Questões de Administração Pública para Concursos

Resolva Questões de Administração Pública para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 49659.   Administração Pública - Ética na Administração Pública - Nível Médio - Assistente em Administração - UFRB - FUNRIO - 2015
  • Não constitui vedação ao servidor público nos termos de seu Código de Ética, Decreto nº 1.171/94:
  • Questão 32941.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Superior - Defensor Público - DPE AL - CESPE - 2009
  • Considerando que cabe ao poder público e a seus órgãos assegurar, às pessoas portadoras de necessidades especiais, o pleno exercício de seus direitos básicos, julgue os itens de 178 a 180.

    Os órgãos da administração direta devem dispensar, no âmbito de sua competência e finalidade, tratamento prioritário e adequado, tendente a viabilizar, na área de educação, a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de necessidades especiais capazes de se integrar no sistema regular de ensino.
  • Questão 13278.   Administração Pública - Nível Superior - Administrador - FUNARTE - FGV - 2014
  • O Governo federal, como o mercado de uma forma geral, vem adotando práticas de gerenciamento de processos alinhadas ao Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK), desenvolvido pela ABPMP (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio), que define um ciclo de vida de um processo, da descoberta até sua implantação e melhoria.

    Com base no CBOK, desenvolveu-se um modelo de maturidade de processos de negócio que hierarquiza a competência das organizações em uma escala de 1 (um, inicial) a 5 (cinco, otimizado). Considere uma organização no estágio inicial de maturidade em gerenciamento de processos. Para que ela aumente sua maturidade no gerenciamento de processos de negócio, a primeira ação é:
  • Questão 37128.   Administração Pública - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT ES - CESPE - 2013
  • Considerando o regime jurídico dos servidores públicos federais e o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.
  • Questão 25987.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • O Código Penal brasileiro trata dos tipos de conduta que configuram crime contra a administração pública, como o disposto no art. 317: “Solicitar ou receber, para siou para outrem, direta ou indiretamente, ainda quefora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem”.

    O tipo penal descrito anteriormente refere-se ao crime de
  • Questão 41353.   Administração Pública - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE BA - CESPE - 2010
  • Em um município, o seu gestor público, depois de dois anos de governo, firmou alianças entre esferas de poder de elites políticas locais, de modo a garantir recursos necessários para a realização de determinados projetos urbanos.

    Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca do empreendedorismo governamental, das novas lideranças no setor público e de gestão estratégica.

    A inexistência de recursos oriundos dos órgãos públicos para realização dos projetos constitui um ponto fraco dessa gestão, sob a ótica do planejamento estratégico.
  • Questão 4261.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Planejamento e Orçamento - MPOG - ESAF - 2010
  • Sobre a forma de prestação de serviços públicos, é correto afirmar: