Questões de Administração Financeira e Orçamentária para Concursos

Resolva Questões de Administração Financeira e Orçamentária para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 32340.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Administrativo - DAE de São Caetano do Sul SP - CAIPIMES - 2015
  • Considerando (V) para verdadeiro ou (F) para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

    ( ) O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas da empresa. O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de um valor e pela mitigação de riscos e, para isso, se envolve nos negócios como um todo.
    ( ) A função financeira, de modo geral está organizada em duas áreas: gerência financeira e controladoria.
    ( ) A controladoria abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos.
    ( ) A gerência financeira engloba atividades de administração de custos e preços, auditoria interna, avaliação de desempenho, contabilidade, orçamento, controle patrimonial, planejamento tributário, relatórios gerenciais e sistemas de informação financeira.
    ( ) Para maximizar a riqueza dos acionistas, o administrador financeiro toma três decisões fundamentais: decisão de investimento, decisão de financiamento e decisão de resultados.
  • Questão 24233.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Auditor Governamental - CGE PI - CESPE - 2015
  • Acerca do PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da LOA, das técnicas orçamentárias, da supervisão ministerial e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o item subsecutivo.

    A LRF atribuiu à LDO a responsabilidade de tratar de outras matérias não previstas na Constituição Federal de 1988, como a publicação da avaliação atuarial do regime próprio de previdência dos servidores públicos.
  • Questão 9517.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTT - CESPE - 2013
  • O orçamento brasileiro é formado por um conjunto de leis que visam garantir coerência temporal nas ações desenvolvidas pelo governo. Nesse sentido, plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA) formam uma estrutura básica de planejamento e execução do orçamento no Brasil. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens que se seguem.

    Apesar de ser um guia para a elaboração da LDO e para a LOA, o PPA não condiciona outros planos constitucionais que tenham duração superior ao período de quatro anos, tais como o plano decenal da educação.
  • Questão 53122.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - Auxiliar em Administração - UFF - COSEAC - 2017
  • O governo federal, por meio do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, com o objetivo de aumentar a transparência da gestão pública, criou o e-sic, que permite: 
  • Questão 11513.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - Agente Administrativo - MAPA - CONSULPLAN - 2014
  • O elemento de despesa pública apropriado para registrar as despesas orçamentárias, como aquisição de combustível, lubrificantes e peças automotivas, gêneros de alimentação, material de expediente, produtos de higienização, material gráfico, de fotografia e filmagem, material hospitalar, entre outros, denomina-se