Explore questões

Questões de Atualidades para Concursos

Resolva Questões de Atualidades para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 62485 - Atualidades - Nível Superior - Analista Jurídico - PGDF - IADES - 2011
  • Evento que ia ter entre as atrações o show de Shakira foi cancelado após forte chuva

    O Pop Music Festival, que ia contar entre suas atrações com o show da cantora colombiana Shakira, teve de ser cancelado por causa da forte chuva cai sob o Distrito Federal na noite desta quinta-feira (17).

    http://www.clicabrasilia.com.br/site/noticia.php?id=332179. Acesso em 20/3/2011.

    Assinale a alternativa correta quanto ao clima no Distrito Federal.
  • 2 - Questão 62484 - Atualidades - Nível Superior - Analista Jurídico - PGDF - IADES - 2011
  • A vaga é do partido ou da coligação?

    O imbróglio está no ar: a vaga de um candidato eleito pertence ao partido. Portanto, se ele renunciar ao mandato ou for cassado, por abandono da legenda a que pertence, sua vaga deverá ser preenchida pelo primeiro suplente de seu partido. Se este primeiro suplente for apenas o quinto suplente de uma coligação integrada por, digamos, cinco siglas, continuará ele a ter direito à vaga. Esse entendimento do STF, tomado em dezembro em resposta a um mandado de segurança impetrado pelo PMDB, está causando alvoroço na frente política em decorrência da alteração nas planilhas partidárias, neste momento em que mais de 40 parlamentares foram convocados para compor o secretariado dos Estados. Apesar de abrigar, à primeira vista, sólida fundamentação, eis que candidato não tem vida política fora de uma sigla e nenhuma candidatura se torna viável sem desfraldar a bandeira partidária, a decisão do Supremo ganha questionamentos bastante consistentes em sentido contrário. Ou seja, os fundamentos em favor da tese de que a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente da coligação, e não do partido, são vigorosos e merecem consideração.

    TORQUATO, Gaudêncio. O Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110116/not_imp666852,0.php

    Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  • 3 - Questão 62483 - Atualidades - Nível Superior - Analista Jurídico - PGDF - IADES - 2011
  • Longe do ideal

    A aceleração recente na aplicação de recursos não muda o fato de que os investimentos ficaram abaixo do nível necessário por anos a fio.
    GODOY, Paulo. Longe do Ideal. Revista Carta Capital, nº 627, ano 16, p. 84, 22 de dezembro de 2010.

    Assinale a alternativa correta a respeito da situação de infraestrutura existente hoje no país.
  • 4 - Questão 62482 - Atualidades - Nível Superior - Analista Jurídico - PGDF - IADES - 2011
  • O Teatro Nacional é um dos pontos centrais de interesse turístico e cultural de Brasília. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  • 5 - Questão 61206 - Atualidades - Nível Médio - Monitor de Educação Infantil - Prefeitura de Linhares ES - 2018
  • Vencedores do Nobel da Paz 2018 recebem o prêmio em cerimônia na Noruega. Os ganhadores se destacaram na luta contra a violência sexual em guerras e cobraram punição aos abusadores.

    (Fonte adaptada: g1.globo.com >acesso em 11 de dezembro de 2018)

    Os Vencedores do Nobel da Paz 2018 foram:
  • 6 - Questão 61205 - Atualidades - Nível Médio - Monitor de Educação Infantil - Prefeitura de Linhares ES - 2018
  • Com base na notícia abaixo e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

    Michel Temer decreta intervenção federal em _________. Agentes penitenciários do estado deixaram de trabalhar e policiais civis deflagraram paralisação de 72 horas em razão de meses de salários atrasados.

    (Fonte adaptada: g1.globo.com >acesso em 11 de dezembro de 2018)
  • 7 - Questão 61204 - Atualidades - Nível Médio - Monitor de Educação Infantil - Prefeitura de Linhares ES - 2018
  • O Chile anunciou que não participará de uma conferência internacional no Marrocos organizada em apoio a um pacto migratório da ONU por considerar que algumas disposições do documento "não são aplicáveis" à política migratória chilena, anunciou o Ministério do Interior.

    (Fonte adaptada: https://www.em.com.br>acesso em 10 de dezembro de 2018)

    Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que o atual presidente do Chile é:
  • 8 - Questão 57925 - Atualidades - Nível Médio - Agente Policial - Polícia Civil SP - VUNESP - 2018
  • O Fundo Monetário Internacional (FMI) avalia como avançadas as negociações para um acordo com a Argentina, que solicitou uma linha de crédito “stand-by” para combater uma recente adversidade no país e seguir adiante com as reformas econômicas do governo do presidente Mauricio Macri.

    (Valor, 04.06.18. Disponível em: https://goo.gl/QLCfJU. Adaptado)

    Um dos problemas enfrentados pela economia argentina no primeiro semestre de 2018 teve origem
  • 9 - Questão 57924 - Atualidades - Nível Médio - Agente Policial - Polícia Civil SP - VUNESP - 2018
  • A paralisação dos caminhoneiros vem perdendo força e dá claros sinais de que está próxima do fim. A Polícia Federal Rodoviária (PRF) notificou nesta quinta-feira, 31 de maio, uma grande redução dos pontos de concentração nas rodovias federais. Em todos os Estados, a vida começa a voltar ao ritmo normal.

    (Exame, 31.05.18. Disponível em: https://goo.gl/JsGcc2. Adaptado)

    A paralisação dos caminhoneiros evidenciou
  • 10 - Questão 57923 - Atualidades - Nível Médio - Agente Policial - Polícia Civil SP - VUNESP - 2018
  • A Liga Jurídica Estadual do Rio de Janeiro puniu a Atlética de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) depois de denúncias envolvendo alunos da faculdade de direito durante os Jogos Jurídicos Estaduais de 2018, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A polícia investiga o caso.

    (G1, 04.06.18. Disponível em: https://goo.gl/rVdCjV. Adaptado)

    Os estudantes da Puc-Rio foram denunciados por