Questões de Concursos Arquivologia com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Arquivologia com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Texto associado.

Acerca da legislação arquivística e dos princípios e conceito relacionados à arquivologia, julgue os itens que se seguem.

Os documentos ordenados são aqueles dispostos, por exemplo, em ordem cronológica dentro de uma unidade de classificação.
Com relação à preservação, à conservação e à restauração, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) A preservação pode ser definida como um conjunto de medidas e estratégicas em âmbito administrativo, operacional e político que contribuem, direta ou indiretamente, para preservar a integridade dos materiais.

(   ) A conservação busca manter o documento o mais próximo possível do estado físico que possuía na ocasião em que foi criado.

(   ) O dano causado aos documentos em função da exposição à luz não é cumulativo.
Os arquivos passam por diferentes estágios de evolução. Esses estágios fazem parte do que conhecemos como as três idades.
Desse modo, quais são, respectivamente, os três estágios da evolução dos arquivos?
O arquivista italiano Eugenio Casanova (1867-1951) define arquivos como “a acumulação ordenada de documentos criados por uma instituição ou pessoa no curso de sua atividade e preservados para a consecução de seus objetivos políticos, legais e culturais, pela referida instituição ou pessoa”.

(Eugenio Casanova. Archivistica, Siena, 1928, p. 9.)

Acerca dos conceitos básicos de arquivo, assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.

A organização de um arquivo permanente é mais fácil para um historiador se for temática, cronológica ou geográfica. Porém, essa forma de organização dilui, ou até elimina, a percepção da razão de ser do documento.
A trilha de auditoria, além de se configurar em um histórico de todas as intervenções, ou tentativas de intervenção feitas no documento e no SIGAD, funciona também, relacionada à documentação arquivística digital, como um:
Norma internacional que temo objetivo básico de registro de autoridade arquivística e que descreve entidades de natureza diversas: