Questões de Arqueologia Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Arqueologia com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 196338. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
Com relação à origem do homem e da civilização, julgue os itens que se seguem.

Há, na antropologia, opiniões divergentes acerca das origens dos primeiros habitantes do continente americano. Nesse sentido, alguns pesquisadores alegam que a ocupação da América teria sido feita por um tipo de Homo erectus arcaico, diferente do tipo mongolóide encontrado no continente asiático.

2Questão 46827. Arqueologia, Arqueólogo, IPHAN, CETRO, Ensino Superior, 2015

Os arqueólogos partidários da Nova Arqueologia, caracterizada como uma escola de pensamento vinculada à arqueologia anglo-americana dos anos 1960 e 1970, insatisfeitos com a situação da arqueologia tradicional e a história cultural, buscaram novas maneiras de interpretação dos vestígios recuperados em escavações arqueológicas. Assinale a alternativa que apresenta uma das características dessa escola.

3Questão 197248. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
No que se refere a arqueologia medieval e história medieval, julgue os próximos itens.

A arqueologia islâmica assumiu papel determinante na construção da nova história medieval portuguesa, ajudando a preencher lacunas no entendimento da dimensão territorial alcançada pela civilização árabe-islâmica pela ausência de documentação histórica.

4Questão 198810. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
Em relação a história e arqueologia moderna, julgue os itens seguintes.

A arqueologia e a história diferem pelo tipo de fontes, recursos, metodologia e orientações teóricas que utilizam, além de estudarem sincrônica e diacronicamente, processos globais de mudanças sócio-cultural, complementando-se.

5Questão 195111. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
Em relação a história e arqueologia moderna, julgue os itens seguintes.

As pesquisas em Canudos popularizaram na arqueologia brasileira os "features", cujo uso foi um dos fatores determinantes para o sucesso de grande parte das estrategias de resistência engendradas pelos sertanejos.

6Questão 195680. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
Em relação a história e arqueologia moderna, julgue os itens seguintes.

A atual legislação brasileira referente à arqueologia subaquática possibilita e estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica de qualidade e de ações de recuperação e comercialização de objetos perdidos.

7Questão 47000. Arqueologia, Arqueólogo, UFG, CS UFG, Ensino Superior, 2017

A faiança fina:

8Questão 195175. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
No que se refere a arqueologia medieval e história medieval, julgue os próximos itens.

Entre os principais focos de interesse da arqueologia medieval portuguesa estão a época visigótica, islâmica e cristã; a arqueologia urbana, o espaço rural e a castelologia.

9Questão 195877. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
Acerca de metodologia de campo em arqueologia, julgue os itens subsequentes.

Em uma área de barranco ou de solo exposto, a presença de fragmentos cerâmicos e líticos polidos e de arte rupestre, verificada por observação visual, é evidência suficiente da existência de sítios arqueológicos.

10Questão 195911. Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE, 2010

Texto associado.
A respeito do registro arquitetônico, julgue os seguintes itens.

No que se refere a metodologia, em casos em que não há registro arquitetônico previamente elaborado, é válido o resgate de informações por meio de iconografia, pesquisas documentais e entrevistas.