Questões de Administração - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Administração com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 12937 | Administração, Administração Geral, Administrador, MPE SC, FEPESE, Ensino Superior, 2014

Analise o texto abaixo:

..................................................consiste no redesenho de processos, envolve a redefinição dos processos, das estruturas organizacionais e dos sistemas de informação, com o objetivo de otimizar os resultados da organização. 

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

2 Questão 317313 | Administração, Gestão de Pessoas, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Agência Nacional de Telecomunicações, CESPE, 2004

A administração, como toda ciência, possui um conjunto de conceitos importantes para o entendimento do seu arcabouço teórico. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. Postulado da administração é um conjunto de regras, regulamentos, padrões ou rotinas, nem sempre reconhe c íveis, que mostram como resolver problemas dentro de certos limites.

3 Questão 318467 | Administração, Planejamento

O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.

I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.

II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.

(E) A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.

A quantidade de itens certos é igual a

4 Questão 30778 | Administração, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRB, QUADRIX, Ensino Médio, 2016

Há várias estruturas organizacionais vigentes na Administração Pública. A abordagem divisional ou divisionalizada, por exemplo, ocorre quando os departamentos são agrupados em divisões com base nos resultados organizacionais. Na estrutura divisional, cada divisão é criada como uma unidade autocontida e autossuficiente para produzir um determinado produto ou serviço. Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço ou parte dele. A abordagem divisional pode ser feita por, exceto:

5 Questão 317178 | Administração, O comportamento organizacional, Consultor Legislativo, SF, CESPE, 2002

Julgue os itens seguintes, a respeito de abordagens contemporâneas referentes à transformação organizacional.

Os modismos gerenciais são freqüentemente relacionados à categoria conceitual do isomorfismo.

6 Questão 317444 | Administração, Gestão de Pessoas, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE, 2004

Márcia exerce o cargo de agente administrativo, lotada em um posto de atendimento ao público da Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública (SESPA). Ela sabe comunicar-se bem com todos os clientes e é hábil ao prestar informações acerca dos serviços da SESPA. Não diz às pessoas mais do que elas esperam saber naquele momento e zela pela linguagem utilizada e por sua aparência pessoal. A simpatia e a conversa envolvente fazem de Márcia uma profissional de quem se gosta à primeira vista. Apesar de ter bastante trabalho, Márcia se esforça para estar bem humorada e disposta a colaborar sempre, o que faz com que seja a funcionária mais requisitada do setor.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca das relações humanas satisfatórias e da atuação de profissional na área de relações públicas.

Márcia atingiria excelência de desempenho se fosse além das necessidades primárias das pessoas que atende.

7 Questão 50631 | Administração, Administrador, MPOG, CESPE, Ensino Superior, 2015

Acerca da evolução da administração, julgue o item seguinte.

Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.

8 Questão 317797 | Administração, Logística

Com o desenvolvimento tecnológico, os problemas logísticos tornaram-se cada vez mais complexos, exigindo maior visão sistêmica das organizações e do mercado. A proliferação de variedades de produtos leva a uma grande diversidade e quantidade de itens, o que conduz a uma situação complexa de administração dos estoques.

Uma das mais importantes tendências da logística empresarial moderna é o uso de operadores logísticos, que têm como característica:

9 Questão 318371 | Administração, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

Para Chiavenato (2005), os materiais dos almoxarifados devem ser classificados por meio de um sistema racional, que permita procedimentos de armazenagens adequados, operacionalização do almoxarifado e controle eficiente dos estoques. As etapas de classificação de todos os materiais que compõe o estoque da empresa são:

10 Questão 318514 | Administração

A motivação é um tema que perpassa as diferentes escolas da administração, cada uma encontrando uma explicação e/ou prescrevendo uma forma de motivar o empregado a produzir mais.

Na coluna da direita se identificam diferentes escolas da administração e na da esquerda os pressupostos destas sobre motivação.

A) Ênfase em recompensas sociais.

B) Ênfase em recompensas financeiras.

C) Crença na satisfação de uma hierarquia de necessidades.

D) Crença na definição de objetivos para conjugar interesses organizacionais e individuais.

I) Escola Clássica

II) Escola Comportamental

III) Escola das Relações Humanas

IV) Escola Neoclássica

Assinale a opção que apresenta a correlação correta entre as colunas.