Questões de Engenharia Ambiental para Concursos

Resolva Questões de Engenharia Ambiental para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 49045.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando a utilização dos instrumentos econômicos (IEs) como mecanismos de melhoria do desempenho da gestão ambiental, julgue os próximos itens.

    O uso dos IEs tem substituído, com eficiência, as técnicas de comando e controle, além de oferecer a vantagem de não aumentar os encargos técnicos e financeiros das estruturas responsáveis pela gestão ambiental.
  • 3 - Questão 49027.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    É de responsabilidade exclusiva das instituições educacionais públicas a execução da política nacional de educação ambiental em todos os níveis, podendo ser delegadas algumas competências, quando for necessário.
  • 4 - Questão 29406.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Engenheiro Ambiental - CODEBA - FGV - 2016
  • A Lei nº 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Um dos instrumentos de gestão previstos nesse instrumento legal é a outorga de direitos de uso de recursos hídricos, que tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

    Segundo essa lei, a outorga de direitos de uso de recursos hídricos far-se-á por prazo não excedente a
  • 5 - Questão 29409.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Engenheiro Ambiental - CODEBA - FGV - 2016
  • A Lei nº 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

    Relacione os crimes aos respectivos enquadramentos previstos na Lei de Crimes Ambientais.

    1. Deteriorar arquivo, registro, museu, biblioteca, pinacoteca, instalação científica ou similar protegido por lei.
    2. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas.
    3. Produzir, exportar, ou comercializar substância nociva à saúde humana, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis.
    4. Conceder, o funcionário público, licença em desacordo com as normas ambientais.

    ( ) Crime contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural
    ( ) Crime contra a Administração Ambiental
    ( ) Crime contra a Flora
    ( ) Poluição e Outros Crimes

    Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
  • 6 - Questão 49036.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A respeito dos aspectos da sociedade de consumo e da relação entre cidadania e consumo, julgue os itens seguintes.

    Consumo verde consiste no desenvolvimento de compromisso ético, consciência e responsabilidade quanto aos impactos sociais e ambientais que as escolhas de compra do consumidor e seus comportamentos podem causar em ecossistemas e outros grupos sociais, na maior parte das vezes geográfica e temporalmente distantes.
  • 7 - Questão 29841.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Técnico em Saneamento - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010
  • Para o tratamento dos efluentes sanitários existem diferentes métodos, sendo a eficiência, custo do tratamento, área ocupada pela estação, capacidade e outros fatores, itens decisivos para escolha da metodologia utilizada. Pode-se dizer que uma das maiores vantagens do sistema de lagoas para tratamento de esgoto é:
  • 8 - Questão 29840.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Técnico em Saneamento - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010
  • Considerando o problema das incrustações na rede de distribuição de água, o pH da água tratada e distribuída é fator de extrema importância. A formação de hidróxidos insolúveis e carbonatos é a causa das incrustações nas tubulações de aço carbono, logo, para evitar este problema a concessionária distribui água com pH:
  • 9 - Questão 49031.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a importância de se construir um programa de transição que contemple questões centrais — tais como a redução da degradação do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

    Internet: (com adaptações).

    Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

    Entre as recomendações prioritárias da Agenda 21, inclui-se o alinhamento, de modo prioritário, da vocação produtiva da cidade em harmonia com os eixos de desenvolvimento globalizados, inseridos em um contexto econômico global.
  • 10 - Questão 49022.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    Na 1.ª Conferência de Educação Ambiental, realizada em Brasília, foi produzido o documento Carta de Brasília para a Educação Ambiental, no qual foram destacados temas como desenvolvimento sustentável, ética e formação da cidadania.