← Início

Questões de Concursos - Administração Pública - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Administração Pública - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Quanto à gestão pública e o Estado brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Políticas de estado são aquelas estabelecidas por lei de forma estruturante e de caráter permanente.
II. Políticas de governo são estabelecidas em um plano de governo e podem ser alteradas segundo a necessidade observada pelo governante.
III. Na gestão pública, diferente da gestão privada, somente é permitido praticar ações autorizadas em lei.

Assinale:
A Emenda Constitucional nº 19/98 ficou conhecida como a Reforma do Estado, por introduzir práticas de administração pública gerencial no Direito Público brasileiro. Assinale a alternativa que advém dessas novas práticas.
De acordo com a Lei n.º 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), considera-se informação
Sobre o Decreto Federal n. 5.378/2005 é correto afirmar, EXCETO:
Maximiano (2011), no tema Fundamentos da Administração, apresenta um interessante estudo de caso chamado Conselhos de Jetro. O texto explana uma passagem bíblica em que Jetro, ao perceber que Moisés gastava muito tempo resolvendo problemas, a maioria de pouca relevância, que eram trazidos pelas mais variadas pessoas, o aconselha a criar um sistema hierárquico.
Assim, o orientou a desenvolver grupos de dez assistentes para falar diretamente com o povo. Para cada dez assistentes, um feitor. Os feitores atuariam nos casos não resolvidos pelos assistentes.
Consequentemente, para cada dez feitores haveria um supervisor, que se envolveria nos problemas não solucionados pelos feitores. Já para cada dez supervisores, haveria um chefe. Neste caso, o chefe seria, unindo as hierarquias, responsável por mil. Dessa forma, Moisés, líder de todos os hebreus, só teria que se preocupar com os problemas que os chefes de mil não conseguissem resolver. Jetro, sogro de Moisés, ainda que de maneira embrionária, estava ensinando um importante fundamento da Administração, conhecido por:
Texto associado.


Acerca da gestão do Estado, julgue o item a seguir.

As técnicas de gestão organizacional contemporâneas são aplicáveis a organizações públicas e privadas, de forma indistinta.
Texto associado.

Acerca de gestão pública, julgue os itens seguintes.

O modelo gerencial compreende a implementação de conceitos como o de accountability na administração pública.

Sobre os modelos de Administração, é correto afirmar:
Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da
Segundo a Lei 8.666/93 é dispensável a licitação:

I- quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.
II- nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
III- nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
IV- para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, independentes de serem ou não compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

Das afirmativas acima estão corretas: