Questões de Concursos Engenharia Ambiental

  • Questão 49021.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • Com relação à educação ambiental, julgue os itens a seguir.

    O processo de institucionalização da educação ambiental no governo federal brasileiro teve início em 1973, com a criação, no Poder Executivo, da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior.
  • Questão 49022.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    Na 1.ª Conferência de Educação Ambiental, realizada em Brasília, foi produzido o documento Carta de Brasília para a Educação Ambiental, no qual foram destacados temas como desenvolvimento sustentável, ética e formação da cidadania.
  • Questão 49023.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    Entre as diretrizes que orientam o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), destacam-se a transversalidade e a interdisciplinaridade.
  • Questão 49026.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    A educação ambiental não formal consiste nas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
  • Questão 49027.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    É de responsabilidade exclusiva das instituições educacionais públicas a execução da política nacional de educação ambiental em todos os níveis, podendo ser delegadas algumas competências, quando for necessário.
  • Questão 49028.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a importância de se construir um programa de transição que contemple questões centrais — tais como a redução da degradação do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

    Internet: (com adaptações).

    Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

    A Agenda 21 recomenda, prioritariamente, que a análise da capacidade de suporte dos ecossistemas seja disseminada para que as ações setoriais de governo possam cumprir, de modo satisfatório, os ritos administrativos no que diz respeito à prevenção de problemas relacionados ao meio ambiente.
  • Questão 49029.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a importância de se construir um programa de transição que contemple questões centrais — tais como a redução da degradação do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

    Internet: (com adaptações).

    Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

    No fragmento de texto apresentado, a progressividade, relativa à sustentabilidade, corresponde ao adiamento de decisões e ações vitais para a sustentabilidade, por meio da atribuição de legitimidade aos mecanismos e instrumentos que contribuem para o ajuste da economia.
  • Questão 49030.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011

  • A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a importância de se construir um programa de transição que contemple questões centrais — tais como a redução da degradação do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

    Internet: (com adaptações).

    Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

    Entre as questões centrais abordadas na Agenda 21, inclui-se a referente ao planejamento da infraestrutura, que deve ser realizado de forma integrada, dentro das diretrizes que compatibilizam a vocação exportadora com os interesses do mercado interno, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável orientado à integração nacional.