Questões de Atualidades para Concursos

Resolva Questões de Atualidades para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Q31690.   Atualidades - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRESS PR - QUADRIX - 2015
  • O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou, no dia 20 de agosto, ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Na denúncia, de 85 páginas, o procurador-geral pede a condenação de Cunha, acusado, entre outros, dos crimes de:
  • 3 - Q34535.   Atualidades - Nível Médio - Auxiliar da Fiscalização Financeira - TCE SP - FCC - 2015
  • As datas constantes na questão reportam-se ao ano de 2015

    Em meio às dificuldades políticas e econômicas, o Brasil teve sua nota de crédito rebaixada em 09 de setembro, pela agência Standard & Poor"s (S&P). Com isso, o país entra no grau especulativo − a nota caiu de BBB − para BB+.
    Sobre as consequências deste rebaixamento é correto afirmar que, dentre elas:
  • 4 - Q61205.   Atualidades - Nível Médio - Monitor de Educação Infantil - Prefeitura de Linhares ES - 2018
  • Com base na notícia abaixo e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

    Michel Temer decreta intervenção federal em _________. Agentes penitenciários do estado deixaram de trabalhar e policiais civis deflagraram paralisação de 72 horas em razão de meses de salários atrasados.

    (Fonte adaptada: g1.globo.com >acesso em 11 de dezembro de 2018)
  • 5 - Q31888.   Atualidades - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou, em 17 de maio, o nome de Ilan Goldfajn para o comando do Banco Central, em substituição ao atual presidente, Alexandre Tombini. Com base em seus conhecimentos atuais sobre o assunto, analise as afirmativas.

    I. O novo nomeado já foi diretor de Política Econômica do próprio BC no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2000 e 2003.
    II. Goldfajn era economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco. Economista com mestrado e doutorado, ele já atuou em organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e as Nações Unidas.
    III. A posse de Goldfajn no Banco Central, assim como dos diretores que ele indicar, passa também por aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

    Pode-se afirmar que:
  • 6 - Q23855.   Atualidades - Nível Médio - Assistente Administrativo - CFM - FUNIVERSA - 2012
  • A ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou: “A Comissão da Verdade tem como tarefa institucional estabelecer quais as circunstâncias em que as mortes, a tortura, a violência de Estado foram realizadas no Brasil. Apurar a responsabilidade dos militares e dos servidores públicos da época, que teriam participado de atos perversos da ditadura, mas também dos próprios civis que participaram de estruturas não governamentais, empresariais, que participaram disso. Acredito que a sociedade brasileira — porque não é um ato de governo — vai contribuir para que esse quebra-cabeças seja redesenhado e formado. Creio que até agentes daquele período poderão contribuir, porque acredito nas pessoas, que elas possam reconhecer que a democracia é muito melhor para o Brasil”.

    A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  • 7 - Q21647.   Atualidades - Nível Médio - Escriturário - BRB - CESPE - 2011
  • Com referência à aprovação, em junho de 2011, e à repercussão, na Europa, do conjunto de medidas econômicas e fiscais proposto pela Grécia para conter a crise econômica no país, julgue os itens a seguir.
  • O aprofundamento da crise na Grécia deveu-se à recusa do governo local em adotar o euro como moeda nacional, fato que impediu esse país de se beneficiar do ciclo de crescimento econômico europeu da primeira década do século XXI.
  • 8 - Q31252.   Atualidades - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CRECI RJ - MS CONCURSOS - 2016
  • A Lei 5.272/2011, regulamentada pelo Decreto 34.045/2011, criou a Empresa Olímpica Municipal (EOM) vinculada ao gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro, e sua duração foi estabelecida até dezembro de 2016.

    (I) A EOM tem como atribuição coordenar a execução das atividades e projetos municipais relacionados à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
    (II) A EOM funciona como ponto de contato e de integração entre a Prefeitura (do Rio de Janeiro), os governos estadual e federal, e os diferentes agentes nacionais e internacionais envolvidos no processo de preparação da cidade para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
    (III) A EOM é uma empresa pública de capital fechado, constituída sob a forma de S.A.

    É verdadeiro o que se afirma nos itens
  • 9 - Q41589.   Atualidades - Nível Superior - Delegado de Polícia Civil - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014
  • Em junho de 2013, veio à tona a revelação de que os Estados Unidos, através de programa da Agência Nacional de Segurança (NSA), monitoram informações confidenciais de governos e pessoas comuns na rede mundial de computadores. O governo dos Estados Unidos:
  • 10 - Q62483.   Atualidades - Nível Superior - Analista Jurídico - PGDF - IADES - 2011
  • Longe do ideal

    A aceleração recente na aplicação de recursos não muda o fato de que os investimentos ficaram abaixo do nível necessário por anos a fio.
    GODOY, Paulo. Longe do Ideal. Revista Carta Capital, nº 627, ano 16, p. 84, 22 de dezembro de 2010.

    Assinale a alternativa correta a respeito da situação de infraestrutura existente hoje no país.