Questões de Atualidades para Concursos

Resolva Questões de Atualidades para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q48460.   Atualidades - Nível Superior - Tecnologista Pleno - MCT - CESPE - 2012
  •       O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.
    O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).
     
    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.

    Integrante do G-20 e identificado como importante economia emergente no cenário globalizado do mundo contemporâneo, o Brasil tem ampliado sua participação no total mundial das exportações, situação que deve ser alterada ante a recente decisão do país de afastar-se da Organização Mundial do Comércio (OMC), como represália aos subsídios agrícolas que os países mais ricos teimam em continuar praticando.
  • 2 - Q41433.   Atualidades - Nível Médio - Papiloscopista e Técnico em Perícia - Polícia Civil PB - CESPE - 2009
  • A manifestação de preconceito de cor contra negros teve queda no país, segundo pesquisa do Datafolha que repetiu
    perguntas feitas aos brasileiros em 1995. Neste ano, 3% dos entrevistados afirmaram ter preconceito — eram 11% há 13 anos. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Há, porém, forte percepção de que o Brasil é um país racista. Para 91% dos entrevistados, os brancos têm preconceito
    contra os negros. O resultado oscilou dentro da margem de erro de 1995.

    A proporção de entrevistados que se autodeclaram brancos caiu, e aumentou a dos que se dizem pardos. Indicadores de salário e escolaridade entre a população negra tiveram melhora, e houve queda no grau de concordância com frases racistas. Segundo o Datafolha, o preconceito é menor quanto maior for o nível de escolaridade.

    Folha de S.Paulo, 23/11/2008, capa (com adaptações).

    No Brasil, a discriminação racial é fenômeno de raízes históricas que, nos dias atuais, tende a ser reduzido, inclusive com o surgimento de normas legais que tipificam o racismo como crime inafiançável e imprescritível. Entre os fatores históricos decisivos para a discriminação contra os negros e seus descendentes na sociedade brasileira, certamente ocupa posição de destaque
  • 3 - Q35592.   Atualidades - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • A Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016, altera a Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/96. Esta MP, conhecida como MP do Ensino Médio vem sendo amplamente discutida pelos especialistas, pela sociedade e pela mídia. Sobre esta MP, analise as afirmativas a seguir.

    I – A Medida Provisória é um instrumento do poder executivo com força de lei que segue para análise do poder legislativo para ser transformada definitivamente em lei.
    II – Além da Base Nacional Comum Curricular, a MP prevê que serão oferecidos itinerários formativos específicos, com ênfase em: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
    III – Os sistemas de ensino podem contratar professores que comprovem notório saber em áreas afins de sua formação para atuação na formação técnica e profissional.
    IV – O ensino de língua portuguesa e matemática estarão presentes nos três anos do ensino médio.

    Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
  • 4 - Q25228.   Atualidades - Nível Superior - Enfermeiro - CISMARPA - IPEFAE - 2015
  • A Operação Lava Jato tem ocupado um vasto espaço no debate público, devido, sobretudo, à dimensão dos crimes que investigou e a importância dos envolvidos na prática dessas atividades ilícitas. Após um ano desde o início da operação, os esquemas de corrupção deflagrados pela Polícia Federal culminaram na prisão, indiciamento e julgamento de algumas figuras públicas com grande poder de ação política, econômica e social. Quem são os principais investigados na Operação Lava Jato?

    FONTE: http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/infografico.html
  • 5 - Q14048.   Atualidades - Nível Médio - Agente de Segurança Escolar - Prefeitura de Suzano SP - VUNESP - 2015
  • Um levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira [02/12/2014], revelou que os casos da doença no Brasil subiram para 1364. O número se refere a diagnósticos feitos até 15 de novembro. No levantamento anterior, referente até 25 de outubro, haviam sido registrados 824 casos no país.

    (http://goo.gl/am5aMF. Adaptado)

    A notícia refere-se a uma doença que tem se espalhado com grande velocidade no Brasil. Trata-se
  • 6 - Q25503.   Atualidades - Nível Médio - Técnico Judiciário - CNJ - CESPE - 2013
  • Acerca de acontecimentos políticos e econômicos recentes, julgue os itens que se seguem.

    Eleito para exercer o seu quarto mandato na Venezuela, Hugo Chavez prestou juramento e tomou posse como presidente da República, em cerimônia reservada realizada em 10 de janeiro de 2013, em Cuba.
  • 8 - Q36857.   Atualidades - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PB - IESES - 2014
  • O nordestino Francisco Brennand, pernambucano de 86 anos, é um dos mais importantes e premiados escultores do Brasil e considerado pela Folha de São Paulo como “um dos maiores escultores vivos do país”. E Brennand não para de produzir. A antiga fábrica de tijolos e telhas, herdada de seu pai, foi transformada em local de trabalho ao ar livre e se tornou um museu vivo. Lugar único no mundo, a Oficina Brennand em Recife constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade. A presença do artista num trabalho contínuo de criação confere à Oficina um caráter inusitado, identificando-a como uma instituição intrinsecamente viva e com uma dinâmica que torna imprevisíveis os rumos da arquitetura e da obra. A “vida” é o principal tema das obras de Brennand. Com relação ao artista, assinale a opção correta.
  • 9 - Q41588.   Atualidades - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • O agravamento das dificuldades econômicas na Argentina e Venezuela gerou situação de crise política e social por que passam hoje ambos os países. Em relação ao assunto, é correto afirmar que:
  • 10 - Q23869.   Atualidades - Nível Superior - Analista Jurídico - CFA - IADES - 2010
  • Depois de 148 Dias... ... Chega o 1º Dia Livre de Impostos.

    De cada 1.000 reais que um brasileiro recebe de  salário, 400 são consumidos pelos impostos.
    In: Revista Veja, 2/6/2010, p. 207.

    Assinale a alternativa correta sobre a situação tributária brasileira.