← Início

Questões de Provas - Agricultura Agropecuária

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Agricultura Agropecuária. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Julgue os itens subsequentes, a respeito de bioclimatologia animal.

O aumento no tamanho relativo dos órgãos metabolicamente ativos de suínos, como coração, rins e fígado, causado pelas baixas temperaturas, constitui uma adaptação dos animais em função da maior demanda metabólica.

As plantas cultivadas são afetadas por inúmeras pragas. Os insetos e ácaros atacam diversas partes de plantas, além de alguns serem responsáveis pela transmissão de patógenos, como os pulgões e as cigarrinhas. Com referência a pragas que atacam plantas cítricas e seus predadores, julgue os itens seguintes.

As joaninhas predadoras exercem um importante papel regular na população de insetos-praga, uma vez que podem se alimentar de cochonilhas (com ou sem carapaça), de moscasbrancas, de pulgões, de psilídeos e de ácaros.

Durante mais de cinqüenta anos, os preços dos produtos essenciais da cadeia produtiva do leite foram tabelados e administrados. Na década passada, com a liberalização dos preços desses produtos, ocorreram mudanças na estrutura produtiva e na organização do mercado. A respeito desse assunto, e com foco no produto leite, julgue os itens que se seguem.

A produtividade dos produtores integrados não aumentou com a utilização dos grandes recipientes.

Acerca da criação de bovinos, ovinos e caprinos, julgue os itens subseqüentes.

No Nordeste brasileiro, a principal finalidade da criação de ovinos é a produção de lã.

Num mapa geográfico de escala não referida, a menor distância entre duas cidades é representada por 5 cm e sabese que a distância entre as duas cidades, em linha reta, é de 250 km. Assinale a alternativa que apresenta a escala desse mapa.

Considerando a grande variedade e as particularidades dos estabelecimentos que trabalham com leite e seus derivados e com base na legislação vigente, julgue os itens que se seguem.

O processo de pasteurização de curta duração consiste no aquecimento do leite em camada laminar de 90ºC a 95ºC, por 2 segundos, em aparelhagem própria.

O PRONAF é um programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar, como segmento gerador de postos de trabalho e renda. O programa é executado de forma descentralizada e tem como protagonistas os agricultores familiares e suas organizações. Com referência a esse programa, julgue os itens abaixo.

Os agricultores do grupo A do PRONAF são aqueles incluídos nos programas de assentamento.

Para aplicação de determinado herbicida, a recomendação é do uso de 3 kg por hectare, diluídos em 400L de água. Considerando que o tanque de pulverização tem um volume de 600L, qual o número de tanques a serem preparados para aplicação do herbicida em 9 hectares?

Visando o crescimento da árvore e a produção de madeira, existem diversos cuidados que devem fazer parte do planejamento das atividades em silvicultura. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Uma árvore em idade adulta pode ter quatro regiões dentro do tronco: a região mais central dos nós vivos ou verdes, a região dos nós mortos, a região de oclusão e a região de madeira limpa ou “clear”. 2. A parte mais central do tronco, englobando os nós vivos e mortos, é denominada de “núcleo nodoso”. 3. A poda das árvores pode ser denominada de “poda seca” quando são eliminados galhos mortos e “poda verde” quando galhos ainda vivos são cortados. 4. A dimensão do núcleo nodoso é fundamental para a qualidade da madeira. A sua dimensão dependerá de fatores ambientais de crescimento e dos tratos silviculturais. Assinale a alternativa correta.

Para o diagnóstico de verminoses em caprinos é aconselhável realizar o seguinte exame