Questões de Engenharia Ambiental para Concursos

Resolva Questões de Engenharia Ambiental para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 49027.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    É de responsabilidade exclusiva das instituições educacionais públicas a execução da política nacional de educação ambiental em todos os níveis, podendo ser delegadas algumas competências, quando for necessário.
  • Questão 49035.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 brasileira (CPDS) foi instituída por decreto presidencial em 3/2/2004, com a finalidade de propor estratégias de desenvolvimento sustentável.

    As atribuições da CPDS incluem a proposição de estratégias, programas e instrumentos de desenvolvimento sustentável ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.
  • Questão 49023.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    Entre as diretrizes que orientam o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), destacam-se a transversalidade e a interdisciplinaridade.
  • Questão 29840.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Técnico em Saneamento - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010
  • Considerando o problema das incrustações na rede de distribuição de água, o pH da água tratada e distribuída é fator de extrema importância. A formação de hidróxidos insolúveis e carbonatos é a causa das incrustações nas tubulações de aço carbono, logo, para evitar este problema a concessionária distribui água com pH:
  • Questão 29841.   Engenharia Ambiental - Nível Médio - Técnico em Saneamento - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010
  • Para o tratamento dos efluentes sanitários existem diferentes métodos, sendo a eficiência, custo do tratamento, área ocupada pela estação, capacidade e outros fatores, itens decisivos para escolha da metodologia utilizada. Pode-se dizer que uma das maiores vantagens do sistema de lagoas para tratamento de esgoto é:
  • Questão 49028.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a importância de se construir um programa de transição que contemple questões centrais — tais como a redução da degradação do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

    Internet: (com adaptações).

    Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

    A Agenda 21 recomenda, prioritariamente, que a análise da capacidade de suporte dos ecossistemas seja disseminada para que as ações setoriais de governo possam cumprir, de modo satisfatório, os ritos administrativos no que diz respeito à prevenção de problemas relacionados ao meio ambiente.
  • Questão 49038.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Acerca das ações de difusão de padrões sustentáveis de consumo no Brasil, julgue os itens subsequentes.

    Não há como iniciar um processo de desenvolvimento do espaço rural com base nas premissas do desenvolvimento sustentável se forem adotadas práticas que desconsiderem as relações existentes entre os fatores ecológicos, sociais e econômicos.
  • Questão 29406.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Engenheiro Ambiental - CODEBA - FGV - 2016
  • A Lei nº 9.433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Um dos instrumentos de gestão previstos nesse instrumento legal é a outorga de direitos de uso de recursos hídricos, que tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.

    Segundo essa lei, a outorga de direitos de uso de recursos hídricos far-se-á por prazo não excedente a
  • Questão 49036.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A respeito dos aspectos da sociedade de consumo e da relação entre cidadania e consumo, julgue os itens seguintes.

    Consumo verde consiste no desenvolvimento de compromisso ético, consciência e responsabilidade quanto aos impactos sociais e ambientais que as escolhas de compra do consumidor e seus comportamentos podem causar em ecossistemas e outros grupos sociais, na maior parte das vezes geográfica e temporalmente distantes.