Questões de Engenharia Ambiental para Concursos

Resolva Questões de Engenharia Ambiental para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 29841 - Engenharia Ambiental - Nível Médio - Técnico em Saneamento - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010
  • Para o tratamento dos efluentes sanitários existem diferentes métodos, sendo a eficiência, custo do tratamento, área ocupada pela estação, capacidade e outros fatores, itens decisivos para escolha da metodologia utilizada. Pode-se dizer que uma das maiores vantagens do sistema de lagoas para tratamento de esgoto é:
  • 2 - Questão 49026 - Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a política nacional de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

    A educação ambiental não formal consiste nas ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
  • 3 - Questão 29840 - Engenharia Ambiental - Nível Médio - Técnico em Saneamento - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010
  • Considerando o problema das incrustações na rede de distribuição de água, o pH da água tratada e distribuída é fator de extrema importância. A formação de hidróxidos insolúveis e carbonatos é a causa das incrustações nas tubulações de aço carbono, logo, para evitar este problema a concessionária distribui água com pH:
  • 4 - Questão 29839 - Engenharia Ambiental - Nível Médio - Técnico em Saneamento - Companhia Águas de Joinville - UNISOCIESC - 2010
  • No tratamento de água para abastecimento público é necessário completo atendimento à legislação específica, a Portaria 518 do Ministério da Saúde de 25 de março de 2004. Esta legislação estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Em sua Seção IV fala do “Responsável pela Operação de Sistema e/ou Solução Alternativa”. No Art. 8º diz: “Cabe ao(s) responsável(is) pela operação de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água, exercer o controle da qualidade da água. Parágrafo único. Em caso de administração, em regime de concessão ou permissão do sistema de abastecimento de água, é a concessionária ou a permissionária a responsável pelo controle da qualidade da água.

    Segundo a referida Portaria a presença de coliformes termotolerantes deve ser:
  • 6 - Questão 49038 - Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Acerca das ações de difusão de padrões sustentáveis de consumo no Brasil, julgue os itens subsequentes.

    Não há como iniciar um processo de desenvolvimento do espaço rural com base nas premissas do desenvolvimento sustentável se forem adotadas práticas que desconsiderem as relações existentes entre os fatores ecológicos, sociais e econômicos.
  • 7 - Questão 49029 - Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • A base conceitual da Agenda 21 indica, em síntese, a importância de se construir um programa de transição que contemple questões centrais — tais como a redução da degradação do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades — e contribua para a sustentabilidade progressiva.

    Internet: (com adaptações).

    Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.

    No fragmento de texto apresentado, a progressividade, relativa à sustentabilidade, corresponde ao adiamento de decisões e ações vitais para a sustentabilidade, por meio da atribuição de legitimidade aos mecanismos e instrumentos que contribuem para o ajuste da economia.
  • 8 - Questão 49044 - Engenharia Ambiental - Nível Superior - Analista Ambiental - MMA - CESPE - 2011
  • Considerando a utilização dos instrumentos econômicos (IEs) como mecanismos de melhoria do desempenho da gestão ambiental, julgue os próximos itens.

    Taxa presumível, cuja base consiste na cobrança de determinado valor às empresas, de acordo o nível de poluição estimado em relação às emissões de gases poluentes, constitui mecanismo de gestão ambiental que incorpora incentivos econômicos.
  • 9 - Questão 29412 - Engenharia Ambiental - Nível Superior - Engenheiro Ambiental - CODEBA - FGV - 2016
  • Segundo a NBR ISO nº 14.031, na avaliação do desempenho ambiental (ADA) são utilizados indicadores de desempenho da gestão, de desempenho operacional e de estado ou condição ambiental.

    Assinale a opção que apresenta um exemplo de indicador de condição ambiental.
  • 10 - Questão 29411 - Engenharia Ambiental - Nível Superior - Engenheiro Ambiental - CODEBA - FGV - 2016
  • A Lei nº 10.431/06 e suas alterações estabelece o Sistema Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SISEMA).

    Segundo esse instrumento legal, assinale a opção que indica o órgão superior, de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal do SISEMA.