Questões de Concursos Governança de TI

  • Questão 47592.   Governança de TI - Nível Superior - TRF 1a - CESPE - 2017

  • A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório preparado por uma empresa de consultoria a respeito da governança de tecnologia de informação (TI) de uma organização.
     
    I A organização carece de um processo para transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI que garantam que os objetivos sejam apoiados.
    II Faz-se necessário elaborar um documento formal, produto da fase de alinhamento estratégico, que esteja alinhado ao modelo de governança proposto pela organização, bem como aos seus objetivos e às suas estratégias.
    III Embora o planejamento estratégico da organização disponha que se deve garantir a transparência para as partes interessadas, foi identificada a necessidade de implantar ações que visem atingir esse objetivo.
    Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
     
    As ações citadas no item III podem ser realizadas com base no processo chamado “garantir a transparência para as partes interessadas” do domínio governança do COBIT 5, que trata, entre outros aspectos, da medição e dos relatórios de desempenho da TI corporativa para os stakeholders aprovarem metas e ações corretivas necessárias.
  • Questão 38233.   Governança de TI - Nível Médio - TRE PE - CESPE - 2016

  • O gerenciamento de processos
  • Questão 37676.   Governança de TI - Nível Médio - TRT SE - FCC - 2016

  • Considere, por hipótese, que as seguintes tarefas relacionadas à Tecnologia da Informação estão sendo consideradas no Tribunal Regional do Trabalho:

    I. Avaliar o uso atual e futuro da Tecnologia da Informação.
    II. Orientar a preparação e a implementação de planos e políticas para assegurar que o uso da Tecnologia da Informação atenda aos objetivos do negócio.
    III. Monitorar o cumprimento das políticas e o desempenho em relação aos planos.
    IV. Coordenar a implantação de um modelo de boas práticas de gestão em todas as instâncias da organização.

    Estão de acordo com o conjunto de tarefas definidas pela norma NBR ISO/IEC 38500:2009, que estabelece um modelo para Governança corporativa de TI, APENAS os itens
  • Questão 37464.   Governança de TI - Nível Médio - TRT PB - FCC - 2014

  • Fornecem um conjunto completo de requisitos de alto nível a serem considerados pelos executivos para um controle efetivo de cada processo de TI.

    Considere os elementos definidos para todos os processos do Cobit 4.1:

    I. São definições de ações gerenciais para aumentar o valor ou reduzir o risco.
    II. Consistem em políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais.
    III. São desenvolvidos para prover uma razoável garantia de que serão atingidos e que eventos indesejáveis serão evitados ou detectados e corrigidos.

    Tais elementos são categorizados como
  • Questão 43942.   Governança de TI - Nível Médio - TRF DF - FCC - 2014

  • No último final de semana, a equipe responsável pela administração de servidores de um datacenterrealizou diversas atualizações de software em todos os computadores. No primeiro dia útil seguinte, os usuários registraram na central de suporte de informática mais de duzentas ocorrências de reclamações sobre lentidão generalizada nos sistemas de informação e no acesso aos arquivos armazenados em rede. Como vários itens de configuração da infraestrutura de tecnologia foram modificados no final de semana, a equipe de informática não tinha a mínima noção do que estava ocasionando a lentidão generalizada. Considerando que a equipe de informática segue as práticas recomendadas na ITIL v.3, eles devem proceder com o Gerenciamento de
  • Questão 47593.   Governança de TI - Nível Superior - TRF 1a - CESPE - 2017

  •       A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da gestão de serviços de TI e da gestão de projetos em uma organização.
     
    I De acordo com o manual de serviços de TI da organização, o termo de abertura é usado para descrever os detalhes para um novo acordo com a fase de estratégia de serviço (da ITIL).
    II Há necessidade de implantar um processo que seja responsável por gerenciar o ciclo de vida das ações concernentes à garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado.
    III A organização possui um ambiente em rápida mutação, sendo difícil a definição antecipada dos requisitos e do escopo dos projetos.
    A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
     
    O termo de abertura mencionado no item I não pode ser utilizado para criação de um novo serviço de acordo com o ITIL v3, haja vista ser um documento para iniciar projetos segundo o PMBOK 5.
  • Questão 37461.   Governança de TI - Nível Médio - TRT PB - FCC - 2014

  • Referente à Transição de Serviço da ITIL V3, 2011, considere:

    Uma etapa no ciclo de vida de serviço que ocorre no final da implantação e antes que o serviço seja totalmente aceito para operação. Durante o suporte para período de funcionamento experimental, o provedor de serviço revê os principais indicadores de desempenho, os níveis de serviço e os limites de monitoração e pode implementar melhorias para garantir que as metas de serviço possam ser atingidas. O provedor de serviço pode também fornecer recursos adicionais para gerenciamento de incidente e de problema durante este período.

    Trata-se da definição de
  • Questão 38232.   Governança de TI - Nível Médio - TRE PE - CESPE - 2016

  • Assinale a opção que apresenta softwares ou técnicas desenvolvidas nativamente para auxiliar no desenho de processos de negócios.
  • Questão 32748.   Governança de TI - Nível Médio - DNPM - MOVENS - 2010

  • O Service Desk, muitas vezes chamado de Help Desk, é uma das principais unidades de um departamento de informática, já que é o ponto de contato direto entre o departamento de informática e os usuários. Grande parte da imagem da TI dentro de uma empresa devese à eficiência e à eficácia desse serviço. No tocante às funções do Service Desk, definidas pelo ITIL, assinale a opção INCORRETA.
  • Questão 30856.   Governança de TI - Nível Superior - CREA AC - FUNCAB - 2016

  • O Atributo de Processo no COBIT 5 que busca avaliar se um processo padrão é mantido de forma que auxilie a implantação de um processo definido é o: