Questões de Meteorologia para Concursos

Resolva Questões de Meteorologia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 18735 - Meteorologia - Nível Superior - Técnico em Meteorologia - CAP - MB - 2013
  • Qual dos aspectos meteorológicos a seguir NÃO é possível ser detectado numa imagem de satélite do Atlântico Sul?
  • 3 - Questão 45624 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • A natureza meridional do escoamento de verão é resultado direto do forte aquecimento da superfície com liberação de calor sensível e de calor latente. Este aquecimento produz uma célula de circulação direta forçada termicamente com ar quente e úmido subindo sobre o continente e ar seco descendo sobre as áreas oceânicas adjacentes. O ar ascendente desta circulação que se forma sobre o oeste da Amazônia provoca intenso desenvolvimento de nuvens convectivas e altas precipitações pluviométricas, com até 6mm dia -1 na região Amazônica. Parte da subsidência desta circulação zonal, no caso da América do Sul, estende-se desde o leste da Amazônia até o oeste da África, incluindo o Nordeste do Brasil e é chamada de:
  • 4 - Questão 45619 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • A medição da radiação solar, tanto a componente direta quanto a componente difusa na superfície terrestre, é importante para estudos das influências das condições climáticas e atmosféricas. Sua medição pode ser feita utilizando-se instrumentos adequados, tais como: 

    1. Piranômetros - Os piranômetros medem a radiação global. Este instrumento caracteriza-se pelo uso de uma termopilha que mede a diferença de temperatura entre duas superfícies, uma pintada de preto e outra pintada de branco igualmente iluminada. A expansão sofrida pelas superfícies provoca um diferencial de potencial que, ao ser medida, mostra o valor instantâneo da energia solar. 
    2. Pireliômetros - Os pireliômetros são instrumentos que medem a radiação direta e caracteriza-se por apresentar uma pequena abertura de forma a "visualizar" apenas o disco solar e a região vizinha denominada circunsolar. O instrumento segue o movimento solar onde é constantemente ajustado para focalizar melhor a região do sensor. 
    3. Heliógrafo - Instrumento que registra a duração do brilho solar. A radiação solar é focalizada por uma esfera de cristal de 10cm de diâmetro sobre uma fita que, pela ação da radiação é enegrecida. O cumprimento desta fita exposta à radiação solar mede o número de horas de insolação. 
    4. Actinógrafo - Instrumento usado para medir a radiação global. Este instrumento é composto de sensores baseados na expansão diferencial de um par bimetálico. Os sensores são conectados a uma pena que, quando de sua expansão, registram o valor instantâneo da radiação solar.
  • 5 - Questão 45630 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • O texto abaixo foi desenvolvido considerando-se a teoria de Sutcliffe.

    A situação padrão para o desenvolvimento de um ciclone em superfície, apresenta um cavado em 500mb com vorticidade absoluta negativa no Hemisfério Sul, tendo em vista a curvatura do escoamento. Logo, a leste do eixo do cavado deve haver advecção de vorticidade __________ e a oeste_________. A intensificação ou formação de um ___________ na superfície é equivalente a tornar a vorticidade absoluta mais negativa e o contrário para o caso do ____________. 

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
  • 7 - Questão 45976 - Meteorologia - Nível Médio - Assistente de Gestão em Metrologia e Qualidade Industrial - IPEM PE - IPAD - 2014
  • Em relação à norma ABNT NBR NM ISO 3611:1997, podemos afirmar que:
  • 8 - Questão 45616 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Duas superfícies horizontais e vegetadas, A e B, apresentam respectivamente os albedos 0,3 e 0,5. Se essas superfícies forem submetidas a uma mesma radiação solar incidente, qual das duas terá um maior saldo de energia disponível para que os vegetais realizem seus diversos processos biofísicos?
  • 9 - Questão 45623 - Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • A partir dos Modelos Numéricos de Tempo é possível obter direta ou indiretamente variáveis que descrevem a dinâmica da atmosfera. Analise as expressões descritas a seguir:

    A - A divergência horizontal é útil para diagnosticar as áreas com movimento vertical ascendente ou descendente mais significativo. Se o escoamento em uma determinada região apresenta forte convergência em baixos níveis, deduz-se por continuidade de massa que essa região deve ter movimento vertical ascendente na média troposfera e uma divergência associada na alta troposfera. 
    B - O campo de vorticidade relativa é útil na localização de cristas e cavados ou circulações fechadas (ciclônicas e anticiclônicas). A vorticidade relativa negativa (?<0) representa um escoamento ciclônico (baixa pressão) para o Hemisfério Sul e a positiva (?>0) um escoamento anticiclônico (alta pressão). 
    C - A convergência do fluxo de umidade nos baixos níveis é essencial no desenvolvimento de sistemas meteorológicos por meio do abastecimento de água. Apenas os níveis mais baixos terão efeito significativo nesse processo, pois a quantidade de água acima de 500hPa é desprezível em relação à baixa troposfera. Isso ocorre porque a quantidade de vapor d’água que uma parcela pode manter é função de sua temperatura

    Com base no exposto acima, é correto afirmar que: