← Início

Questões de Concursos - Agronomia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Agronomia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A irrigação por gotejo oferece um grande potencial de benefícios no uso eficiente da água, na resposta das plantas, no manejo da irrigação, na engenharia do sistema e na economia da irrigação. As perdas de água na irrigação por gotejo são mínimas, proporcionando uma das maiores eficiências entre os métodos de irrigação. Acerca desse sistema de irrigação e de seus componentes, julgue os próximos itens.

A válvula métrica, localizada no cabeçal de controle, permite uma regulagem de modo a se fechar automaticamente com a passagem de determinada quantidade de água, possibilitando o controle automático da quantidade de água aplicada na área irrigada.

Acerca da nutrição, do manejo e da fisiologia de ruminantes, assinale a opção correta.

Existe um método de secagem artificial, com ventilação forçada, que utiliza o ar natural ou levemente aquecido, até 10ºC acima da temperatura ambiente. Este método de secagem é conhecido como:

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de vistoria, construções e instalações, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em uma vistoria, um avaliador observa um silo tipo poço destinado a armazenar silagem para gado de leite nos meses de inverno. O silo foi construído em alvenaria de tijolos maciços há 2 anos e encontra-se em ótimo estado de conservação. Constata-se, entretanto, que na região são utilizados para a mesma finalidade silos de superfície, mais baratos e de manejo mais fácil, que são por isso recomendados pelos técnicos da região. Nessa situação, considerando-se as possibilidades de depreciação funcional e pelo uso do bem e, ainda, que a benfeitoria pelo tempo de uso deveria ser depreciada em 20% e que o valor residual dessa benfeitoria seja de 20%, o avaliador deve adotar um coeficiente de depreciação de 80% para obter seu custo de reedição.

Projetos relacionados ao planejamento da gestão ambiental necessitam de um conjunto de dados organizados a serem trabalhados em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica).

Em que instrumento de gestão territorial é necessário o uso do SIG?
São consideradas palmeiras nativas do Brasil:

No verão chuvoso da região central do Brasil, um tomaticultor plantou 100 hectares de tomate em um local cultivado anteriormente com hortaliças folhosas, para fins de consumo in natura, utilizando mudas produzidas em bandejas de poliestireno. Cerca de 70 dias após o transplante das mudas, as plantas de tomateiro apresentaram sintomas de podridão apical em aproximadamente 8% dos frutos; 10% das plantas apresentaram sintomas de clorose internerval nas folhas baixeiras; 5% das plantas estavam com talo oco; e cerca de 6% das plantas estavam com sintomas de pinta preta em folhas e frutos. A maioria das plantas sintomáticas apresentava dois ou mais sintomas.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O sintoma de talo oco é característico da presença de bactéria do gênero Xanthomonas, cujo controle preventivo pode ser feito com produtos à base de cobre, e o curativo, com bactericidas à base de agrimicina, entre outros antibióticos.

Na região Sul do Brasil, existem muitas granjas de suínos e de aves em áreas relativamente pequenas. Essa concentração, causada por limitações topográficas, baixa disponibilidade de terra para a atividade agropecuária e aumento da escala de produção, contribui para a contaminação dos recursos naturais. Com o intuito de amenizar esse problema, novas tecnologias estão sendo adotadas. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

No caso de pequenos e médios criadores, para evitar o potencial poluente das explorações intensivas tradicionais de suínos confinados, uma alternativa viável é o sistema intensivo de criação de suínos ao ar livre (SISCAL) junto com a técnica de criação de suínos sob cama. No SISCAL, o pastoreio rotativo é o mais indicado para preservar a cobertura vegetal e o solo, sendo os capins coast-cross, pangola e setária recomendados nessa situação.

O uso discriminado de defensivos agrícolas se faz necessário em todo sistema produtivo. Acerca do uso correto de agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

As pulverizações foliares para o controle fitossanitário devem ser evitadas durante as horas mais quentes do dia; o produtor deve optar por aplicar os defensivos à noite e durante as horas mais frescas do dia, sempre evitando pulverizar em período chuvoso.

Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará, importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

Apenas os agrotóxicos do grupo dos organoclorados são excepcionalmente dispensados de registro, podendo ser comercializados livremente no estado do Ceará.