← Início

Questões de Concurso - Arquivologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Arquivologia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

Considerando as atividades de protocolização de documentos, julgue os itens subsequentes.

A correspondência contendo informação sigilosa deve ser encaminhada ao destinatário sem que se tenha conhecimento de seu teor.

Conforme estabelece o Decreto n. 5.301, de 9 de dezembro de 2004, correspondem a graus de sigilo dos documentos:

Texto associado.

Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens de
49 a 56.

Um documento classificado como confidencial pode permanecer nessa condição até dez anos a partir da data de sua produção, podendo o prazo ser renovado por igual período.

Nas administrações pública e privada as unidades responsáveis pelo conjunto de operações técnicas que caracterizam os serviços de gestão de documentos correntes são geralmente conhecidas como:

Julgue os itens a seguir.

De acordo com Lopes (1994), a teoria das três idades reparte o ciclo de vida dos documentos produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica em três fases: corrente, intermediária e permanente.

A sequência de atos prescritos para o andamento de um processo configura

Dentre os instrumentos de pesquisa elaborados para atender ao programa descritivo dos arquivos permanentes, inclui-se

Leia o texto a seguir.

“Os documentos que sofrem algum tipo de dano apresentam um processo de deterioração que progressivamente vai levá-los a um estado de perda total.”

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação

preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do

Estado e Imprensa Oficial, 2000. (Projeto Como Fazer, 5). p. 25.

Ao identificar a situação descrita nesse texto, o arquivista deve intervir imediatamente com o objetivo de

À parcela de determinado conjunto documental que se toma por base indivisível, na produção de instrumentos de pesquisa, dá-se o nome de
Emanados de autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), os documentos eivados de fé pública obedecem a imposições do contexto jurídico-administrativo em que são produzidos. O conhecimento da estrutura formal de tais documentos é objeto da :