← Início

Questões de Concursos - Administração Geral - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Administração Geral - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Acerca da avaliação de programas e projetos, julgue o item que se segue. 
Avaliar a efetividade de uma política pública consiste em verificar se ela foi executada conforme o cronograma proposto, o orçamento aprovado e as metas estabelecidas. 
Habitualmente, os manuais em organizações têm como escopo o ensinar a fazer o trabalho. Geralmente, os indicadores para o uso de manuais estão ligados a quatro processos, que estão corretamente listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Texto associado.



Respostas rápidas aos problemas e às queixas do consumidor. Melhores sentimentos dos empregados sobre seus próprios trabalhos e sobre eles mesmos. Interação dos empregados com clientes de maneira mais efusiva e entusiástica. Estes são alguns dos benefícios dos funcionários para recuperação de serviços, tendo como modelo o seguinte processo organizacional:
É desvantagem da departamentalização funcional:
Sobre o fluxo de comunicação na empresa, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Normas e manuais de procedimentos são exemplos de comunicação descendente.
 ( ) Notícias institucionais, objetivos e metas são exemplos de comunicação ascendente.
 ( ) Opiniões, elogios ou reclamações dos funcionários são exemplos de comunicação lateral. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O uso de indicadores para a tomada de decisão é fundamental em organizações contemporâneas, e permite ao gestor público o conhecimento sobre a eficiência, eficácia e efetividade dos bens e serviços relacionados ao seu escopo de atividades. Indique qual das alternativas a seguir sinaliza corretamente à qual modelo organizacional e a qual processo se refere a prática descrita.
Texto associado.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Não se deve confiar cega e permanentemente nas medidas e indicadores de gestão, o que significa dizer que o gestor de uma política pública deve, periodicamente, realizar uma avaliação crítica acerca da pertinência dos indicadores selecionados, considerando ainda que, a todo tempo, surgem modelos aperfeiçoados baseados em novas teorias. Deve-se, portanto, confiar nas escolhas realizadas enquanto não surgirem alternativas melhores, mais válidas e aprimoradas, desenvolvidas a partir de pesquisas e trabalhos metodologicamente confiáveis.

II. O planejamento não deve ser definido com base em todas as oportunidades e ameaças identificadas, pois é necessário que o gestor faça uma triagem das oportunidades e ameaças mais relevantes em relação à entidade. Essa seleção deve priorizar as oportunidades do ambiente que a organização pode aproveitar com reais chances de sucesso, ou seja, as oportunidades para as quais a entidade possui as competências necessárias. Já no caso das ameaças, devem ser selecionadas aquelas que consistirem em diminutas preocupações para a gerência, ou seja, aquelas que afetam diretamente a entidade e o setor em que ela atua.


Marque a alternativa CORRETA:
Numa avaliação de perfil profissional dos gestores públicos recém-contratados de um município, percebeu-se que
mais da metade deles possuia deficiência numa das funções administrativas conhecida como “direção”.
Assinale a alternativa que descreve corretamente esse tipo de deficiência.
Acerca de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
O clima organizacional, enquanto componente da cultura organizacional, está associado aos sentimentos das pessoas e à forma como elas se relacionam entre si, com clientes e com o público externo.
No que se refere aos processos governamentais de compras, julgue o item a seguir.
Os órgãos e as entidades da administração pública devem utilizar o plano de suprimentos (PLS) para registro e divulgação de itens a serem licitados.