Questões de Administração Financeira e Orçamentária Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Administração Financeira e Orçamentária com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 109896. Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal , Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE, 2007

A Lei n.º 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, estabelecendo, entre outras, normas para execução orçamentária e cumprimento de metas. Considerando que haja limitação de empenho, julgue o item que se segue, quanto ao restabelecimento da receita prevista.

A recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados dar-se-á de forma proporcional às reduções efetivadas.

2Questão 9370. Administração Financeira e Orçamentária, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE, Ensino Médio, 2012

Considerando a Lei n.º 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços dos entes da Federação, julgue os itens consecutivos.

Na Lei de Orçamento, são estabelecidas dotações globais destinadas a atender, indiferentemente, a despesa de pessoal e de investimentos, conforme programas especiais de trabalho.
 

3Questão 164759. Administração Financeira e Orçamentária, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC, 2014

Segundo a Lei no 4.320/1964, é uma despesa classificada como Inversão Financeira

4Questão 217223. Administração Financeira e Orçamentária, Créditos Adicionais, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE, 2010

Texto associado.

O orçamento é fruto de um processo que enfatiza fortemente o
planejamento. Durante sua execução, contudo, podem surgir fatos
novos que obriguem o gestor público a redefinir o planejamento
inicial. Considerando os mecanismos retificadores da LOA, julgue
os itens que se seguem.

Os créditos adicionais extraordinários, destinados a atender despesas urgentes e imprevisíveis, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, devem ser abertos por meio de medida provisória.

5Questão 20170. Administração Financeira e Orçamentária, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE, Ensino Médio, 2012

Texto associado.
Acerca do orçamento público, julgue os itens subsequentes.
O produto da arrecadação de multas resultantes das atividades exercidas pela ANCINE integra a receita corrente dessa agência.

6Questão 132874. Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Analista do Ministério Público, MPU, CESPE, 2015

A respeito da administração financeira e orçamentária, julgue o item a seguir.

De acordo com o princípio da exclusividade, é vedado ao Poder Executivo incluir na lei orçamentária anual (LOA) autorização para contratação de operação de crédito.

7Questão 101108. Administração Financeira e Orçamentária, Receita Pública: Orçamentária e Extra orçamentária, Analista Administrativo, ANAC, CESPE, 2009

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, referentes à receita pública e a suas
características.

A receita orçamentária efetiva, no momento do seu reconhecimento, constitui fato contábil modificativo aumentativo, aumentando a situação líquida patrimonial da entidade.

8Questão 260550. Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ CE, CESPE, 2014

Com relação ao orçamento público e aos princípios orçamentários, assinale a opção correta.

9Questão 9377. Administração Financeira e Orçamentária, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE, Ensino Médio, 2012

Julgue os itens subsequentes, referentes ao rol de responsáveis e aos procedimentos relativos ao registro de conformidade contábil e de gestão.

O relatório de gestão para a constituição de processos de contas dos administradores, composto, entre outros documentos, por demonstrativos de natureza contábil, financeira e orçamentária, é organizado de modo que o TCU verifique o desempenho e a conformidade da gestão dos responsáveis por uma ou mais unidades jurisdicionadas durante um exercício financeiro.
 

10Questão 48529. Administração Financeira e Orçamentária, Tecnologista Pleno, MCT, CESPE, Ensino Superior, 2012

A respeito dos fundos setoriais, julgue o tem subsecutivo.

O Comitê de Coordenação dos Fundos Setoriais foi criado, em 2004, com a função precípua de promover a integração das ações dos fundos setoriais.