Questões de Engenharia Aeronáutica para Concursos

Resolva Questões de Engenharia Aeronáutica para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 24523.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Piloto de Helicóptero - CHESF - CESGRANRIO - 2012
  • Em algumas situações específicas, o piloto deve acionar códigos chamados “não discretos" no transponder.
    Qual é a relação correta entre o código e cada situação específica?
  • Questão 21630.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Técnico em Regulação de Aviação Civi - ANAC - CESPE - 2012
  • Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

    Estabilidade é o estado físico em que a aeronave mantém as características de voo em trajetória reta e nivelada, e maneabilidade, a qualidade de uma aeronave quanto à sua dirigibilidade ao longo de uma trajetória de voo, para resistir aos esforços que lhes são impostos. Controlabilidade, por sua vez, é a qualidade de resposta de uma aeronave ao comando do piloto, quando manobrada.
  • Questão 21626.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Técnico em Regulação de Aviação Civi - ANAC - CESPE - 2012
  • Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

    Uma das forças atuantes na asa de uma aeronave é a denominada força de sustentação, que faz a aeronave subir. Essa força é originada pela diferença de pressão e pela velocidade de fluxo do ar, maiores na parte inferior da asa do avião.
  • Questão 24522.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Piloto de Helicóptero - CHESF - CESGRANRIO - 2012
  • A perda da efetividade do rotor de cauda é comumente conhecida como PERC. Caso o Bell 206 Jet Ranger III esteja em voo pairado, com vento vindo a 90 graus pela direita, com intensidade de 30 nós, é possível que ocorra uma PERC causada
  • Questão 21624.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Técnico em Regulação de Aviação Civi - ANAC - CESPE - 2012
  • Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

    O esboço ou rascunho de um desenho técnico de uma peça deve prover todas as informações necessárias para aqueles que fabricarão a peça.
  • Questão 24524.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Piloto de Helicóptero - CHESF - CESGRANRIO - 2012
  • Numa operação de decolagem diurna de helicóptero, pelas Regras de Voo Visual (VFR), o piloto foi informado das condições de teto e visibilidade em um aeródromo que dispunha de procedimento de aproximação por instrumentos de não precisão.
    O piloto decidiu que poderia decolar, pois os mínimos de teto e visibilidade para essa operação são
  • Questão 21622.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Técnico em Regulação de Aviação Civi - ANAC - CESPE - 2012
  • Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

    Planta é uma representação gráfica detalhada, em uma dada escala, de um edifício, cidade, aeronave etc. Em aeronaves, a planta é o elo entre o engenheiro, que projeta o avião, e o homem que o constrói, mantém e conserta. Em uma planta, pode ser também representado um desenho de trabalho para uma peça de avião ou para um modelo de um sistema.
  • Questão 21627.   Engenharia Aeronáutica - Nível Médio - Técnico em Regulação de Aviação Civi - ANAC - CESPE - 2012
  • Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 05 a 10.

    A pressão atmosférica, que ao nível do mar corresponde a 14,7 libras de peso, diminui com a elevação da altitude e aumenta com a elevação da umidade.