← Início

Questões de Concurso - Biblioteconomia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Biblioteconomia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

Tendo como referência registros bibliográficos em formato MARC (Machine-Readable Cataloging), julgue os itens subsequentes. No MARC 21 são definidos formatos-padrão para cinco tipos de dados: bibliográfico, autoridade, coleção, classificação e informação à comunidade.

Considere as afirmações abaixo:

I. Existe uma fórmula universal para elaboração do documento que conterá a política de seleção dos materiais nas bibliotecas, que deve ser sempre utilizada pelos bibliotecários.

II. O melhor indicador da qualidade de uma política de seleção é o resultado proveniente da sua utilização: a coleção em si.

III. As pressões exercidas sobre o acervo, por usuários que querem impor um direcionamento específico para ele, só serão eficientemente enfrentadas com a utilização objetiva dos critérios de seleção.

IV. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.

É correto o que consta APENAS em

Considerando os diferentes tipos de bibliografia, julgue os itens seguintes.

O Science Citation Index, publicado pelo Institute for Scientific Information, é um tipo de bibliografia multidisciplinar internacional.

Analise as afirmativas referentes às NBR 10 520/2003 (citação) e 14 724/2011 (trabalho acadêmico), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) o apêndice é um elemento obrigatório no trabalho acadêmico.
( ) todas as folhas do trabalho acadêmico devem ser contadas e numeradas.
( ) os sistemas de chamada de citação são: numérico, alfa-numérico e alfabético.
( ) o texto é digitado em fonte 12 e as citações longas em fonte menor que doze.
( ) as notas de rodapé podem aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas são ferramentas fundamentais para a gestão do acervo e dos serviços de informação. Julgue os itens subseqüentes acerca desses sistemas.

As características básicas do módulo de circulação, tais como tamanho do processador e quantidade de estações de trabalho, independem da quantidade de itens disponíveis para empréstimo e da quantidade diária de retiradas e renovações.

Acerca da catalogação de CD-ROM, fitas de vídeo e fitas cassete, julgue os itens a seguir.

Para a descrição catalográfica, as fontes principais de informação para fita cassete são o contêiner e a etiqueta.

A escolha de um método eficaz adequado às características e necessidades das bibliotecas e que assegure a conversão de catálogos manuais para informatizados, com prazos de execução razoáveis, custo baixo e garantindo a qualidade das informações, são critérios que devem prevalecer na definição de um modelo de:
A relação entre biblioteca e usuário dá-se de maneira dinâmica, sendo permeada por determinados aspectos, que devem ser monitorados periodicamente, como a necessidade de informação do usuário. O monitoramento pode ocorrer por meio de estudos de usuários, ou seja, mediante investigações que permitam coletar dados e interpretar necessidades de informação e perfil dos usuários das bibliotecas. Acerca de entrevista a usuários, julgue o item que se segue. Nos estudos de usuários, a abordagem alternativa é centrada no usuário da informação, sendo muito utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista. 
Com relação à classificação decimal universal (CDU), julgue o item seguinte. Para uma publicação cujo tema seja direito criminal na Escócia, é correta a classificação 34(410.5)3.21.
A grande maioria das questões de referência é do tipo autolimitante e demanda uma assistência limitada do bibliotecário. Elas são consultas de

I. caráter administrativo e de orientação espacial.
II. localização de material.
III. localização de fatos.

Ocorre que