Questões de Administração Pública para Concursos

Resolva Questões de Administração Pública para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 26499.   Administração Pública - Nível Médio - Assistente - CNPQ - CESPE - 2011
  • Com relação ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, julgue os itens subsequentes.

    A transferência e a reversão são formas de provimento de cargo público vedadas pela legislação.
  • 3 - Questão 37032.   Administração Pública - Ética na Administração Pública - Nível Fundamental - Auxiliar Administrativo - TJ RR - CESPE - 2012
  • Considerando o estabelecido no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

    O estabelecimento de um código de ética para o exercício das funções públicas busca garantir que as diferenças individuais não sejam tratadas de modo particular, arbitrário, ou seja, com base na vontade do agente público que presta determinado serviço.
  • 4 - Questão 53124.   Administração Pública - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - UFF - COSEAC - 2017
  • O servidor civil da administração federal direta, autárquica e fundacional que se deslocar a serviço, da localidade onde tem exercício para outro ponto do território nacional, ou para o exterior, fará jus à percepção, por dia de afastamento da sede do serviço, de uma indenização denominada: 
  • 5 - Questão 47497.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Gestão - TCE PE - CESPE - 2017
  • Acerca da formulação e implementação de políticas públicas e do planejamento na administração pública, julgue o item seguinte.
     
    Na administração pública, planejar consiste em definir objetivos e estabelecer os meios adequados para alcançá-los.
  • 6 - Questão 26744.   Administração Pública - Nível Superior - Analista Legislativo - Câmara de Caruaru PE - FGV - 2015
  • Em determinado Município, existem duas carreiras no funcionalismo público ao alcance de pessoas que possuem nível superior em contabilidade, sendo que, em ambas, a remuneração recebida pelos servidores é a mesma. Em uma das carreiras, os servidores têm competência para realizar a fiscalização tributária, enquanto, na outra, devem realizar o controle interno dos atos de gestão praticados pela Administração Pública.

    Em razão de reforma administrativa, foi permitido que os servidores de uma carreira fossem investidos em cargos inseridos em outra, desde que realizassem a opção formal no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da publicação da respectiva lei.

    Consoante a sistemática constitucional, é correto afirmar que essa lei é
  • 7 - Questão 9541.   Administração Pública - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTT - CESPE - 2013
  • Julgue o próximo item, referente à administração pública.

    Uma das ferramentas propostas pelo programa GESPÚBLICA foi a divulgação, pelos órgãos pertencentes à administração pública, da Carta de Serviços ao Cidadão, que tem por objetivos facilitar e ampliar o acesso do cidadão aos seus serviços e estimular a sua participação no monitoramento do setor público, induzindo-o ao controle social e promovendo a melhoria da qualidade do atendimento prestado.
  • 8 - Questão 25987.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • O Código Penal brasileiro trata dos tipos de conduta que configuram crime contra a administração pública, como o disposto no art. 317: “Solicitar ou receber, para siou para outrem, direta ou indiretamente, ainda quefora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem”.

    O tipo penal descrito anteriormente refere-se ao crime de