Questões de Atualidades para Concursos

Resolva Questões de Atualidades para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 28513.   Atualidades - Nível Superior - Procurador Municipal - Prefeitura de Balneário Camboriú SC - FEPESE - 2015
  • Na VI Cúpula, realizada em Fortaleza no mês de julho de 2014), foram assinados os acordos constitutivos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e do Arranjo Contingente de Reservas (ACR) destinado a prover apoio mútuo aos membros em cenários de flutuações no balanço de pagamentos.

    Assinale a alternativa que identifica o mecanismo inter-regional a que se referem as informações acima e os países que dele fazem parte.
  • 2 - Questão 31690.   Atualidades - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRESS PR - QUADRIX - 2015
  • O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou, no dia 20 de agosto, ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Na denúncia, de 85 páginas, o procurador-geral pede a condenação de Cunha, acusado, entre outros, dos crimes de:
  • 3 - Questão 22262.   Atualidades - Nível Médio - Escriturário - BRB - CESPE - 2010
  • Apesar de a expansão de 1,3% da atividade no terceiro trimestre de 2009 ter ficado abaixo das projeções da equipe econômica, que esperava 2%, o ministro Guido Mantega disse que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) foi grande se comparado aos de outros países europeus. "Pibinho é o da União Europeia, o nosso é Pibão. O resultado da Europa foi positivo em apenas 0,4%, esse é que é o pibinho." O ministro ressaltou que houve resultados negativos na Espanha e no Reino Unido. Mantega, no entanto, admitiu que foi surpreendido pelos números. Anteontem, ele havia dito que o crescimento no trimestre ficaria em torno de 2%, que, anualizado, resultaria em um ritmo de crescimento de 8%.

    Folha de S.Paulo, 11/12/2009 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito da recuperação da economia mundial em 2009.
  • A União Europeia, a despeito dos esforços governamentais, tem apresentado mais dificuldades que o Brasil para se recuperar da crise econômica de 2008.
  • 4 - Questão 42891.   Atualidades - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar BA - FCC - 2012
  • Nas eleições municipais de 2012 passou a vigorar a Lei da Ficha Limpa que tem como objetivo 
  • 5 - Questão 47824.   Atualidades - Nível Médio - Educador Social - Prefeitura de Brusque SC - FEPESE - 2014
  • Milhares de portugueses e espanhóis estão deixando os seus países. Identifique, a alternativa que indica a razão do referido êxodo.
  • 6 - Questão 22629.   Atualidades - Nível Médio - Assistente Administrativo - CAU BR - IADES - 2013
  • A produção de lixo virou uma das grandes preocupações do mundo atual e a sua destinação é sempre um motivo de controvérsia. Os administradores das cidades apontam para soluções paliativas, tornando necessária a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  • 7 - Questão 27158.   Atualidades - Nível Médio - Técnico em Gestão Previdenciária - Prefeitura de Amontada CE - UECE CEV - 2016
  • A Europa vem, nos últimos anos, sofrendo uma série de atentados, tanto provocados por explosões de bombas, fuzilamentos em massa, quanto resultantes de ataques suicidas, que têm produzido um lastro de dor e medo coletivos, bem como deixado vários países em estado de alerta.

    Em 13 de novembro de 2015, a França sofreu uma série de atentados que vitimaram fatalmente mais de uma centena de pessoas, e deixaram inúmeros feridos. Os ataques, em Paris, aconteceram, entre outros espaços, em restaurantes, cafés e na casa de shows conhecida como
  • 8 - Questão 22433.   Atualidades - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - BRB - CESPE - 2010
  • A preservação da natureza entrou na corrente principal do pensamento ocidental e ajudou a transformar os processos de produção industrial. Assim, se os governos não se entendem, escorregam na burocracia e em interesses egoístas, as empresas e a sociedade já fazem mais e melhor que os governos no combate ao aquecimento global.
    Veja, 30/12/2009 p. 215 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, com relação ao capitalismo global do século XXI e às preocupações com o meio ambiente.

    Os índices de sustentabilidade ambiental, como o da Bolsa de Valores de São Paulo, vêm sendo engendrados, em parte, por empresas que têm reconhecido comprometimento com práticas sociais, além de serem promotoras de boas práticas no meio empresarial.
  • 9 - Questão 41772.   Atualidades - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar MS - MS CONCURSOS - 2013
  • A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, totalizou R$ 1,2 trilhão no período de abril a junho, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de agosto de 2013. Pelo lado da produção, apresentando alta de 3,9% no trimestre em relação ao trimestre anterior, foi o principal destaque do período. Trata-se:
  • 10 - Questão 23567.   Atualidades - Nível Médio - Técnico Industrial de Eletrônica - Celesc - FEPESE - 2013
  • Embora as usinas nucleares estejam, em muitos países, entre as principais fontes de energia, existe um movimento internacional que tenta impedir a construção de tais usinas.

    Entre as alegações dos que se opõem à energia nuclear estão as consequências de um acontecimento relativa- mente recente.

    Assinale a alternativa que indica esse fato.