← Início

Questões de Concursos - Códigos de Ética - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Códigos de Ética - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda no capítulo destinado a Definições, Normas e Recomendações determina que

O Código de Ética do Profissional de Contabilidade tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional. Assinale a opção correta nos termos da legislação contábil brasileira.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, dos princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores independentes, estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista do CFC, EXCETO:

Roberto é funcionário administrativo do Hospital Z de Tocantins e, no exercício do seu cargo, mantém sigilo sobre tudo o que sabe em função da sua atividade profissional. À luz do Código de Ética Profissional do Administrador, regido pela Resolução Normativa CFA nº 253, de 30 de março de 2001, esta situação define um(a):

Com base nos princípios fundamentais de contabilidade e nas normas brasileiras de contabilidade, inclusive sob os aspectos da ética do profissional da contabilidade, julgue os itens seguintes.

Ao contador contratado para a realização de um serviço só será lícito reter livros e documentos do contratante nos casos em que este, comprovadamente, não estiver pagando os honorários fixados.

No que diz respeito ao Código de Ética, é dever do jornalista
Em relação ao código de ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os itens que se seguem. Nos momentos de interpretação, o intérprete deve ter como postura a fidelidade, a proficiência e transmitir apenas o que o palestrante informa, a não ser no caso em que sua própria opinião seja muito importante para que o surdo faça juízo de valor acerca do que o palestrante fala.
Em relação ao código de ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os itens que se seguem. Nos casos que envolvam aspectos jurídicos, o intérprete, ao perceber que o nível de comunicação do surdo envolvido compromete a interpretação literal, deve informar às autoridades que será parafraseado, de modo claro e fiel, o que está sendo dito à pessoa surda e o que esta diz às autoridades.

O Código de Ética dos Assistentes Sociais trata, entre outros assuntos pertinentes à profissão, dos Princípios Fundamentais. Assinale a alternativa que não faz parte dos onze Princípios Fundamentais contidos no referido Código:

A análise dos fundamentos, dos princípios e das diretrizes do Código de Ética Profissional de 1993 revela que ele: