Questões de Arquivologia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Arquivologia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 351425 Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Águas, CESPE, 2006

Acerca do crescente uso de novas tecnologias na administração e na arquivologia, julgue os itens a seguir.

O sistema de informação visa ao fornecimento de acesso à informação, enquanto o sistema de gerenciamento arquivístico de documentos visa ao controle e à recuperação de documentos.

4Questão 350531 Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE, 2006

A preocupação do homem com arquivos vem desde o momento em que ele passou a registrar em um suporte material as informações resultantes de suas atividades. A arquivística ganha importância e consistência a partir, principalmente, da 2.ª Guerra Mundial, com a chamada explosão da informação. Os princípios arquivísticos estão na base da teoria arquivística e constituem marco principal da diferença entre a arquivística e as outras ciências documentárias. Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os itens subseqüentes.

O princípio da organicidade dispõe que as relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais.

6Questão 350182 Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE, 2005

Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.

A versão atual da International Standard Archival Description (General) — ISAD (G) —, promulgada pelo Conselho Internacional de Arquivos, é parâmetro obrigatório de descrição, pois deve substituir todas as normativas nacionais dos países-membros do CIA. Dessa forma, os instrumentos de pesquisa tradicionais já não são válidos e devem ser substituídos em um curto prazo.

7Questão 245975 Arquivologia, Legislação arquivística, Técnico de Arquivo, BNDES, CESGRANRIO, 2011

O Decreto no 4.915, de 12/12/2003, instituiu, junto ao Arquivo Nacional, como órgão central, a Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentação de Arquivo (SIGA), cabendo-lhe

8Questão 26112 Arquivologia, Administração de Arquivos, Arquivologista, CNMP, FCC, Ensino Superior, 2015

Na implantação de programas de gestão de documentos no Brasil, um dos maiores problemas enfrentados pelos arquivistas tem sido

10Questão 349545 Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MDS, CESPE, 2006

Julgue os itens seguintes, com relação às atividades de descrição arquivística.

É chamado de guia o instrumento de pesquisa em que estão reunidos e organizados registros e informações relativos a um tema ou período, presentes em fundos, grupos, séries ou coleções pertencentes a uma ou mais instituições de arquivo.