Questões de Zootecnia para Concursos

Resolva Questões de Zootecnia para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 35610.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • A silagem é uma forma de conservação de forragens que visa à alimentação dos animais no período de estiagem. Sobre os fatores que influenciam a produção de silagem, é CORRETO afirmar.
  • Questão 35616.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • Sobre o manejo reprodutivo de equinos é INCORRETO afirmar:
  • Questão 35602.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • É incontestável a contribuição do uso de aditivos sobre a produtividade dos plantéis avícolas e suinícolas. Por outro lado, é crescente a preocupação com a utilização dos antimicrobianos na ração dos animais, imputando-se problemas na saúde pública relacionados à disseminação de doenças bacterianas resistentes à terapia antibiótica. Assim, como alternativa ao uso de antibióticos promotores de crescimento, outros aditivos estão disponíveis no mercado.

    Sobre eles é CORRETO afirmar.
  • Questão 35608.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • O sistema de produção de orgânicos no Brasil teve suas práticas regulamentadas pela Instrução Normativa nº 64 de 18 de dezembro de 2008, a qual regulamenta e estabelece normas técnicas para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal no Brasil, baseada na Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Sobre essas práticas é CORRETO afirmar.
  • Questão 35615.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • Segundo a instrução normativa nº 13 de 2004 do MAPA, os aditivos podem ser classificados em categorias. Marque a alternativa INCORRETA sobre os exemplos de aditivos dentro de cada categoria.
  • Questão 35617.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • Quanto ao manejo higiênico da ordenha.

    I- Pré-dipping é um procedimento de desinfecção dos tetos antes da ordenha e tem como objetivo a prevenção da mastite ambiental. Depois da aplicação, a solução deve agir por 30 segundos e então os tetos devem ser secos com papel toalha.
    II- Aconselha-se que seja realizada uma “linha de ordenha”, isto é, ordenhar primeiramente os animais com mastite subclínica, e posteriormente os animais sadios de forma a auxiliar o controle da doença.
    III- O pós-dipping deve ser realizado imediatamente após o pré-dipping que é a imersão dos tetos em solução desinfetante glicerinada, sendo geralmente utilizada solução de iodo (0,5%), de clorexidine (de 0,5 a 1,0%) ou de cloro (de 0,3 a 0,5%). Esse procedimento tem como finalidade a proteção dos tetos contra microrganismos causadores da mastite.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  • Questão 35593.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • Os cruzamentos constituem a base da exploração comercial de suínos. Sobre o cruzamento em suínos as seguintes alternativas estão corretas, EXCETO:
  • Questão 35603.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • Em termos práticos, o objetivo de toda granja é ser livre do maior número possível de doenças. A condição de estar livre do maior número de doenças é o principal fator de eficiência e rentabilidade. Quanto aos itens que devem compor o plano de biosseguridade:

    I- A localização das granjas é o fator isolado mais importante de introdução de novas doenças, pois o risco é variável, dependendo das barreiras naturais, climáticas e fenômenos meteorológicos.
    II- A introdução de material genético não é um risco. O maior risco é o contato homem-animal, pois insere novos agentes na criação.
    III- O trânsito na granja deve ser adequado por um fluxograma de pessoal entre salas ou setores, transporte de material entre locais, galpões e salas, para evitar transmissão de agentes patogênicos.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  • Questão 35607.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • A suplementação de bovinos de corte em pastagens tem alguns aspectos básicos que devem ser considerados para melhorar a eficiência de sua utilização dentro do sistema produtivo, entre eles podemos citar:

    I- A suplementação pode ser feita em qualquer época do ano, mas a melhor resposta é a da suplementação estratégica na seca, pois ela corrige a limitação primária de proteína das pastagens e permite que o animal aumente o consumo da forrageira de baixa qualidade.
    II- É fundamental que haja boa massa de forragem para que a suplementação na seca tenha o efeito positivo desejado. Por isso, recomenda-se o diferimento (também chamado de vedação) das pastagens antes do período seco para maximizar o acúmulo de forragem.
    III- Os níveis de inclusão ou quantidade de suplemento por cabeça devem ser fixos e a escolha deve ser baseada exclusivamente no desempenho animal, bem como dos objetivos do produtor.
    IV- A eficiência do suplemento diminui à medida que se aumenta a quantidade que é fornecida para o animal. Isso quer dizer que o segundo quilo de suplemento não proporciona o ganho de peso que o primeiro quilo proporcionou.

    Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
  • Questão 35618.   Zootecnia - Nível Superior - Zootecnista - IFPA - 2016
  • As boas práticas de fabricação de ração (BPF) são procedimentos higiênico-sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos ingredientes e matérias-primas até a distribuição do produto final, com o objetivo de garantir a qualidade, conformidade e segurança dos produtos destinados à alimentação animal.

    Sobre essas práticas é INCORRETO afirmar.