac descrevem a relação entre temperatura, pressão e volume.

    1 – Numa transformação isotérmica, a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais 
    2 – Numa transformação isobárica, o volume e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 
    3 – Numa transformação isocórica, a pressão e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais 

    Conforme as afirmações descritas acima, é correto afirmar que:
  • Questão 45622.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • Os índices de estabilidade descrevem o estado da atmosfera e sua vulnerabilidade às perturbações no plano vertical.

    “Leva-se uma parcela de ar, em 850 hPa até a saturação seguindo uma adiabática seca e depois, seguindo uma adiabática úmida, até 500hPa. O índice é definido como a diferença entre a temperatura ambiental de 500hPa e a temperatura da parcela quando atinge o nível de 500hPa. Quanto mais negativa for essa diferença, mais instável será o ar.”. 

    A descrição acima se refere a qual índice?
  • Questão 45623.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • A partir dos Modelos Numéricos de Tempo é possível obter direta ou indiretamente variáveis que descrevem a dinâmica da atmosfera. Analise as expressões descritas a seguir:

    A - A divergência horizontal é útil para diagnosticar as áreas com movimento vertical ascendente ou descendente mais significativo. Se o escoamento em uma determinada região apresenta forte convergência em baixos níveis, deduz-se por continuidade de massa que essa região deve ter movimento vertical ascendente na média troposfera e uma divergência associada na alta troposfera. 
    B - O campo de vorticidade relativa é útil na localização de cristas e cavados ou circulações fechadas (ciclônicas e anticiclônicas). A vorticidade relativa negativa (?<0) representa um escoamento ciclônico (baixa pressão) para o Hemisfério Sul e a positiva (?>0) um escoamento anticiclônico (alta pressão). 
    C - A convergência do fluxo de umidade nos baixos níveis é essencial no desenvolvimento de sistemas meteorológicos por meio do abastecimento de água. Apenas os níveis mais baixos terão efeito significativo nesse processo, pois a quantidade de água acima de 500hPa é desprezível em relação à baixa troposfera. Isso ocorre porque a quantidade de vapor d’água que uma parcela pode manter é função de sua temperatura

    Com base no exposto acima, é correto afirmar que:
  • Questão 45616.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • Duas superfícies horizontais e vegetadas, A e B, apresentam respectivamente os albedos 0,3 e 0,5. Se essas superfícies forem submetidas a uma mesma radiação solar incidente, qual das duas terá um maior saldo de energia disponível para que os vegetais realizem seus diversos processos biofísicos?
  • Questão 45617.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006


  • Considerando a razão de Bowen e seus conhecimentos em fluxo energético no solo, responda: Dois pontos, A e B, localizados no mesmo tipo de solo, na mesma latitude e submetidos a um mesmo regime de vento. O ponto A está em seu ponto de saturação hídrica e o ponto B está no ponto de murcha permanente. Qual dos pontos poderá liberar um maior fluxo de calor sensível para a atmosfera adjacente a eles?
  • Questão 18735.   Meteorologia - Nível Superior - CAP - MB - 2013

  • Qual dos aspectos meteorológicos a seguir NÃO é possível ser detectado numa imagem de satélite do Atlântico Sul?
  • Questão 45975.   Meteorologia - Nível Médio - IPEM PE - IPAD - 2014

  • Em uma fábrica de produção de parafusos, um inspetor de qualidade mediu o comprimento de 10 parafusos, em um lote de 100, obtendo os seguintes resultados: 

    Medição 1 = 29,8 mm Medição 2 = 30,0 mm 
    Medição 3 = 29,9 mm Medição 4 = 30,2 mm 
    Medição 5 = 30,2 mm Medição 6 = 30,4 mm 
    Medição 7 = 30,0 mm Medição 8 = 29,8 mm 
    Medição 9 = 30,3 mm Medição 10 = 30,4 mm 

    Os valores da média e da mediana das amostras são respectivamente:
  • Questão 45624.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • A natureza meridional do escoamento de verão é resultado direto do forte aquecimento da superfície com liberação de calor sensível e de calor latente. Este aquecimento produz uma célula de circulação direta forçada termicamente com ar quente e úmido subindo sobre o continente e ar seco descendo sobre as áreas oceânicas adjacentes. O ar ascendente desta circulação que se forma sobre o oeste da Amazônia provoca intenso desenvolvimento de nuvens convectivas e altas precipitações pluviométricas, com até 6mm dia -1 na região Amazônica. Parte da subsidência desta circulação zonal, no caso da América do Sul, estende-se desde o leste da Amazônia até o oeste da África, incluindo o Nordeste do Brasil e é chamada de:
  • Questão 45633.   Meteorologia - Nível Superior - INMET - CETRO - 2006

  • Ventos fohen são: