Questões de Auditoria - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Auditoria com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 523908 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual AFRE Prova 2, SEFAZ PB, FCC, 2006

Na Empresa Autocontrole S.A., a entrega física das mercadorias vendidas é feita pela área de expedição que possui dois funcionários, um separa a mercadoria e o outro confere a quantidade separada. A empresa possui um funcionário com salário de R$ 600,00 para efetuar as cópias em máquina copiadora da empresa, em virtude de em períodos anteriores ter constatado que funcionários tiravam cópias de documentos particulares, o que gerava um custo para a empresa de R$ 450,00 por mês. É correto afirmar que estes procedimentos para a auditoria representam, respectivamente,

2 Questão 523422 | Auditoria

A variável básica utilizada em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle da composição de elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes e das trilhas de auditoria ou de fiscalização é denominada:

3 Questão 521578 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Auditor, FUB, CESPE, 2013

Julgue os próximos itens, a respeito dos papéis de trabalho.

Lançamentos de ajuste e reclassificação constituem um tipo de papel de trabalho. Nesse sentido, se o saldo de contas a pagar de uma empresa incluir saldo devedor de algum fornecedor, então deverá ser feito um lançamento de ajuste, a débito de contas a pagar e a crédito de adiantamentos de fornecedores.

4 Questão 523176 | Auditoria, Contador, Ministério do Turismo, ESAF, 2014

Os administradores da empresa Jatobá S.A. definiram que as contingências trabalhistas deveriam ser constituídas pelos valores das causas já perdidas em segunda instância. Esta distorção é classificada como:

5 Questão 522776 | Auditoria, Auditoria Governamental, Auditor, TCDF DF, CESPE, 2002

Consoante o manual do TCDF, a auditoria integrada é um conjunto de procedimentos que tem por fim proporcionar uma avaliação objetiva, construtiva, sistemática e independente de evidências, com vistas a identificar, em instituição pública, programa ou atividade de governo, a extensão em que os recursos financeiros, humanos e materiais são geridos, com a devida observância aos princípios da efetividade, eficácia, eficiência e economicidade, e se as atividades referentes à obrigação de prestar contas são desenvolvidas a contento, incluindo o cumprimento legal de normas e regulamentos, naquilo que for aplicável. A auditoria integrada analisa tanto os controles financeiros quanto os gerenciais, incluindo os sistemas e as práticas de informação, além de recomendar melhoramentos onde for apropriado. Identifica também os mais importantes controles, atividades e sistemas da organização e seleciona entre eles os essenciais para o correto uso dos recursos. A respeito dessa modalidade de auditoria, julgue os itens subseqüentes. É função da auditoria integrada emitir opiniões sobre programas de governo, mas não realizar críticas a posteriori das decisões de um funcionário designado ou de órgão do governo.

6 Questão 143111 | Auditoria, Técnicas de Auditoria, Analista Judiciário Contabilidade, TSE, CONSULPLAN, 2012

Constitui-se em técnica de auditoria

7 Questão 167046 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FEPESE, 2010

Analise a lista abaixo.

I. Profissional com qualquer formação.

II. Contador devidamente registrado em órgão de classe.

III. Contabilista.

IV. Exame de conformidade.

V. Litígio.

VI. Investigação de fraude

Assinale a alternativa que esteja associada à (1) auditoria interna, (2) auditoria contábil independente e (3) perícia contábil, nessa ordem.

8 Questão 12514 | Auditoria, Auditor de Tributos Fiscais, Prefeitura de Vassouras RJ, FUNCAB, Ensino Superior, 2013

A perícia contábil distingue-se da auditoria externa devido às características peculiares da perícia, tais como:

9 Questão 522969 | Auditoria, Planejamento, Auditor, Fundação Universidade de Brasília, CESPE, 2013

Julgue os próximos itens, relativos aos componentes de controles internos.

Se uma organização estiver envolvida com a mitigação de riscos, então ela deverá estabelecer e implantar ações para que os riscos sejam eliminados.

10 Questão 523630 | Auditoria, Auditor, TCE RN, CESPE, 2015

A respeito de entidades fiscalizadoras superiores (EFS) e da Declaração de Lima, julgue os próximos itens. O principal objetivo da Declaração de Lima é o de exigir uma auditoria governamental independente.