← Início

Questões de Concursos - Administração - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Administração - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes. A capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, por meio do desenvolvimento de uma visão de futuro e do engajamento contínuo, é uma das características dos chefes de primeira linha.

A respeito de avaliação e processos institucionais, julgue os itens seguintes.

Quanto aos avaliadores, a avaliação pode ser interna, externa, participativa ou mista.

Uma entidade estatal firmou um contrato de gestão com uma secretaria de governo e, em contrapartida, adquiriu flexibilidade de gestão. O contrato de gestão estabelecia metas de desempenho e meios necessários ao alcance das metas. Decorrido um ano, o relatório da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão apontava o cumprimento das metas pactuadas, embora ressaltasse que as condições para tal não tivessem sido devidamente cumpridas em razão de cortes orçamentários, limitações na utilização das flexibilidades concedidas e inexistência de incentivos (positivos ou negativos) para o alcance das metas propostas. Nessa situação hipotética, a experiência em questão indica que houve falha da comissão de acompanhamento, que não apontou a necessidade de revisão das metas e de ajuste dos meios durante o acompanhamento do contrato.
A rede de supermercados Baratão está implantando um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) para transformar dados obtidos em seus sistemas de registro em informações úteis. Pode ser caracterizado como parte integrante do sistema a ser implantado:
Em relação à elaboração e aos aspectos conceituais e às etapas de projetos, julgue os itens a seguir. A estrutura analítica do projeto (EAP) pode ser representada de diversas formas, sendo uma delas a estrutura analítica por fase do projeto.
No que concerne à função e aos processos de planejamento em organizações, julgue os itens subsequentes. A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção dos clientes com a percepção deles em relação à organização.

Na administração pública federal, o conceito de material corresponde à designação genérica de equipamentos, componentes, sobressalentes, acessórios, veículos em geral, matérias-primas e outros itens empregados ou passíveis de emprego nas atividades das organizações públicas federais, independentemente de qualquer fator, bem como aquele oriundo de demolição ou desmontagem, aparas, acondicionamentos, embalagens e resíduos economicamente aproveitáveis. Do ponto de vista da contabilidade pública, na classificação da despesa orçamentária serão adotados os parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente. A respeito desses parâmetros, julgue as correlações apresentadas nos itens seguintes.

Durabilidade – quando o material em uso normal perde as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de 4 anos.

O processo que visa a acompanhar, estimular e orientar a vida profissional dos funcionários de uma organização é denominado

A administração por objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. As características principais da doutrina da APO incluem o(a)

fraca participação dos órgãos de assessoramento.

Nas questões 46 a 49, indique C para certo e E para errado. A seguir marque a opção que representa a seqüência correta.

Sobre o processo de mudança organizacional:

( ) O processo de mudança organizacional ocorre de dentro para fora, porque inicia com a alteração de percepção de seus membros. 
( ) Toda mudança pressupõe algo novo. A resistência à mudança é a manifestação do medo e da incerteza. É também resultado da pressão psicológica exercida sobre os membros da organização. 
( ) A mudança estrutural é planejada porque depende da alteração do padrão de relacionamento entre as partes constitutivas da organização: exige nova definição de objetivos ou da forma de atingi-los. 
( ) A grande semelhança entre os processos de mudança Taylorista e a Contingencialista é que em ambos ocorrem negociações com o envolvimento de pessoas com os objetivos organizacionais.