Questões de Administração Pública para Concursos

Resolva Questões de Administração Pública para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 25983.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • A Comissão Nacional de Energia Nuclear deve observar as normas previstas na Constituição Federal vigente, no que tange ao Capítulo referente à administração pública. De acordo com o texto constitucional, a remuneração do servidor público federal deve limitar-se a um teto constitucional. Considerando esse teto constitucional remuneratório, analise as afirmativas.

    I. Os servidores públicos efetivos da Comissão Nacional de Energia Nuclear não podem receber remuneração maior que o subsídio do Presidente da República.
    II. A verba que o servidor público efetivo receber a título de indenização será computada para fins de limitação ao teto constitucional remuneratório.
    III. Caso um servidor público acumule licitamente dois cargos efetivos federais, as remunerações de ambos os cargos serão computadas para fins do limite constitucionalremuneratório.
    IV. Um professor federal aposentado, que acumule os proventos com a remuneração de um cargo de Analista na Comissão Nacional de Energia Nuclear, estará sujeito ao teto remuneratório de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

    Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  • Questão 39532.   Administração Pública - Nível Superior - Agente Público - TCE BA - FGV - 2013
  • O  conceito  “a  busca  da  qualidade,  primando  pela  adoção  dos  critérios  legais  e  morais  necessários  para  melhor  utilização  possível dos recursos públicos, de maneira a evitar-se desperdícios  e  garantir-se  uma  maior  rentabilidade  social”  refere-se  ao  seguinte princípio constitucional da Administração Pública:
  • Questão 44886.   Administração Pública - Nível Médio - Técnico Administrativo - ICMBIO - CESPE - 2014
  • Em gestão da qualidade e excelência gerencial, merece destaque o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GESPUBLICA. A respeito desse programa, julgue os itens seguintes.

    Todos os órgãos e entidades da administração pública brasileira são obrigados a participar do GESPUBLICA.
  • Questão 41352.   Administração Pública - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE BA - CESPE - 2010
  • Julgue os itens seguintes, acerca da gestão pública e do paradigma do cliente.

    A gestão de organizações públicas e privadas possui regulamentos, manuais e normas que norteiam suas ações. Considerando que as leis positivadas no país devem ser respeitadas por todos, é correto afirmar que o princípio da legalidade, integrante da Constituição Federal de 1988, define o agir de todos os cidadãos, sejam eles integrantes de organizações públicas ou privadas.
  • Questão 41348.   Administração Pública - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE BA - CESPE - 2010
  • Acerca da administração pública, julgue os itens subsequentes.

    Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.
  • Questão 47557.   Administração Pública - Nível Superior - Auditor de Contas Públicas - TCE PE - CESPE - 2017
  • No que se refere ao planejamento estratégico e à avaliação das políticas públicas, julgue o item subsequente.
     
    De acordo com os princípios da gestão por resultados, a avaliação de resultados de um dado programa inicia-se antes mesmo da execução do programa em questão: o objetivo é garantir que o desenho programático da intervenção atenda integralmente ao que foi planejado.
  • Questão 23862.   Administração Pública - Nível Médio - Assistente Administrativo - CFM - FUNIVERSA - 2012
  • Com relação à administração pública, assinale a alternativa correta. Com relação à administração pública, assinale a alternativa correta.