Questões de Concursos - Arquivologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Arquivologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Tendo em vista a legislação que regula a microfilmagem de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

No final da microfilmagem de cada série, será sempre reproduzida a imagem de encerramento, contendo o registro no Ministério da Justiça, imediatamente após o último documento.

A respeito da Lei de Acesso à Informação, assinale a afirmativa INCORRETA.

Quando arquivamos podemos realizar anotações como "Veja também", indicando que o assunto ou nome possui outras ligações importantes. Esta ação tem a finalidade de informar a quem for consultar o arquivo que determinado assunto ou nome está arquivado em tal pasta. Essas orientações vêm em pequenas fichas, colocadas em índices, ou inseridas nas respectivas pastas, escritas em folhas de papel. A esse procedimento denominamos:

Texto associado.

Com base no código de classificação e na tabela de temporalidade,
julgue os itens seguintes.

Aplica-se o código de classificação exclusivamente em arquivos permanentes, pois somente nesse tipo de arquivo essa classificação facilita o acesso aos documentos.

Texto associado.

A respeito dos procedimentos administrativos, julgue os itens
subsequentes.

As correspondências consideradas ostensivas são classificadas, pelo grau de sigilo, em confidenciais, sigilosas e ultrassecretas.

A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou o conjunto de princípios da gestão de documentos, os quais resultam, sobretudo, na necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas. A gestão de documentos veio a contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos: ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente; ao garantir a melhor organização desses documentos, caso tivessem valor permanente; ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente; ao definir criteriosamente a parcela dos documentos que constituiriam o patrimônio arquivístico do país, ou seja, 5% da massa documental produzida (segundo a UNESCO).

 Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens a seguir quanto aos métodos e metodologias de arquivologia.

A gestão de documentos pode ser interpretada como o processo de reduzir seletivamente a proporções manipuláveis a massa de documentos, de forma a conservar permanentemente os que têm valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa.

Texto associado.

No que diz respeito a tipologias documentais e a suportes físicos, julgue os itens subsequentes.

Os documentos digitais produzidos e(ou) recebidos no desenvolvimento das atividades do MTE, por não serem considerados arquivísticos, devem receber tratamento fornecido pela área de tecnologia da informação.

Tendo em vista a legislação que regula a microfilmagem de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

A microfilmagem será feita em equipamentos que garantam a fiel reprodução das informações, sendo permitida a utilização de microfichas.

Acerca dos procedimentos a serem adotados no acervo arquivístico do STM, julgue os itens a seguir.

As unidades de acondicionamento adotadas na fase corrente permanecem inalteradas quando ocorre o processo de transferência dos conjuntos documentais do acervo arquivístico.

Não é fácil exprimir ou transmitir de maneira formal os insumos que, decorrentes da experiência de determinados funcionários no seu dia a dia de trabalho, contribuem para que instituições públicas ou privadas cumpram adequadamente sua missão. Tais insumos formam o que se convencionou chamar de;