Questões de Concursos Atualidades

  • Questão 21530.   Atualidades - Nível Médio - BACEN - CESGRANRIO - 2010

  • Ao final de 2009, o BNDES aprovou financiamento de parques geradores de energia no Ceará, nos municípios de Aracati e São Gonçalo do Amarante. Os projetos aprovados fazem parte do PROINFA, o programa do governo de incentivo a investimentos em fontes alternativas, que contribuam para a diversificação da matriz energética brasileira, empregando recursos renováveis.

    Os projetos aprovados contemplam parques geradores de energia
  • Questão 46866.   Atualidades - Nível Médio - IPT SP - VUNESP - 2014

  • Analise a manchete do jornal Folha de S. Paulo, publicada em 11 de julho de 2014.

    Obama diz a Binyamin Netanyahu que governo americano pode negociar cessar-fogo entre país e o grupo Hamas

    Segundo a manchete, o presidente dos Estados Unidos age, enquanto mediador no Oriente Médio, em busca de uma trégua para os dois protagonistas desse conflito, sendo eles:
  • Questão 28142.   Atualidades - Nível Médio - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014

  • Em outubro de 2013, o até então desconhecido Instituto Royal, em São Roque (SP), foi alvo de discussões acaloradas, invasões e várias reportagens da mídia porque uma de suas principais atividades era
  • Questão 13412.   Atualidades - Nível Superior - FUNASG - FUNCAB - 2015

  • Leia o texto.

    “Para reduzir o aquecimento global, cada país teria de fazer investimentos equivalentes a 0,06% de seu PIB. É pouquíssimo, em especial se for considerada a gravidade das mudanças climáticas e suas consequências. Todo o mundo será afetado pelo aquecimento global, em especial as nações mais pobres, e poderá haver graves riscos à segurança alimentar, além do surgimento de novos bolsões de miséria.
    Os alertas feitos na recente apresentação do relatório-síntese do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), na Dinamarca [...] O entendimento e a adoção de providências são impreteríveis, pois o fenômeno, se não for controlado logo, aumentará a probabilidade de impactos severos, invasivos e sem volta para os ecossistemas.”

    (Adaptado do jornal Folha de S. Paulo, 14.nov.2014).

    A partir do texto é correto afirmar:
  • Questão 30251.   Atualidades - Nível Médio - COREN PA - FADESP - 2013

  • A grande personalidade negra que se tornou um símbolo da luta contra o Apartheid e que foi presidente de uma república chama-se 
  • Questão 45499.   Atualidades - Nível Médio - IMESC - VUNESP - 2013

  • Exército do Egito depõe Mohammed Morsi e anuncia suspensão da Constituição 

    (Último Segundo, 03.07.13. Adaptado)

    Uma das explicações para a queda de Mohammed Morsi do poder no Egito é a
  • Questão 33685.   Atualidades - Nível Médio - DPE PR - PUC-PR - 2012

  • Imigrantes que fugiram do Haiti ajudam a ampliar hospital no Paraná

    Quarenta e quatro haitianos que ficaram no Acre por dois meses terão a chance de recomeçar a vida em Cascavel, no oeste do Paraná. Eles vão trabalhar na ampliação do Hospital São Lucas, que pertence a uma faculdade de medicina. O acordo entre a faculdade e cada um dos imigrantes foi firmado nesta segunda-feira (30). Os haitianos foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Nós estamos felizes. Aqui é muito bom, a cidade é muito grande e se paga bem”, disse Saint Vil Jean, de 26 anos. Ele conta que, no período em que ficaram no Acre, o governo brasileiro cedeu ajuda pagando estadia em um hotel de Rio Branco e três refeições diárias. “Nós chegamos ilegalmente, mas agora está tudo certo, temos CPF e Carteira de Trabalho”, contou entusiasmado o jovem haitiano. Saint disse que ele não tem parentes no Haiti, mas que muitos amigos possuem e, se tudo der certo no Paraná, pretendem buscá-los. Dois anos depois do terremoto, que matou 250 mil pessoas, o Haiti entrou em uma crise humanitária e os problemas econômicos pioraram. A solução encontrada por muitos moradores foi abandonar o país e vir para o Brasil, ainda que ilegalmente, em busca de emprego e melhor condição de vida. “A situação é muito difícil. Depois do terremoto, o país está destruído e não tem trabalho”, explicou Saint Vil Jean. Ele contou que perdeu uma tia e dois primos na tragédia. G1 Paraná, 30/01/2012.

    O trágico terremoto mencionado na notícia, ocorrido em janeiro de 2010, vitimou uma ilustre liderança brasileira, internacionalmente conhecida por sua luta contra a miséria e a desnutrição, por meio da Pastoral da Criança. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa importante figura pública, que transformou o estado do Paraná em um símbolo mundial de luta a favor da transformação social, contra a mortalidade infantil:
  • Questão 20721.   Atualidades - Nível Médio - CASAN - FEPESE - 2011

  • A “revolução do jasmin" iniciada na Tunísia inspirou uma imensa onda de protestos no Oriente Médio. Naquele país, o presidente Zine Al-Abdine Ben Ali renunciou após um mês de violentos protestos contra o governo.

    As revoltas na Tunísia inspiraram movimentos similares em outras nações. O segundo país da região que teve o seu governante deposto em decorrência de manifestações populares foi:
  • Questão 30418.   Atualidades - Nível Médio - COREN SP - VUNESP - 2013

  • Empresas como Exxon Mobil, BP, BG, Chevron e Statoil ficarão fora do primeiro leilão do pré-sal. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) recebeu um quarto das inscrições esperadas para a disputa por Libra, atualmente a maior reserva de petróleo em oferta no mundo, com estimativa entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris.

    (O Estado de S.Paulo, 20.09.2013)

    Um dos motivos para esse desinteresse pelo campo de Libra está
  • Questão 43703.   Atualidades - Nível Superior - Fundacentro - VUNESP - 2014

  • O nível dos reservatórios das hidrelétricas instaladas no Sudeste e Centro-Oeste já é o mais baixo para esta época do ano desde 2001, quando o governo federal decretou raciona- mento de energia elétrica. (...)

    A preocupação do governo com a situação dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste é maior porque eles são responsáveis, juntos, por cerca de 70% da energia hidrelétrica gerada no país.

    Essa situação foi provocada pela