Questões de Atualidades para Concursos

Resolva Questões de Atualidades para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 51133.   Atualidades - Nível Fundamental - Motorista - MPE SP - ZAMBINI - 2016
  • Responda a questão considerando o tema do texto abaixo:

    A Guerra Civil da Síria é considerada pela ONU como a maior crise humanitária do século XXI. É estimado que o conflito tenha vitimado ao menos 250 (duzentos e cinquenta) mil pessoas, sendo que mais de 4,5 milhões tenham saído do país na forma de refugiados e que outros 6,5 milhões tenham sido obrigadas a se deslocar dentro do país. 
    Protestos a favor da democracia surgiram em março de 2011 após a prisão e tortura de adolescentes que picharam frases revolucionárias em críticas ao governo nos muros de uma escola.
    Inconformadas com tal acontecimento, várias outras pessoas saíram às ruas para protestar contra restrições à liberdade impostas pelo governo ditador. 
    Em meio a isso, a guerra foi intensificada por grupos armados que, aproveitando a situação de conflito entre o governo e rebeldes, busca a conquista de territórios.
    Do lado externo, temos os países simpatizantes aos rebeldes e países a favor do governo ditador, os quais, externamente, enviam forças para fomentar e intensificar o conflito interno do país.

    Qual o objetivo inicial da Guerra Civil da Síria?
  • Questão 32443.   Atualidades - Nível Médio - Programador de Computador - Detran RN - FGV - 2010
  • A formação de blocos econômicos internacionais converteu-se numa tendência no planeta com o término da Guerra Fria, tornando-se importante instrumento de defesa e desenvolvimento no mundo globalizado. Entre as opções apresentadas, marque a alternativa que apresenta uma tentativa de associação econômica NÃO efetivada:
  • Questão 20501.   Atualidades - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • De acordo com o texto, o tráfico de drogas ocorre sempre de maneira idêntica, independentemente do tipo de mercadoria e de quem a transaciona.
  • Questão 32220.   Atualidades - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRP MG - QUADRIX - 2015
  • A discussão em torno da redução da maioridade penal no Brasil suscita um grande debate acerca da estrutura da segurança pública em nossa sociedade. Já que as Forças Armadas não estão diretamente vinculadas à segurança pública, e sim à defesa da segurança nacional, os órgãos de segurança pública no Brasil são principalmente as polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros. Dentre esses órgãos, assinale aquele que está submetido aos governos estaduais e cuja função primordial é o policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública.
  • Questão 25283.   Atualidades - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CISMARPA - IPEFAE - 2015
  • A fim de readequar a previdência social em relação ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, as regras da aposentadoria foram modificadas este ano. Desde junho, passou a vigorar uma nova fórmula de cálculo segundo a qual, a depender de alguns fatores, há a possibilidade de obter o benefício integral, sem ônus do fator previdenciário, ao atingir determinada pontuação. Quais fatores são contabilizados na pontuação estabelecida pela nova fórmula da aposentadoria?

    FONTE: http://economia.estadao.com.br/blogs/descomplicador/entenda-o-que-mudouno-calculo-da-aposentadoria/
  • Questão 45790.   Atualidades - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CRBio - VUNESP - 2017
  • O texto base do projeto de lei que autoriza a venda da estatal foi aprovado pelos deputados estaduais do Rio de Janeiro, em votação na manhã desta segunda-feira (20.02).
    O governo federal condicionou o socorro de R$ 3,5 bilhões para o Rio de Janeiro à aprovação do PL 2.345/17. A ajuda da União foi apresentada pelo governo estadual como a principal forma de sanar o rombo do Estado, que se encontra em calamidade financeira.
    (Uol, https://goo.gl/Q9P4ha, 20.02.2017. Adaptado)

    A notícia refere-se à estatal do setor de
  • Questão 40810.   Atualidades - Nível Médio - Agente Penitenciário - SEJUC RN - CONSULPLAN - 2009
  • “Somente neste ano, os piratas somalis atacaram mais de 80 embarcações e sequestraram 16 navios com 290 tripulantes. (...) As ações audaciosas de piratas fortemente armados têm atingido cada vez mais navios mercantes no golfo de Áden, uma rota importante, na entrada do mar Vermelho, seguida por navios que utilizam o canal de Suez rumo ao Mediterrâneo.”

                                                                                                                                            (18/04/2009) (http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u552818.shtml)

    A Somália, país de origem dos piratas deste novo milênio, fica no continente denominado:
  • Questão 42887.   Atualidades - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar BA - FCC - 2012
  • No mês de junho de 2012 foi realizada na cidade do Rio de Janeiro uma Conferência patrocinada pela ONU (Orga­nização das Nações Unidas): a Rio+20. O tema principal da conferência foi