Questões de Concursos - Administração - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Administração - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinados comportamentos, sejam eles quais forem. A motivação é a energia que movimenta o comportamento e, segundo Maximiano, tem três propriedades: direção – o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento; intensidade – magnitude da motivação; e permanência – duração da motivação. Julgue se cada um dos itens de 113 a 120 apresenta o nome de uma teoria acerca da motivação seguida de uma correta explanação a respeito dessa teoria.

Teoria das necessidades – propõe que as pessoas são motivadas, essencialmente, pelas necessidades humanas. Quanto mais forte a necessidade, mais intensa é a motivação. Uma vez satisfeita a necessidade extingue-se o motivo que movimenta o comportamento e a motivação cessa.

Veiga aponta que a partir dos anos 80, houve várias transformações que fizeram com que as empresas repensassem, além de suas estruturas, e redefinissem seus mercados com a finalidade se manterem competitivas também suas:
Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue os próximos itens. A cultura organizacional define como os indivíduos se apresentam e como apresentam sua organização a outros indivíduos no contexto de trabalho.

Conceitue corretamente:

A. Autorização de uso

B. Permissão de uso

C. Concessão de uso

D. Órgão de administração pública indireta do Estado

E. Órgão de administração pública direta do Estado

I. Ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta a utilização privativa de bem público, para fins de interesse público.

II. Órgão integrante das pessoas jurídicas políticas, aos quais a lei confere o exercício de funções administrativas.

III. É o contrato administrativo pelo qual a Administração Pública faculta ao particular a utilização privativa de bem público, para que a exerça conforme a sua destinação.

IV. Ato administrativo unilateral e discricionário, pelo qual a Administração consente, a título precário, que o particular se utilize de bem público com exclusividade.

V. Pessoas jurídicas com personalidade de direito público ou privado, que executam indiretamente a atividade administrativa

O Sr. Z foi trabalhar em uma empresa do setor de informática, cujo estilo de gestão de pessoas é condizente com os modelos atuais. Isto significa dizer que, nesta empresa

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem. A facilidade do ingresso de novas pessoas na equipe, além de aumentar o status social da equipe, faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas e importantes, e propicia um clima de colaboração entre os membros, o que gera melhoria de desempenho.

A respeito de avaliação e processos institucionais, julgue os itens seguintes.

Nas organizações, monitoramento e avaliação são atividades diferentes e independentes.

Julgue os itens seguintes, relativos a conhecimentos básicos de administração.

Entre as etapas do processo de planejamento estratégico existe a análise SWOT, ou seja, análise ambiental. Essa análise avalia os pontos fortes e fracos inerentes ao ambiente externo e as ameaças e oportunidades existentes no ambiente organizacional.

Em um órgão público, o método de avaliação é focado nos comportamentos associados a desempenhos extremamente positivos ou negativos.

Esse método de avaliação, bastante tradicional, é conhecido como:

Determina, dentre outros fatores, uma comunicação efetiva: