Questões de Segurança e Saúde no Trabalho para Concursos

Resolva Questões de Segurança e Saúde no Trabalho para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Q40630.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Médio - Técnico em Segurança do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho. Eles são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos:

    Responda a  próxima pergunta com base no texto apresentado. 

    Complete o texto a seguir com a resposta correta. A pneumoconiose e a asbestose são encontradas em trabalhadores que possuíam um local de trabalho com Riscos Químicos provenientes de:
  • 3 - Q41922.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • A presença de agentes químicos agressivos no ambiente de trabalho pode constituir em risco para a saúde dos trabalhadores. Um dos tipos de instrumentos para medição direta dos contaminantes é o __________________ , que utiliza a energia da radiação ultravioleta, visível e infravermelha para realizar a análise dos contaminantes. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • 5 - Q39086.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • Sobre a aplicação dos princípios de Segurança e Higiene do Trabalho assinale a afirmativa INCORRETA:
  • 6 - Q48112.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Fundamental - Vigia - Prefeitura de Canavieira PI - IMA - 2015
  • A respeito das saídas de emergência de que devem ser dotados os locais de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
  • 7 - Q41929.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre a Ergonomia disposta na Norma Regulamentadora - 17 (NR-17), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

    I. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador. 
    II. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas. 
    III. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. 
    IV. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo permitida a utilização do papel brilhante. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 8 - Q12429.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Perito Criminal - SEGPLAN GO - FUNIVERSA - 2015
  • A tragédia na boate Kiss, em que morreram centenas de jovens, teve como causa várias falhas nas normas de proteção contra incêndio. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma regra correta prevista na Norma Regulamentadora n.º 23 – Proteção Contra Incêndios, e os principais gases asfixiantes encontrados em incêndios.
  • 10 - Q29196.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Médio - Guarda Portuário - CODEBA - FGV - 2016
  • Com relação às normas que tratam de segurança e saúde no trabalho portuário, disciplinadas na Norma Regulamentadora nº 29 (NR-29), analise as afirmativas a seguir.

    I. A área alfandegada para a movimentação ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes do transporte aquaviário é denominada zona primária.
    II. A pessoa jurídica de direito público ou privado que, não sendo operador portuário ou empregador, requisite trabalhador portuário avulso é denominada tomador de serviços.
    III. A relação de cargas perigosas recebida do armador ou do seu preposto deve ser informada pela Administração do Porto à guarda portuária.

    Assinale: